FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 3 de julho de 2011

Primeiro Festival de Inverno do Rio de Janeiro


03 a 10 de Julho de 2011
O festival tem por objetivo criar um novo espaço para a prática e intercâmbio da música erudita no Brasil e viabilizar o encontro de jovens estudantes de música com os mais renomados professores da área. É uma iniciativa do Colégio Santa Marcelina-Rio, cuja unidade situa-se no Alto da Boa Vista há 70 anos, e que utiliza em sua histórica trajetória, a música como instrumento pedagógico.
Durante os oito dias de festival serão oferecidos cursos, oficinas e master classes com taxa simbólica de trinta reais para alunos inscritos, com direito a alojamento e café da manhã gratuito, além de assistência médica durante todo o evento. E para o público em geral – apreciador da boa música – uma série de recitais, audições e concertos sempre com entrada franca, promovendo assim a democratização da música de concerto.
Especialmente nesta primeira edição, homenagearemos o compositor brasileiro Almeida Prado – recentemente falecido – com recital de algumas de suas obras e interpretado pela violinista Constança Almeida Prado, filha do compositor
As oficinas serão ministradas por expressivos nomes do meio musical como:
Paulo Bosísio- VIOLINO, Christine Springuel-VIOLA, Alceu Reis-VIOLONCELO, Antônio Arzolla-CONTRABAIXO, Marco Aurélio Lischt-ÓRGÃO, Eliane Sampaio-CANTO, Mara Campos- REGÊNCIA E CANTO CORAL, Carlos Moreno-REGÊNCIA DE ORQUESTRA, Nayran Pessanha-MÚSICA DE CÂMARA.
Em nossa programação cultural aberta ao público, destacamos o concerto de abertura do festival, com a Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos de Volta Redonda, sob regência de Sarah Higino, dia 03 de julho às 18h no Auditório do Colégio Santa Marcelina (Estrada do Açude-250 Alto da Boa Vista).
Ensemble Almeida Prado, ao piano Ingrid Barancosky e Sarah Higino e ao violino Constança Almeida Prado, dia 05 de julho às 19h na Escola de Música da UFRJ – Salão Leopoldo Miguez – (Rua do Passeio 98, Cinelândia).
Recital de Órgão com o organista Marco Aurélio Lischt, dia 09 de julho às 17h na Capela do Colégio Santa Marcelina (Estrada do Açude, 250 Alto da Boa Vista).