FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 27 de novembro de 2011

Lançamento do Livro Abadia França



ABADIA FRANÇA
Artista plástica lança livro que traça um panorama de sua trajetória, que completa 40 anos.

Formada pela Fuma, Abadia França é artista plástica de Belo Horizonte que nas últimas décadas dedicou-se aos traços de desenhos como forma de mostrar seus questionamentos existencialistas e sua visão sobre o mundo. Mesmo que seja um mundo bem pequeno mas com grande importância, como as células humanas.

O livro é composto de imagens e palavras que mostram as fases profissionais de Abadia França. Cada uma das décadas foi separada no livro e são compostas de desenhos que resumem os interesses e obras da autora naquele determinado período.

Na década de 1970, por exemplo, quando iniciou os estudos de desenho científico, Abadia pesquisou as formas e texturas inerentes ao corpo humano. O resultado são imagens abstratas que demonstram "nossa pequenez", como afirma Ronald Clever, responsável pelo texto introdutório do livro.

• Anos 80: Nas buscas, observações, estudos da fauna e flora, principalmente das montanhas de Minas Gerais, surge à arte com temáticas ecológicas.
• Anos 90: é uma fase de crescimento e consciência ecológica, estudos e pesquisas da aplicação da reciclagem na arte.
• Anos 2000: É o tempo de grande maturidade de consciência artística e ecológica uma arte interativa levando o espectador a refletir. Com propostas e técnicas da reciclagem conscientizando a preservação do meio ambiente e sua necessidade vital para o homem moderno.

Tanto em relação à escolha dos materiais quanto em relação aos temas ― compromisso com o que ela denomina conscientização ecológica, levantando reflexões sobre a necessidade de preservação do meio ambiente..


Abadia França é da geração de estudantes do Instituto de Belas Artes e Artes Gráficas de Belo Horizonte, a escola fundada sob a direção de Alberto da Veiga Guignard, onde estudou entre 1969 e 1971.

Depois disso, passou por um período de pesquisa na UFMG e, em 1979, cursou uma especialização em desenho científico no Instituto Hilton Rocha. Na década de 1980, Abadia trabalhou na penitenciária de Ribeirão das Neves e especializa-se em Artes Plásticas pela UFMG. 

Já teve obras expostas em Roma, Munique e Nova Iorque.

SERVIÇO

Lançamento do livro "Abadia França"
Data: 26 de novembro de 2011
Horário: das 11h às 13h30
Local: Café com Letras - Rua Antônio de Albuquerque, 781 - Savassi
Entrada franca