FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Lançamento do Livro História da Engenharia Ferroviária no Brasil


Falar sobre o desenvolvimento e a consolidação da engenharia ferroviária no país – esse é o propósito do livro História da Engenharia Ferroviária no Brasil,  lançado dia 20/07, as 16hs, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), na Avenida Augusto Severo, 8 - 12º andar, Rio de Janeiro.
De autoria de Pedro Carlos da Silva Telles, engenheiro, ex-professor da Escola Politécnica da UFRJ e do Instituto Militar de Engenharia, e membro titular da Academia Nacional de Engenharia, o livro fala da conjuntura histórico-econômica no desenvolvimento das estradas de ferro do país. O livro foi organizado e editado pela jornalista Regina Perez, da Editora Ferroviária.

Dividida em seis capítulos, a publicação retrata as primeiras ferrovias que foram construídas no Brasil, bem como o desenvolvimento das malhas ferroviárias nos séculos XIX, XX e XXI. Além disso, traz uma relação de biografias de engenheiros que tiveram participação significativa na história das ferrovias, como o Visconde de Mauá.
Como retrata o jornalista Gerson Toller na apresentação do livro, História da Engenharia Ferroviária no Brasil é “um passeio pela mão de um engenheiro através das peripécias políticas e econômicas que sempre acompanharam obras do porte das estradas de ferro”. 

O lançamento do livro terá início às 16hs, com sessão de autógrafos e coquetel às 18hs.