FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Exposição Sua Mata, Sua Casa

Rio recebe a exposição “Sua Mata, Sua Casa”, da Fundação SOS Mata Atlântica


A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Em 2011, a Fundação comemora 25 anos, e para marcar essa data, desde o dia 3 de julho a 7 de agosto o SESC Madureira recebe a exposição “Sua Mata, Sua Casa”.

O objetivo da exposição é de mostrar que a Mata Atlântica faz parte do dia-a-dia da sociedade. Para isso, conta com diversas ferramentas interativas e dezenas de atividades gratuitas para todos os públicos. Ela é acessível para todas as idades, e também para deficientes físicos.
Inspirada em uma casa, a exposição é dividida por cômodos onde o público encontra painéis informativos, vídeos, palestras e shows. Esses espaços retratam a atuação da SOS Mata Atlântica e do movimento ambientalista, a situação e curiosidades sobre o Bioma, a degradação ambiental vivenciada nas últimas décadas, e indicam o que cada um pode fazer para ter uma convivência mais sadia com o seu ambiente.
A cozinha, por exemplo, mostra a riqueza e a variedade de frutas e alimentos nativos da floresta. No Túnel da Mata, os visitantes encontram uma parede com pequenos orifícios por onde podem olhar e visualizar imagens de animais emblemáticos do Bioma, além de poderem navegar pelo mapa de remanescentes de Mata Atlântica por meio de uma mesa vertical de touch-screen.
Dedo de Deus - Teresópolis
A exposição também vai contar com a participação do ciclo ativista Rafael Pereira como repórter, em que ele percorrerá vário pontos da cidade para coletar dados da região, divulgar iniciativas e descobrir quais são os anseios da população quanto a Mata Atlântica.
De acordo com o último levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado do Rio de Jnaeiro já foi todo coberto pela vegetaçção da Mata Atlântica. Entretanto, hoje em dia só restam cerca de 20% da mata original.
Durante a exposição os visitantes também poderão expor suas expectativas quanto à mata local. Os depoiments serão colocados na “Árvore dos Desejos” feita de garrafas PET e embalagens de achocolatado por artistas da Cooperaacs (Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva), quem quiser poderá também mandar seu depoimento via Twitter com a hashtag #ARVORESOSMA.