FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

18º CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE HIDROTRANSPORTE AUSENCO PSI 2010

Reunidos no Hotel Intercontinental em 24-26 de setembro de 2010, empresários e especialistas do ramo de hidrotransporte, debateram soluções, inovações e perspectivas para o setor.
Com várias palestras de âmbito internacional, percebeu-s toda uma necessidade de uma nova dinâmica de desenvolvimento para o estabelecimento logístico do setor.
Vários representantes da indústria mundial marcaram presença, com um público predominantemente de engenheiros. poucos brasileiros, infelizmente estiveram presentes.
Num balanço geral realizado pelos organizadores do congresso houve novas aquisições de conhecimento e bastante trocas de informação.
O lado social do evento culminou num coquetel-jantar a beira da piscina do Hotel Intercontinental.

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS: O LUGAR DO CONHECIMENTO

Com muita disposição e garra o Instituto Nacional de Educação de Surdos, promoveu o Nono Congresso Internacional de Educação de Deficientes Auditivos: O Lugar do Conhecimento: identidade, sujeito e subjetividade; no Hotel Intercontinental, São Conrado-RJ, nos dias 22-24 de setembro de 2010.
A exibição de posters foi mais um elemento fantástico de informação, levando trabalhos desenvolvidos no Brasil e no mundo até todos que participaram do congresso.
Todas as palestras contaram co interprete de libras e acessibilidade total para os congressistas.

FESTIVAL DE CINEMA DO RIO 2010

Num estilizado Centro Cultural da Ação da Cidadania que serviu como base para o Festival de Cinema do Rio 2010, em Setembro, vários artistas desfilaram entre os cinéfilos presentes, entre exposições, projeções de filmes e debates.
O sucesso do evento se estabelece pela simlicidade e o contato direto com o público.
A competição foi o que de menos valor foi observado, sendo muito apreciado a possibilidade de assistir lançamentos e conversar com diretores e atores sem burocracia e de forma democrática.

VII ENCONTRO ESTADUAL SOBRE ADOÇÃO

No Instituto Metodista Bennett, Flamengo-Rj, nos dias 17-19 de setembro de 2010, foi realizado o Sétimo Encontro Estadual de Grupos de Apoio à adoção do Rio de Janeiro.
Através de mesas temáticas, depoimentos de famílias com adotados, especialistas e grupos de apoio, realizou-se um evento repleto de emoção e despido de esteriótipos e preconceitos.
Diversas lições de vida foram proferidas, entremeadas por corais e dramatizações.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL A GEOPOLÍTICA DAS DROGAS

No Instituto Rio Branco, Centro-RJ, em 17 de setembro de 2010, foi realizado mais um seminário explorado uma temática que aflige a população de todo o nosso continente sulamericano. A Geopolítica das Drogas.
Com a participação do embaixador brasileiro e várias autoridades consulares,durante todo o dia debateu-se questões cruciais no embate contra os narcóticos. As implicações socias e políticas forma esmiuçadas sem temor de desenvolver um tema que por muitas vezes se torna delicado quando o assunto e diplomacia e relação exterior com países vizinho com alto desempenho e comprometimento do tráfico.

RIO OIL AND GAS 2010

O maio evento da américa Latina reuniu no Riocentro-RJ, nos dias 13-17 de setembro de 2010, um imenso público interessado nas inovações deste segmento de indústria. De estudantes, curiosos, especialistas, empresários, todos marcaram presença.
A área do evento ocupou os cinco pavimentos, tendo os organizadores colocado õnibus disponíveis em vários pontos estratégicos da cidade, para facilitar a vida dos congressistas e visitantes.
A feira com participação da Petrobrás, e outras empresas do segmento, vindas do mundo inteiro, atraiu pela diversidade e conteúdo de seus painéis.
Uma atração a parte foram os shows organizados por alguns estandes, como o da Compania da Debora Colker, que se apresentaram todos os dias num show de equilíbrio e beleza plástica.
Os negócios do setor ultrapassaram a cifra dos milhões, garantindo o sucesso e alongevidade do evento.
A programação social também foi intensa, aliviando as tensões depois de um dia inteiro de rodadas de negócios.

IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA AÇÃO DA CIDADANIA

NUM EVENTO MARCADO PELA INICIATIVA DOS AMANTES DA EDUCAÇÃO, descobrimos que a vontade de adquirir novos conhecimentos e a luta pela sobrevivência cultural, servem de alicerce para a mudança pessoal e social.
Várias organizações não governamentais, e instituições públicas e privadas participaram do seminário, que contou com a vivência de especialistas de educação no referente a mobilidade social através da educação.
Realizado no Centro Cultural Ação da Cidadania em 12 de setembro de 2010.

II ENCONTRO DA JUVENTUDE LUSO-BRASILEIRA

Em São Paulo, no dia 10 de setembro de 2010, foi realizado o Segundo Encontro da Juventude Luso-Brasileira.
Repetindo o I Encontro, realizado no Rio de janeiro em 2009, representantes do país inteiro reuniram-se para debater questões de primordial importância da colônia luso-brasileira no referente a novos caminhos para as tradições sobreviverem nas mãos das novas gerações.
Com o apoio dos Clubes tradicionais de São Paulo, uma grande festa de confraternização foi realizada, assim como um almoço festivo na Casa de Portugal.
Infelizmente os debates não foram conclusivos e deixaram mais perguntas do que respostas de herança para o próximo encontro.
No geral ficou a sensação do esquecimento das diretrizes e carta realizada no primeiro encontro, mas nada que um novo debate nçao possa dar continuidade.

REINAUGURAÇÃO DA SEDE DO CALABOUÇO DO CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA

Com muita alegria foi entregue após um período de obras e reforma, a famosa sede do cabouço do tradicional clube carioca Vasco da Gama, no dia 29 de setembro de 2010.
Presentes no local, o presidente do clube o também deputado estadual Roberto Dinamite, a diretoria do clube, associados e amigos.
Após um acalorado discurso e o famoso grito de guerra "CASACA", todos os presentes foram embalados boa música e um maravilhoso coquetel.
Presente na festa o famoso PEN. CLUB CARIOCA, sempre participantes e alegres com as novidades da vida do Rio de Janeiro.
Certamente a histórica sede, alegoria de um tempo de disputas acirradas políticas e de muitos encontros, volta a voga com nova roupagem mas com o velho charme de sempre. 

SEMINÁRIO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

REALIZADO NO DIA 30 DE SETEMBRO DE 2010, NO HOTEL WINDSOR GUANABARA, CENTRO-RJ.
Este evento teve uma característica comum a todos que nos remete a indignação contra a violência, a agressão a mulher, de forma vil e covarde, que  só os fracos de espírito e desviados emocionalmente são acometidos.
Foram discutidos vários temas transversais no referente a socio-ntropologia de costumes e reações emocionais frente a fatores culturais e econômicos.
Algumas mesas de debates foram privilegiadas pela assistência de acadêmicos de diversas universidades e profissionais de Serviço Social e Psicologia. O principal elo de ligação era a instabilidade emocional agregada as dificuldades socio-economicas que não permitem acesso a tratamentos e/ou recursos terapêuticos.
foi discutido a atuação muitas vezes apáticas das delegacias de assistência a mulher.
No final, ficou a perspectivas de novos encontros e discussões.

III ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A REDE DE ESCOLAS DO GOVERNO

Inaugurando mais um espaço para eventos institucionais, o Terceiro Encontro Nacional de Educação a Distância para Rede de de Escolas do Governo, ocupou o Coplexo Sesc-Senac Barra da Tijuca-RJ.
Com realização e apoio da FIOCRUZ, EAD, ENSP, ENAP CNC-SESC-SENAC , nos dias 27-29 de outubro de 2010, o encontro reuniu educadores e gestores comprometidos com a situação educacional do ensino a distância.
"EAD como estratégia para a implementação de políticas públicas", foi o tema emergente, que pautou as discussões nas alestras e mesas-redondas.
A localização do complexo apesar da distância, foi recompensada pelo belíssimo projeto paisagístico da área construída e com a infra-estrutura do local digna de primeiro mundo.