FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mostra Décimo Sexto Festival Brasileiro de Cinema Universitário

Cinema: 16º Festival Brasileiro de Cinema Universitário


Rio de Janeiro: de 27 de julho a sete de agosto São Paulo: de oito a 14 de agosto.



O Festival Brasileiro de Cinema Universitário - principal exibidor de produção audiovisual universitária brasileira e estrangeira no país - chega à sua 16ª edição e comemora 10 anos do Projeto Sal Grosso. Foram mais de 700 inscrições de curtas recebidas de todo o Brasil e de outros países. A Mostra Competitiva Nacional acontece no Rio e a Internacional em São Paulo com a exibição de cerca de 50 produções selecionadas entre os audiovisuais inscritos neste ano. Ao fim dessas sessões, serão promovidos debates entre o júri e o público. O Festival apresenta, ainda, a Mostra Homenagem que prestigiará o professor de edição de som Eduardo Santos Mendes, da ECA-USP.
A ideia do Festival nasceu a partir da realização conjunta de um curta-metragem, que contava com uma equipe mista de estudantes dos três cursos de cinema no país com produção regular: UFF, ECA-USP e FAAP. Dessa união de paulistas e cariocas na cidade de Cabo Frio, surgiu o curta “Bem-vindo a Sal Grosso”, filme de abertura da primeira edição do Festival, que ocorreu em 1995. Em 2001 foi criado o “Projeto Sal Grosso”, que realiza anualmente um curta-metragem em parceria com universidades de cinema/audiovisual. “A produção desse primeiro curta foi um exemplo do que a troca de conhecimento e experiência entre os estudantes podem gerar”, afirma Aleques Eiterer, coordenador das sessões especiais.
Durante o período de inscrições, o FBCU recebe também roteiros para o “Projeto Sal Grosso” e alguns desses roteiristas são convidados a participar de uma oficina com profissionais do ramo, como Marcos Pimentel, Paulo Halm e Paulo Cesar Alcântara. Ao término da oficina, os professores escolhem o melhor roteiro, que será filmado com produção do Festival e apresentado durante o evento no ano seguinte. O autor do roteiro escolhido dirige o filme e as escolas que se destacarem na Mostra Competitiva Nacional, segundo os jurados, são convidadas a assumir funções como fotografia, montagem, direção de arte, entre outras. O filme vencedor no ano passado e que será exibido este ano é “Eu nunca deveria ter voltado”, de Eduardo Morotó, aluno da Universidade Estácio de Sá (RJ). Além dele, será realizada uma retrospectiva com os nove vencedores de anos anteriores.
O FBCU já é reconhecido por promover discussões sobre o ensino do audiovisual, como forma de estimular o surgimento de novas perspectivas para produção cinematográfica no país e também por contribuir para que novos nomes recém-formados nas universidades sejam apresentados ao mercado cinematográfico, tais como Laís Bodanzki (“As melhores coisas do mundo”), Esmir Filho (“Os famosos e os duendes da morte”), Eduardo Valente (“No meu lugar”), e Bruno Safadi (“Meu nome é Dindi” e ”Belair”).
Entre outras ações importantes, o projeto busca aproximar crianças e adolescentes da programação cultural da cidade, por meio de sessões especiais; o trabalho de difusão e preservação da memória da produção audiovisual universitária brasileira, além de investir na formação e capacitação profissional de estudantes, através do emprego temporário de pessoas que atuam em diversas atividades durante o Festival.
No encerramento do Festival no Rio de Janeiro - no dia sete de agosto - será exibido o 10º curta-metragem produzido pelo projeto Sal Gosso “Eu nunca deveria ter voltado”, de Eduardo Morotó. Haverá, também, a premiação dos filmes que forem destaques nas categorias: Retrato da Realidade Nacional, Pesquisa de Linguagem, Contribuição Artística, Expressão Cultura, Expressão Poética, Contribuição Técnica e Construção Narrativa. O júri será formado por profissionais, teóricos, professores e alunos das escolas de cinema/audiovisual brasileiras.


Serviço




16º Festival Brasileiro de Cinema Universitário
Entrada gratuita
Locais: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro);
Sala de Cinema: sessões às 15, 17 e 19h
Sala de Vídeo: sessões às 15h30 e 17h30
Caixa Cultural (Av. Almirante Barroso, 25 – Centro)
Acesse programação:
http://fbcu.com.br/