FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Rio Tango 2011


O Rio Tango Festival - evento anual, organizado por Américo Del Rio e Thaimi
Stefania, começa no dia 03 de Novembro.

Este ano o evento terá um dia extra de atrações pós festival, no Bardetango
& Choros que acontece mensalmente nas primeiras sextas-feiras do mês na
Estação Cultural do Shopping Barra Square, e que por esta razão, este mês
terá a sua data normal transferida excepcionalmente para o dia 11//11/2011
(segunda sexta-feira do mês). Nesta ocasião, Ney Homero - organizador do
Bardetango & Choros juntamente com Cristina Rita, vai aproveitar para
comemorar o seu aniversário que acontece um dia antes (10/11).
Assim, o Bardetango & Choros fará parte do Festival Rio Tango mais uma vez,
recebendo este ano diversas atrações que irão se apresentar no festival,
engrandecendo ainda mais os dois eventos parceiros de vários anos,
reconhecidos como excelentes eventos de tango e chorinho, entre outros
gêneros.



A grande maioria dos brasileiros conhece o tango como uma cultura exclusivamente de origem argentina. Na verdade, o tango também nasceu no Brasil na mesma época que nascia na região rioplatense. Sem dúvida, esse fato explica o porque de muitos brasileiros serem amantes do tango e apaixonados pela música e pela dança que cada vez mais cresce em nosso País, repetindo aqui o mesmo fenômeno que fez com que o tango argentino conquistasse boa parte do mundo, incluindo países da Europa, América do Norte e a Ásia. Na época da formação do tango, tanto na região do Rio da Prata, Uruguai e Argentina, como no Brasil, as influências que deram origem ao tango criollo, mais tarde denominado tango argentino, foram as mesmas que deram origem ao tango brasileiro.

Diversos tangos foram compostos no Brasil e na região rioplatense até que, em 1895, em Buenos Aires, surgiria a primeira composição de um tango criollo para piano, segundo o poeta Horacio Ferrer, numa regravação histórica em CD, que é trilha sonora de seu livro “El Siglo de Oro del Tango” - Manrique Zago Ediciones, Buenos Aires – 1996. Ouvindo esse tango, deparamos com a incrível semelhança musical com os nossos chorinhos para piano de então, executados aqui no Brasil na mesma ocasião, por Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e, principalmente, por outros maestros contemporâneos. Mais tarde, Nazareth resolveu mudar várias de suas 93 partituras conhecidas, de tango para chorinho, atendendo aos interesses das gravadoras. Esse sincretismo musical pode explicar porque, desde Francisco Canaro a Mariano Mores, grandes maestros argentinos, assim como o grupo musical brasileiro Família Lima, executam chorinhos com andamento de tango e viceversa, como é o caso do nosso Tico Tico no Fubá, um chorinho que é executado por eles como tango e como chorinho, demonstrando as semelhanças originais. Esse é um tema apaixonante, um capítulo da cultura latina que o festival pretende resgatar e registrar na memória nacional.


VII Rio Tango Festival - 4 a 6 de novembro de 2011

Este Festival de Música e Dança consiste em eventos com atividades de cine-vídeo, literatura, teatro musical, degustação de vinhos argentinos, palestras, artes plásticas e aulas, a preços populares e/ou gratuitos, relacionadas ao tango, choro e o samba. O VII RIO TANGO FESTIVAL, além das atividades já mencionadas, realizará 3 grandes bailes, não só para entretenimento e prática das aulas ministradas por professores internacionais e nacionais, mas também para mostrar os talentos renomados e emergentes do cenário artístico e cultural, tanto do Brasil quanto da Argentina.