FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 16 de julho de 2011

Primeiro Festival ColetivaMente



 Divulgação
Banda Tono
Entre os dias 15 e 16 de julho, sexta e sábado, o Sesc Engenho de Dentro será palco do 1º Festival Coletiva Mente, festival de artes integradas que promoverá na Zona Norte do Rio de Janeiro um evento inédito na região: durante dois dias o público poderá conferir shows de bandas que estão se destacando na cena alternativa independente carioca. Caso das bandas Tono e Rockz, juntamente com novas promessas: o guitarrista e compositor Wander Telles e as bandas Destemido Walace, Lado 2 e Wagner José e Seu Bando, além de oficinas e debates relacionados à música e cultura. Toda a programação será gratuita.

O Festival envolve também outros tipos de arte além da música. A programação vai contar com exposições fotográfica e artes plásticas, literatura, projeção de vídeos, Feira Cultural com stands de moda, acessórios, CDs, DVDs, revelando toda a diversidade da cultura produzida no âmbito da independência.

No dia 05 de julho a abertura da exposição “Cores e Sons do Engenho”, dos artistas plásticos Eduardo Denne e Flavio Lazarino, no Espaço Galeria, prepara o público para as sensações e novidades que vão rolar durante o Festival Coletiva Mente. A exposição é interativa e o visitante poderá “produzir” sua própria música através de botões sonoros sampleando músicas dos artistas e sons colhidos em passeios pelas ruas do bairro.

A abertura do Festival acontece dia 14 de julho, com o lançamento do livro “Niterói Rock Underground", do jornalista, quadrinista, publicitário e gestor cultural Pedro de Luna. Apesar do nome, o livro trata de transformações comuns a qualquer músico do Brasil entre 90 e 2010, sobretudo as tecnológicas (do k7 e do LP para o mp3, passando pelo cd, dvd, video laser), as relações humanas (das cartas e do fax para o email e as mídias sociais), econômicas e até mesmo políticas (ninguém do rock falava de edital, lei de incentivo ou política pública para a cultura até a virada do ano 2000).

Os shows musicais acontecem nos dias 15 e 16 de julho, a partir das 20:00. A entrada é franca + 1kg de alimento não perecível. DJ Dree Elle comandará os intervalos com seus sets de Dirty ElectroHouse cheios de groove.

Também nos dias 15 e 16 de julho, sempre a partir das 16h, o Festival Coletiva Mente promoverá Oficinas de Fotografia e de Web Rádio e mesas de debates com temas ligados à música e cultura, abertas ao público em geral. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, deverão ser feitas através do site
www.coletivamente.com/festival/programacao/