FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sétimo Mutirão Brasileiro de Comunicação. Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades


 

Ainda há tempo para participar das atividades do Muticom 2011


No ultimo domingo, 10 de julho, foram encerradas as inscrições pelo site para o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação. Mas quem não se inscreveu ainda terá a chance de participar. Durante o evento, nos dias 17 e 18 de julho, os interessados poderão fazer a inscrição, pessoalmente, no estande de credenciamento. Será mantida a taxa de R$ 80 e a escolha das oficinas, ficará condicionada às vagas disponíveis.

As manhãs do Muticom serão dedicadas aos painéis temáticos, nos quais vão ser discutidos os caminhos e desafios da comunicação tanto na Igreja, quanto no mundo. Nesses painéis, está confirmada a presença de Dom Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social, do cineasta Cacá Diegues, do Diretor da Central Globo de Comunicação Luiz Erlanger, do jornalista e apresentador da Globo News André Trigueiro, entre outros convidados.

À tarde, os inscritos poderão participar das oficinas técnicas, gerenciais ou pastorais, ministradas por professores da PUC-Rio e de instituições de todo o Brasil. Serão aulas práticas, com conteúdos pensados para melhorar a comunicação nas comunidades, em diferentes mídias. Além das oficinas, os Grupos de Trabalho serão espaços para discussões teóricas relacionadas à comunicação na Igreja.

E como oração e ação caminham juntas, as atividades do Muticom incluem Oração da Manhã, Angelus e Missa com Vésperas, além da Adoração ao Santíssimo Sacramento ao longo de todos os dias. A programação litúrgica será realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no próprio Campus da PUC-Rio.

Durante todo o evento, os participantes poderão visitar a Feira da Comunicação, com estandes de diferentes instituições. Na feira, no anfiteatro e em outros espaços do campus, diferentes atividades culturais acontecerão ao longo dos dias, com apresentações de artistas católicos e de MPB. O destaque desta edição do Muticom é a participação do cantor Jorge Vercillo e da Bateria da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis.

Outro ponto alto do Muticom será a entrega dos prêmios da CNBB, transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão. O evento terá a participação do Padre Fábio de Melo, que irá entregar o prêmio Clara de Assis de Televisão e deve apresentar uma de suas músicas.

PROGRAMAÇÃO:

Domingo, 17 de Julho de 2011
18h: Solenidade de Abertura
Participantes: Dom Claudio Maria Celli, Presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social; Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Secretário Geral da CNBB; Dom Orani João Tempesta, O.Cist., Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro; Dom Dimas Lara Barbosa, Presidente da Comissão Episcopal de Comunicação da CNBB e Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande; e Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., Reitor da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Local: Ginásio da PUC-Rio
19h: Conferência de Abertura - Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades
Conferencista: Monsenhor Dario Viganò – Professor da Pontifícia Universidade Lateranense e Presidente da Fundação Ente dello Spettacolo de Roma.
Local: Ginásio da PUC-Rio
Segunda-feira, 18 de Julho de 2011
9h: Painel - Concepção, filosofia, estruturas e modalidades da Comunicação na Igreja e a imagem da Igreja na mídia
Conferencistas: Dom Claudio Maria Celli, Presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social; Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, OFM., Secretário Geral da CNBB; Dom  Orani João Tempesta, O.Cist., Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro; Dom Dimas Lara Barbosa, Presidente da Comissão Episcopal de Comunicação da CNBB e Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande;  e Luiz Erlanger, Diretor da Central Globo de Comunicação.
Moderador: Padre Marcos William Bernardo, Vigário Episcopal para a Comunicação da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Local: Ginásio da PUC-Rio
13h30m às 15h30m: Seminário das Organizações e Instituições Católicas de Comunicação do Brasil
Conferencistas: Irmã Helena Corazza, Presidente da Associação Católica de Comunicação - Signis Brasil; Frei Carlos Romanini, Presidente da Rede Católica de Rádio (RCR); Padre César Moreira, C.Ss.R., Diretor Geral da TV Aparecida e Vice-Presidente da Signis/Brasil; Padre Eduardo Dougherty, Scj., Presidente da Associação do Senhor Jesus ASJ/TV Século 21; Ronaldo Silva, jornalista e representante do Sistema Canção Nova de Comunicação; e Monteiro Neto, Diretor da Rede Vida de Televisão.
Moderador: Padre Marcio Queiroz, Assessor para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
15h30m às 16h30m - Debates
Local: Ginásio da PUC-Rio
17h às 18h: Conferência - Uma Reflexão sobre a Mídia Contemporânea
Conferencista: Wilson Gomes, professor titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Local: Ginásio da PUC-Rio
Terça-feira, 19 de Julho de 2011
9h: PAINEL I - Documentário, ficção e vida cotidiana
Tema:
A vida captada e narrada pelos meios de comunicação. Realidade e ficção. Interpretação e pontos de vista. A riqueza dos olhares e do diálogo. Ver, ouvir, sentir e estar no mundo.
Conferencistas: Carlos Diegues, cineasta; Marcelo Canellas, jornalista da Rede Globo de Televisão; Moira Toledo, professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP); e Coronel Robson Rodrigues da Silva, Comandante Geral das Unidades de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro (UPPs)
Moderador: Padre José Fernandes , S.J., Coordenador do Centro Loyola de Fé e Cultura.
Local: Ginásio da PUC-Rio
9h: PAINEL II – Exibição do filme Bicho de sete cabeças, de Laís Bodansky - Prêmio Margarida de Prata da CNBB de 2001
Sinopse:
Neto (Rodrigo Santoro) é um jovem de classe media baixa que leva uma vida comum até o dia em que o pai (Othon Bastos) o interna em um manicômio, depois de encontrar um cigarro de maconha em seu bolso.  No manicômio, Neto conhece uma realidade desumana, onde os internos sofrem com um sistema corrupto e cruel.
11h: Debate: nomes a confirmar
Local: Auditório do RDC
Quarta-feira, 20 de julho de 2011
9h: PAINEL I - Comunicação como processo de valorização da vida
Tema:
A comunicação como centro da vida humana. Processos de constituição dos sujeitos nas relações existenciais cotidianas. O amor como natureza primeira da vida humana. O lugar de Deus e do ambiente no desenvolvimento do homem e das sociedades.
Conferencistas:  Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; André Trigueiro, professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e jornalista da Globo News; Maria Clara Bingemer, professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio; e Joel Birman, Professor do Instituto de Psicologia da UFRJ.
Moderador: Padre Geraldo Martins, Assessor de Comunicação da CNBB
Local: Ginásio da PUC-Rio
9h: PAINEL II - Exibição do filme Serras da desordem, de Andrea Tonacci - Prêmio Margarida de Prata da CNBB de 2008
Sinopse:
Carapirú é um índio nômade, que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante 10 anos, perambula sozinho pelas serras do Brasil central até ser capturado, em novembro de 1988, e levado a Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, tornando-se manchete por todo país e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas em relação à sua origem e identidade.
11h: Debate com Andrea Tonacci, cineasta; Ismail Xavier, professor da Escola de Comunicação da USP; e Liliane Heynemann, professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.
Local: Auditório do RDC
Quinta-feira, 21 de julho de 2011
9h: PAINEL I - Jovens, novas comunidades e redes sociais
Tema:
Novas configurações das relações sociais. O lugar dos jovens na construção da sociabilidade contemporânea. O futuro da comunicação.
Conferencistas: Santuza Naves, professora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio; Silvia Ramos, Cientista Social da Universidade Cândido Mendes; Ricardo Chagas, Consultor Educacional; e Adriana Braga, professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Moderador: Cônego Djalma Rodrigues de Andrade, Reitor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus / PUC-Rio.
Local: Ginásio da PUC-Rio
9h: PAINEL II - Exibição do filme O longo amanhecer – Cinebiografia de Celso Furtado, de José Mariani - Prêmio Margarida de Prata da CNBB de 2006.
Sinopse:
Uma análise das ideias de Celso Furtado e da participação do economista em diversos projetos desenvolvidos no Brasil a partir dos anos 1940. Através de depoimentos de intelectuais e de imagens de época, é formado um panorama da história recente do Brasil.
11h: Debate com José Mariani, cineasta e professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio; Rosa Furtado, jornalista e diretora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento; Angeluccia Habert, Diretora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio; e Ricardo Ismael, professor do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio.
Local: Auditório do RDC
Sexta-feira, 22 de julho de 2011
9h: Painel I - A representação da felicidade nos processos comunicativos
Tema:
Experiência da imanência e da transcendência num mundo diverso e mutante. Autorrealização e o envolvimento com o outro. A vida como princípio fundamental da dignidade humana.
Conferencistas: Jurandir Freire Costa, psicanalista e professor do Instituto de Medicina Social da UERJ; Padre Jesus Hortal Sánchez, S.J., professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio; e João Freire Filho, professor da Escola de Comunicação da UFRJ.
Moderador: Irmã Helena Corazza, Presidente da Signis Brasil.
Local: Ginásio da PUC-Rio
9h: PAINEL II - Exibição do filme Eles não usam black-tie, de Leon Hirszman - Prêmio Margarida de Prata da CNBB de 1982.
Sinopse:
Operário engravida a namorada e resolve se casar. Paralelamente, a empresa em que ele trabalha entra em greve. Quando resolve furar o movimento para garantir o emprego, o operário entra em um embate com seu pai, o líder da greve.
11h: Debate: nomes a confirmar.
Local: Auditório do RDC

Atividades


Entre a terça-feira, 19, e a sexta-feira, 22 de julho, as tarde do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação serão dedicadas às oficinas, grupos de trabalho e aos seminários do ComGás. Cada participante deve escolher apenas uma atividade por dia no momento em que for fazer a matrícula. Assim, todos terão a oportunidade de aproveitar o evento. Abaixo, colocamos uma explicação sobre o formato de cada atividade. Leia com atenção, antes de fazer a matrícula.

OFICINAS

As oficinas são aulas práticas dinâmicas e temáticas, conduzidas por professor ou oficineiro. A duração dessa atividade varia entre 4 e 8 horas, sendo as oficinas de 4 horas dadas em uma única tarde, e as de 8 horas dadas em duas tardes, seguidas ou não. No mutirão, o participante poderá escolher entre três diferentes opções de oficinas:

Gerenciais são oficinas que trarão orientações a respeito de como administrar e organizar as atividades pastorais, desde os grupos até eventos.

Veja aqui a lista de oficinas gerenciais

Pastorais Nas oficinas pastorais, os alunos terão a oportunidade de aprender mais sobre temas ligados à comunicação na Igreja, relacionados principalmente à atuação da Pastoral da Comunicação. O foco nestas oficinas está em como fortalecer a evangelização nas comunidades.

Veja aqui a lista de oficinas pastorais

Técnicas – Essas oficinas serão um espaço para o aprendizado de técnicas de comunicação. O conteúdo será transmitido de forma didática e participativa, não apenas para facilitar a compreensão dos temas, bem como para que o aluno reflita sobre como aplicar esse conhecimento na realidade de sua paróquia.

Veja aqui a lista de oficinas técnicas

Visitas – Além de proporcionarem que o aluno conheça um pouco mais o Rio de Janeiro, as oficinas-visita estão focadas em veículos ou espaços de comunicação que existem na cidade. As opções incluem desde o Projac ou o Pólo de Cinema e Vídeo até os veículos de comunicação das favelas da Rocinha, Vidigal, Complexo da Maré e Complexo do Alemão. Em cada lugar será ministrada uma pequena palestra sobre a atividade desenvolvida no local. Os interessados em participar das visitas, devem pagar uma taxa extra por endereço escolhido, referente ao custo de transporte. Essa taxa será de R$ 40 e deverá ser paga quando o participante chegar no 7º Muticom, no domingo, 17, ou na segunda-feira 18 de julho, em local a ser indicado pela organização do evento.

Veja aqui a lista das oficinas de visita


GRUPOS DE TRABALHO

Os grupos de trabalho serão espaços para a reflexão teórica sobre temas relacionados à comunicação na Igreja. A proposta do tema será apresentada por um mediador que irá conduzir as discussões entre os grupos.

Veja aqui a lista dos grupos de trabalho

COMGÁS

O ComGás é um encontro de pesquisadores em Comunicação, organizado anualmente pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Os trabalhos e projetos apresentados são avaliados por uma banca e pelos outros participantes, sempre com o objetivo de “dar um gás” na proposta, para que ela seja viabilizada. Este ano, o ComGás faz parte das atividades do Mutirão e já foram escolhidos vinte trabalhos para serem apresentados ao longos dos dias 19, 21 e 22 de julho. Todos os participantes que forem apresentar trabalhos no ComGás devem estar inscritos no Mutirão e comparecer nas três tardes do evento. Os demais interessados em assistir as apresentações não precisam se inscrever, mas não devem estar matriculados em outras atividades no mesmo dia em que forem ao ComGás.

Atividades Culturais

Domingo, 17 de julho

19h30m: Apresentação da Banda Fuzibossa
Formada por militares do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, a banda traz um repertório diversificado com Bossa Nova, MPB e samba.
Local: Ginásio da PUC

Segunda-feira, 18 de julho
13h: Apresentação de Jorge Vercillo
Cantor e compositor da MPB, formado em jornalismo, embora nunca tenha chegado a exercer a profissão. Seu trabalho mais recente é o CD D.N.A.
Local: Pilotis Ala Kennedy

13h às 16h30m: Poetas e trovadores pelo Campus
Com a poeta, pintora e cantora Alice Venturi, especialista em Arteterapia, entre outros.

19h: Apresentação da Peça de Teatro Chiquinho
Apresentado pela Cia de Teatro Cenáculo, o espetáculo, com texto e direção de Vinicius Baião, narra a vida de São Francisco de Assis sob a ótica da cultura popular nordestina.  Toda a peça é em ritmo de repente e literatura de cordel.
Local: Pilotis Ala Kennedy

Terça-feira, 19 de julho


12h30m: Apresentação de Fernando Cury
Show de MPB com voz e violão. Fernando é graduado em Licenciatura em Música na UNI-RIO e Bacharel em Violão pela UNESA.
Local: Anfiteatro

13h: Apresentação de Adrielle Lopes
Cantora, compositora e estudante de jornalismo, desde pequena participa de trabalhos de evangelização relacionados à música.
Local: Pilotis Ala Kennedy

13h às 16h30m: Poetas e trovadores pelo Campus
Com a poeta, pintora e cantora Alice Venturi, especialista em Arteterapia, entre outros.

19h: Apresentação do grupo Farofa Carioca
Grupo musical formado nos 90, com estilo variado devido à combinação de ritmos como rock, pop, rap, samba e funk.
Local: Palco Pilotis Ala Kennedy

Quarta-feira, 20 de julho

12h30m: Sandro de Andrade
Cantor e instrumentista com repertório católico. Foi da Banda Exodus por 10 anos, com a qual gravou quatro CDs. Atualmente, segue carreira solo com o CD “O Amor de Deus”.
Local: Anfiteatro

13h às 16h30m: Poetas e trovadores pelo Campus
Com a poeta, pintora e cantora Alice Venturi, especialista em Arteterapia, entre outros.

19h: Marquinhos e Gilbert
Apresentação de música católica instrumental, com saxofone e teclado. Os músicos, ex-integrantes da Banda Vida Reluz, interpretarão composições da própria banda, de Walmir Alencar e do Padre Fábio de Melo, entre outras.
Local: Pilotis Ala Kennedy

Quinta-feira, 21 de julho

12h30m: Apresentação de Eric Guimarães
Cantor e compositor católico. Coordenador do Ministério de Arte do Vicariato Oeste (RJ). Lançou o CD “Tudo é possível ao que crê”.
Local: Anfiteatro

13h: Apresentação de Léo Mucury
Apresentação de MPB, com voz, violão e percussão. O percussionista, compositor e intérprete baiano vem ganhando espaço e surpreendendo a crítica com um trabalho novo, onde utiliza instrumentos percussivos de sonoridade peculiar em combinação com belas e delicadas melodias, swing e versatilidade.
Local: Pilotis Ala Kennedy

13h às 16h30m: Poetas e trovadores pelo Campus
Com a poeta, pintora e cantora Alice Venturi, especialista em Arteterapia, entre outros.

19h30m: Apresentação da Peça de Teatro Canto das Írias
A Cia de Arte da Comunidade Shalom apresenta a peça, escrita por Wilde Fábio Alencar, na qual um homem que cresceu na casa da verdade, ao ouvir a proposta de Danko, um cigano asqueroso, vê-se questionado sobre suas decisões mais profundas e enganado resolve deixar a casa da verdade.
Local: Ginásio da PUC

19h30m: Filme Homens e Deuses (França/2010), de Xavier Beauvois.
Inspirado em uma história real. Frades franceses convivem em perfeita harmonia com a população muçulmana até esta relação ser interferida por um grupo de fundamentalistas que massacram trabalhadores e espalham o medo.
Local: Auditório do RDC

Sexta-feira, 22 de julho

12h30m: Bandas Em Nome do Pai e Canto Novo
Bandas com repertório católico e jovem.
Local: Anfiteatro

13h: Rir é um Santo Remédio
Apresentação de Stand Up Comedy
Local: Pilotis Ala Kennedy

13h às 16h30m: Poetas e trovadores pelo Campus
Com a poeta, pintora e cantora Alice Venturi, especialista em Arteterapia, entre outros.

19h30m: Cerimônia de Encerramento com apresentação do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis
Apresentação com sessenta componentes da bateria da escola de samba campeã do Carnaval 2011, no Rio de Janeiro.
Local: Ginásio da PUC