FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Primeiro Seminário Internacional Livro Branco de Defesa Nacional



O Ministério da Defesa (MD) promove, nos dias 27 e 28 de julho, o I Seminário Internacional "Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN)". O evento, nas dependências do VIivo Rio, no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro, será aberto pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim.

O Seminário contará com a presença de seis palestrantes nacionais e seis internacionais, divididos em quatro painéis. O tema principal do encontro é “A Transformação da Defesa nacional – Estrutura , Recursos e Capacidades para Enfrentar os Desafios do Século XXI”.
A elaboração do Livro Branco é atribuição do Ministério da Defesa. Para tanto, estão sendo promovidos vários seminários para levantar insumos.

O Livro Branco é um documento público, em forma de livro, que expõe a visão do governo sobre o tema da defesa, a ser apresentado à comunidade nacional e internacional. O documento divulga e detalha a política e a estratégia de defesa do país, bem como os meios disponíveis e a articulação das Forças Armadas. O objetivo é constituir um instrumento gerador de confiança mútua entre os países, ao fazer uma apresentação transparente de temas sensíveis de segurança e defesa.

O Poder Executivo encaminhará o LBDN à apreciação do Congresso Nacional na primeira metade da sessão legislativa ordinária de 2012. Posteriormente, de quatro em quatro anos, serão remetidas as devidas atualizações – não apenas do Livro Branco de Defesa Nacional, mas também da Política de Defesa Nacional e da Estratégia Nacional de Defesa.

O LBDN deverá conter dados estratégicos, orçamentários, institucionais e materiais detalhados sobre as Forças Armadas brasileiras e a Defesa Nacional como um todo.