FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Seminário Mudanças Climáticas: Vulnerabilidade e Defeitos Socioambientais

Na última quarta-feira, 6, aconteceu no Salão do Nova Friburgo Country Clube o seminário “Mudanças Climáticas: vulnerabilidades e desafios socioambientais”. O evento teve como propósito que discutir as causas das mudanças no clima, o efeito para a humanidade e como se preparar para catástrofes como a que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro no início do ano.
Este seminário foi organizado pela Prefeitura de Nova Friburgo, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, em conjunto com o Instituto Casa do Pau-Brasil. Prestigiaram o evento o presidente do Nova Friburgo Country Clube, Antonio Baptista, autoridades públicas como os secretários de Educação, Marcelo Verly, e de Meio Ambiente, Eduardo de Vries, assim como profissionais de áreas ligadas ao desenvolvimento sustentável. Dentre eles estavam Luiz Fernando Folly, mestre em Urbanismo e coordenador de Patrimônio Histórico de Nova Friburgo, e Maria Luísa Ferreira, presidente do Instituto Casa do Pau-Brasil.
Após a abertura do evento, as personalidades presentes discursaram sobre a importância deste evento para Nova Friburgo. Luiz Fernando Folly destacou a relevância do encontro para que a população se conscientize, preserve a natureza e o patrimônio histórico da cidade. Logo depois foi a vez de Antonio Baptista Filho falar sobre os danos causados pelas chuvas de janeiro ao parque do Country Clube, e enaltecendo a importância de seminários como este para preparar a população contra essas catástrofes. Em seguida, Eduardo de Vries falou sobre os projetos da Secretaria de Meio Ambiente para a gestão ambiental, ajudando assim a reconstruir a cidade e fazer Nova Friburgo se desenvolver com sustentabilidade.
O secretario de Educação, Marcelo Verly, articulou sobre o encontro: “Este seminário tem como objetivo conscientizar a população através do conhecimento e da experiência os profissionais que abordarão o tema durante todo o dia de hoje. O principal é que se insira na população uma nova consciência ao tratar a natureza para que haja um planejamento e não sejamos tão atingidos em caso de novas tragédias. Assim poderemos fazer de nossa cidade um local recuperado e que proporciona segurança aos seus moradores”.
A primeira palestra teve como tema “Fenômeno Global x Impacto Local”, ministrada pelo professor da Escola Politécnica da UFRJ e presidente do Instituto Brasil/PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Haroldo de Mattos Lemos.
Em sua palestra, Haroldo falou sobre as razões para as mudanças climáticas como o consumo desenfreado da sociedade que gera o desmatamento e a poluição, desencadeando no aquecimento global. Ele também falou sobre as consequências que essas mudanças climáticas trouxeram e ainda trarão para o nosso planeta como o aumento do nível do mar e da temperatura, prejudicando assim vários setores que sustentam a humanidade. O professor fez questão de frisar que é necessário respeitar a natureza, trabalhando para a preservação do meio em que vivemos.
Outra palestras seguiram com os seguintes temas: “Vulnerabilidades e adaptação”, ministrada por Carlos Alberto Muniz, vice-prefeito e secretário do Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro. Depois foi abordado a “Logística de limpeza de área e gestão de resíduos e o caso da tragédia de Nova Friburgo” por José Henrique Penido Monteiro, assessor chefe da diretoria técnica da COMLURB, Luiz Henrique Guilherme Osório, diretor da COMLURB e Gilson Carlos Nogueira, gerente da COMLURB. Por último, Aírton Bodstein, coordenador do mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF abordou “A contribuição da Ciência e Tecnologia no apoio a gestão de desastres”.
Já na parte da tarde foi a vez das mesas redondas, primeiramente com o tema “Perspectivas das medidas institucionais para prevenções e contingentes de catástrofes”, contando com a presença de Eduardo de Vries, Olney Botelho, do Tenente Coronel Roberto Robadey, coordenador da Defesa Civil no município, entre outros. Já a segunda mesa redonda discutiu as iniciativas das instituições de ensino no novo cenário de nossa cidade, contando com Marcelo Verly. Encerrando o evento, foi discutida a temática “Educando para cidades verdes, o papel do Educador e da Escola”.
Ao final do seminário, os participantes saíram com a certeza da importância de se preservar a natureza e que, nestes tempos de mudanças climáticas, se preparar para novas catástrofes é um dever, tanto da população quanto das autoridades.




Luiz Fernando Folly, Maria Luisa Ferreira, Antonio Baptista, Marcelo Verly e Eduardo de Vries






Haroldo de Mattos Lemos ministrou palestra sobre os as mudanças climáticas e seus efeitos sobre a humanidade





Seminário teve como objetivo, conscientizar a população da importância de se preservar a natureza