FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Colóquio Nacional Marx e o Marxismo 2011


O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (Niep-Marx) surgiu em 2003 da reunião de professores/pesquisadores das áreas de História, Sociologia, Economia e Educação da Universidade Federal Fluminense. Originou-se de trabalho docente coletivo realizado com movimentos sociais e mantém a preocupação social que norteou sua origem, articulando a prática docente/pesquisadora com as questões sociais e teóricas contemporâneas.
A perspectiva teórica compartilhada pelos pesquisadores do Niep-Marx encontra-se sintetizada na seguinte citação de Antonio Gramsci:
Que a ‘natureza humana’ seja o ‘conjunto das relações sociais’ é a resposta mais satisfatória [à pergunta o que é o homem?], porque inclui a idéia do devir: o homem está em processo, muda constantemente com a mudança das relações sociais, e porque nega o ‘homem em geral’.
Interessa-nos particularmente, nesta formulação de Gramsci, a insistência do autor na dinâmica histórica das relações sociais como constitutiva da “natureza humana”, pois julgamos ser esse um dos princípios centrais da explicação do mundo construída a partir da obra de Marx.
A reflexão inaugurada por Marx caracteriza-se por uma perspectiva transdisciplinar, em que níveis diferenciados da análise interpenetram-se numa explicação efetivamente histórica da história. No projeto marxiano, o caráter multidimensional e a ênfase na historicidade podem ser percebidos, de um lado, na defesa da noção de que as relações entre os seres humanos constituem o processo social e são por ele constituídas, o que as torna portadoras de historicidade. Também são percebidos, de outro lado, no enunciado da famosa tese de que “os filósofos apenas interpretaram o mundo de diferentes maneiras; porém, o que importa é transformá-lo”. Essa tese realça a dimensão do devir, do projeto e da possibilidade da transformação – isto é, a centralidade da perspectiva histórica.
Em nossa leitura da teoria social elaborada a partir do trabalho de Marx, a ênfase recai, portanto, sobre a concepção de que os homens fazem a própria história de acordo com condições que não são determinadas apenas pela sua vontade, mas por situações objetivas, que envolvem dimensões materiais e sociais e não apenas idéias. É, enfim, a perspectiva materialista, dialética, histórica, francamente marxista, que os pesquisadores do Niep-Marx compartilham entre si.
Desde sua fundação, o Niep-Marx ampliou o escopo de suas atividades, aumentando não apenas o conjunto de professores envolvidos, mas também a diversidade dos departamentos da UFF. As principais atividades desenvolvidas pelo grupo são, até o presente momento:
  • articulação da pesquisa dos professores-pesquisadores do grupo;
  • desenvolvimento de atividades de pesquisa coletiva;
  • organização do curso Marx e o Marxismo, que ocorre anualmente desde 2007;
  • organização de palestras, eventos e conferências que divulguem a perspectiva teórica marxista;
  • preparação de textos de divulgação do trabalho dos pesquisadores do grupo;
  • integração com núcleos semelhantes no Brasil e no Exterior.