FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 31 de março de 2011

Segundo Seminário de Educação Jurídica

O Auditório da Sede do Joquey Club, no Centro-RJ, recebeu em Março, o Segundo Seminário de Educação Jurídica: Necessidades Socias e Expectativas da Educação Jurídica de Qualidade; com o apoio da OAB, Universidade Makenzie, Secal, Up, e outras instituições que fomentam e trabalham com o ensino jurídico.

Os principais temas foram: "Desafios rumo à Educação Jurídica Brasileira"; "O diploma jurídico de pós-graduação no Mercosul e sua revalidação"; " Pesquisa jurídica"; 'Projeto político-pedagógico dos cursos jurídicos"; além do lançamento do livro: "Desafios rumo à Educação Jurídica de excelência".

Sucesso de público, com inúmeras participações de autoridades municipais, estaduais e federais.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Segundo Seminário: Educação, Sexualidade, Gênero e Diversidade

Realizado no IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ), Centro-RJ, em Março de 2011, o Segundo Seminário: Educação, Sexualidade, Gênero e Diversidade.

Através de conferências e oficinas, com uma grande audiência, esta segunda edição teve uma grande aceitação e participação, apesar de ter sido tranferida de local devido ao incêndio ocorrido no Campus da Praia Vermelha onde seria realizada.

Com temas como: "Diversidade sexual nas escolas"; " Currículo e diversidade: inclusão ou transformação"; "Políticas públicas em Educação, gênero e diversidade sexual" e oficinas como: "Travestis e Transexuais na escola"; "Materiais educativos e de apoio para trabalhar diversidade sexual e de gênero na escola", o evento foi um sucesso. 

Segundo Seminário Internacional O Mundo dos trabalhadores e seus arquivos: Memória e Resistência

Mais uma vez o Arquivo Nacional, Praça da República-RJ, em 30 de Março, para o Segundo Seminário Internacional, O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos: Memória e Resistência.

O Seminário Internacional, em sua segunda edição, teve como principal objetivo realizar debates sobre os documentos reunidos pelos arquivos operários, rurais, sindicais e populares, e sobre as particularidades que envolvem o tratamento desses acervos, construindo um fórum privilegiado para a transferência de informações e o incentivo à recuperação e preservação dosarquivos dos trabalhadores e suas organizações.

Seminário Terceira Metade

O Museu de Arte Moderna, no aterro do flamengo-RJ, sediou o evento Terceira Metade, que realizou o seu Seminário em seu auditório, em Março de 2011.

 Um encontro de três dias com alguns dos principais pensadores do eixo geográficodo Brasil, África e Portugal. Curadores, investigadores, economistas, artistas, historiadores, arquitetos apresentaram suas perspectivas e debateram com o público as relações, as poéticas, as formas de representação e a circulação cultural, econômica e política.

terça-feira, 29 de março de 2011

Lançamento da Sétima Edição da Revista Serrote do Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles, sede Gávea-RJ, em 29 de Março, realizou o lançamento da sétima edição da Revista Serrote, com uma palestra elucidativa sobre a importância cultural da divulgação gráfica de idéias.

Logo após a palestra, comemorou-se em seus jardins, o lançamento com um coquetel para os seus convidados com a presença de alguns autores de artigos publicados na revista, publicada em formato de livro.

Primeiro Encontro Nacional da Associação Brasileira de Casas e Museus de Ciência

O Primeiro Encontro da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, serviu para unir idéias e estimular o intercâmbio e a colaboração entre diversas instituiçoes, realizado no Museu Histórico Nacional, na Praça XV-RJ, em Março de 2011, um grande evento. 

Os principais temas foram: " A popularização da ciência e tecnologia no Brasil:avanços e desafios"; "Ciência Móvel no Brasil"; "Museus: interseções e caminhos"; "Acessibilidade em museus e centros de ciência"; "Museus e crianças" e "O papel dos museus e centros de ciência na contemporaneidade".

Seminário A Importância da POLOP na História Contemporânea do Brasil

No Arquivo Nacional, na Praça da República-RJ, foi realizado o Seminário A importância da POLOP na História Contemporânea do Brasil, no dia 29 de Março.

O Seminário Importância da POLOP na história contemporânea do Brasil,  debateu os depoimentos e posições de ex-militantes de diferentes fases da trajetoria dessa organização revolucionária naslutas de classe,  durante o seminário, entre a data de sua fundação, em janeiro de 1961, esua dissolução no Partido dos Trabalhadores (PT), em 1985.

As condições gerais de luta durante a ditadura militar, por um lado, e a nova conjuntura marcada pela redemocratização dopaís,por outro, na qual se destacam a formação do PT e a organização da Central Única dos Trabalhadores, também foram abordados, quando serão comerorados os 50 anos de fundação do POLOP.

Seminário e Workshop sobre Gerenciamento de Projetos no Setor de Infraestrutura

O Seminário e Workshop sobre gerenciamento de projetos no setor de infraestrutura, foi realizado no Hotel Pestana, Copacabana-Rj, em Março de 2011.

Os principais temas foram:
1.Gestão de obras públicas;
2.Características do setor x Gerenciamento de projetos;
3.Gerenciamento de contratações;
4.Sistemática de desenvolvimento de projetos para garantia de qualidade;
5.Gerenciamento de projetos de infraestrutura Aeroportuária;
6.Ferramentas de gestão de projetos de saneamento básico.

Lançamento da Temporada 2011 do Palco MPB

Com o Show da cantora Simone, no Teatro Nelson Rodrigues, na Caixa Cultural, centro-RJ, no dia 28 de Março, foi dada a largada para a temporada 2011 do programa Palco MPB.

O anfitrião Fernando Mansur comandou a festa, que iniciou com o show muito bem produzido, com uma inspiradíssima apresentação da cantora Simone, que conversou com a platéia e cantou seus maiores sucessos,  e terminou a noite num divertido coquetel ccom a presença de artistas e convidados.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Almoço Empresarial com o Ministro das Comunicações no Seminário Telecom 2011

O Centro de Convenções do Sistema Firjam, localizado no Centro-RJ, no dia 28 de Março, durante o Seminário Telecom, recebeu o Ministro das Comunicações que realizou uma palaestra durante o almoço oferecido a convidados.
Seu discurso obedeceu ao tom de prosperidade e desenvolvimento do setor, acarretando num certo entusiasmo dos presentes que aguardam ansiosos por mudanças mais efetivas no referente a internet e velocidade dos sistemas.

Primeiro Seminário sobre a Matriz Energética no Brasil

O Primeiro Seminário sobre a Matriz Energética no Brasil, foi realizado na Fundação Getúlio Vargas, Botafogo-RJ, em Março, com um grande público presente entre estudantes e acadêmicos e também contando com a classe empresarial.
Dentre os tema apresentados estão: "O cenário do mercado brasileiro de energia e os desafios ao crescimento sustentado da economia"; "Matriz energética e as perspectivas domercado de Energia Elétrica"; "Energia Termonuclear"; Energia Termoelétrica por Gás Natural"; "Adoção de programas de incentivo à geração de eletricidade por fontes alternativas para um crescimento econômico sustentado"; "Energia Eólica e Solar"; "Petróleo-As perspectivas econômicas do Brasil a partir da exploração da bacia do Pré-Sal e Reflexões sobre os impactos ambientais e implicações legais" e "Etanol/Biodisel-As oportunidades e os desafios".

Congresso de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança

Realizado no J W Marriot, Copacabana-RJ em Março, o Congresso de Auditoria de T, Segurança da informação e Governança, contou com diversos mini-cursos especializados e palestras do setor.

Algumas palestras foram mais movimentadas, tais como: "Desafio Forense,como entender ataques com o uso de ferramentas forenses"; "Marco civil na Internet"; "Prepare-se para a Guerra Cibernética" e "Desafios e melhores práticas, para resguardar a segurança e privacidade dos dispositivos móveis no uso das Redes sociais".

Happy Hour Empresarial com o Secretário do Meio-Ambiente, Carlos Minc

O restaurante Symbol, no Centro-RJ, em 28 de Março, recebeu a Palestra do Secretário do Meio-Ambiente, Carlos Minc em mais uma edição do Happy Hour Empresarial.
Com presenças da classe empresarial, de pessoas ligadas ao marketing e meio-ambiente, o encontro foi marcado por uma animada troca de informações e um network bem agitado regado pela descontração do local e seu Buffet especialmente dirigido para o evento.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Quinta Jornada de Parques e Atrações Turísticas

O Hotel Rio Othon Palace, Copacabana-RJ, recebeu no dia 25 de Março, a Quinta Jornada de Parques e Atrações Turísticas, reunindo profissionais do setor de todo Brasil e convidados internacionais.

A abertura ficou a cargo do Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Ricardo Moesch, segfuindo a palestra internacional: " O retorno econômico e social para os governos que incetivam a implantação de grandes empreendimentos turísticos.

Alguns paineis obtiveram muito sucesso de público, tais como: " A legislação brasileira, os gargalos, os incentivos e as possibilidades de desenvolvimento dos Parques e Atrações Turísticas no Brasil" e  " Princípios básicos para o Bem-receber o turista-ensaio para 2014 e 2016".

Feira de Petróleo e Gás 2011

Na Universidade Estácio, em seu Campus no NorteShopping-RJ, em Março, foi realizado um evento em conjunto com as maiores representantes da exploração do uso do petróleo e gás, a Feira de Petróleo e Gás  2011.
A Feira contou com uma programação de palestras e worshops com temas relevantes como: desafios e Perspectivas para o Pré-sal; Tecnologias de tintas; Transpreto; Mercado de trabalho para tecnólogos e a Regulação da ANP com foco na segurança operacional e meio-ambiente.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Simpósio Internacional Relações Médico-Científicas entre Brasil e Alemanha

Entre 23 a 25 de Março de 2011, no Auditório do Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz, foi  realizado o Simpósio Internacional Relações Médico-Científicas Entre Brasil-Alemanha: História e Perspectivas.
Este Simpósio encerra as comemorações do "Ano Brasil-Alemanha em Ciência, tecnologia e Inovação", inaugurado em 12 de Abril de 2010, em São Paulo, pelos ministros da ciência e tecnologia de ambos os países.
Promovido pela Casa de Oswaldo Cruz, a Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de referência/Fiocruz e o Bernhard-Noch Institut Fur Tropenmedizin, o simpósio foi destinado a profissionais e estudantes de diversas áreas e reuniu historiadores e outros cientistas sociais, médicos e biólogos do Brasil, das Américas e Alemanha.
Diversos eventos socias compuseram o evento, como o Jantar de Confraternização no Porcão Rio's, realizado no dia 24, na Marina da Glória.

Super Expo Food 2011


O maior evento do setor alimentício, a Super Expo Food 2011 realizou em Março, sua Feira e Congresso no RioCentro-RJ, com um público que crece geometricamente de um ano para outro.
Um mega-evento que reuniu pessoas ligadas ao ramo, fazendo negócios e se atualizando nos cursos e palestras. Diversos estandes das mais variadas empresas do setor, levavam novidades de produtos e linhas recem-lançadas.
Dentre as maiores empresas presentes: Rica; Freemesa; Três Corações; Devassa; Pérgula e outros.

terça-feira, 22 de março de 2011

Seminário sobre Propriedade Intelectual, Saúde Pública e Falsificações

O Centro Cultural Justiça Federal, no dia 22 de Março de 2011, realizou mais um evento da Série Justiça e Pensamento, o Seminário sobre Propriedade Intelectual, Saúde Pública e Falsificações.
Coordenando o Seminário e conduzindo as palestras e debates, advogados,adminstradores da área de saúde e funcionários da |Receita Federal.
Um debate estbelecido através da discursão dos temas, foi  o mais comentado visto a pláteia ter um público segmentado no meio juríico e administratvo.

Workshop sobre Desempenho e Requesitos de Projetos de Elos de Corrente Contínua 2011

O Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, localizado na Pça XV, em Março de 2011, recebeu o evento da Vale do Rio Doce, o Workshop sobre Desempenho e Requisitos de Projetos de Elos de Corrente.
Presentes no evento funcionários de todo país assim como pesquisadores.

Festa de Premiação dos Melhores de 2010 e Jantar de Solenidade da Abertura da Super Expo Food 2011

O Hotel Windsor Barra-RJ, no dia 21 de Março, recebeu mais uma vez a Premiação dos Melhores do Setor Alimentício e o Jantar de Abertura da Super Expo Food 2011.
Um acontecimento memorável dado a simpatia da comissão organizadora e do desejo sempre presente de desenvolver a relação com os colegas do setor.
Um jantar maginífico, regado a bons vinhos e um menu especialmente elaborado para o evento.

Primeiro Seminário sobre Gestão e Curadoria de Coleções Zoológicas 2011

Abrindo o ano acadêmico no Instituto Oswaldo Cruz, em Março, o Primeiro Seminário sobre Gestão e Curadoria de Coleções Zoológicos 2011, apresentou a classe acadêmica e de pesquisa novidades no âmbito Biodiversidade e de aspectos referentes a estudos de Biogeografia.
Os temas apresentados pautaram por aspectos legislativos e de pesquisa, como: O uso do conhecimento estratégico da biodiversidae com vistas a sua conservação e uso sustentável; Técnicas atuais de curadoria; Sistemática Filogenética; Reconhecimento e espectativas internacionais.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Segundo Congresso Estadual de Bioética

Realizado no Hotel Windsor Flórida, em seu Centro de Convenções, no bairro do Flamengo-RJ a partir do dia 17 de Março, o Segundo Congresso Estadual de Bioética trouxe a discursão sobre os caminhos do ensino da Bioética e o Aprimoramento Humano.
Os principais temas discutidos foram: Avanços do campo da Bioética; Bioética e países em desenvolvimento; A justiça distributiva hoje; Ética animal e Projetos de pesquisa.
Todos os congressistas possuiam afinidades técnicas-teóricas dos temas abordados, o que alimentou grandes discursões e mesas-redondas.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Terceiro Encontro de Ciências da Cognição

A Casa de Ciência da Universidade do Rio de Janeiro, teve o prazer de sediar o Terceiro Encontro de Ciências da Cognição, abrindo as palestras no dia 16 de Março, no seu auditório na Urca-RJ.

Os temas foram: Construções Cognitivas e Linguagens; Neurobiologia da Aprendizagem e da Memória; Cognitividade e Nova Fronteiras Tecnológicas; Neuroeducação no Brasil; Bases Celulares e Moleculares da Aprendizagem e Memória e Bases Celulares e Moleculares da Dependência Química.
Acadêmicos e profissionais da área de todo Brasil estiveram presentes.

Seminário:China and the World Economy

A Fundação Getúlio Vargas junto com a Vale, promoveu o Seminário: China and the World Economy, agregando cientistas políticos e economistas  chineses, americanos e brasileiros, em seu auditório principal, em Botafogo-RJ, nos dias 17 e 18 de Março.

De alto nível informativo, com uma platéia em sua maioria acadêmica, várias palestras foram recorrentes do tema central do seminário, incitando a grande espectativa e curiosidade de todos, sobre os novos caminhos e investimentos a serem realizados nesta década.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Rio Content Market 2011

Aberta ao público participante em 16 de Março, no Hotel Windsor Barra-RJ, este evento reuniu os principais fomentadores do mercado. A abertura das palestras foi a cargo de David Shore, roteirista e criador do seriado House da TV americana.
Através de uma programação intensa e rodadas de negócio, este evento promete o sucesso garantido de várias outras edições futuras. Participações especiais da Secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Ana Paula Santana e Steve Solot da RioFilme dentre outros.


Primeiro evento internacional de conteúdo multiplataforma no Rio de Janeiro, o Rio Content Market, teve a participação de criadores de conteúdo para as diferentes telas, compradores de conteúdo audiovisual, produtores de ficção e não ficção, executivos de telecomunicação e broadcasters, commissioning editors, distribuidores e outros produtores.
Criado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV), o RioContentMarket, foi aberto a toda indústria de televisão e mídias digitais e reuniu decision makers do mercado internacional e executivos brasileiros para uma troca de experiências com 400 participantes da área.
Três dias de eventos em quatro espaços diferenciados do hotel: painéis, keynotes e pitchings (sala 1); cases e apresentações (sala 2); rodadas de negócios (sala 3) e Espaço de convivência (sala 4). A intenção é criar ambientes favoráveis à troca de experiências entre players na área de produção e distribuição de conteúdo multiplataforma. Através de apresentações de modelos de negócios e de financiamento, o RioContentMarket quer estimular a promoção, difusão e exportação de conteúdo audiovisual brasileiro. Outro aspecto das atividades do evento foi o de aproximar potenciais parceiros internacionais e brasileiros para analisar o impacto que a revolução tecnológica tem causado no setor audiovisual nacional e internacional.

terça-feira, 15 de março de 2011

Expo Estude no Exterior 2011

Com uma presença maciça de público , no dia 15 foi dada a largada para mais uma Expo Estude no Exterior, no J W Marriot Hotel, em Copacabana-RJ.
Várias palestra de países, como Nova Zelândia, Canadá, Australia , Irlanda e Estados Unidos, enriqueceram o interesse por programas de intercâmbio e de estudos em diversos níveis no exterior.

Café Empresarial: As 17 Leis do Êxito para o Século XXI

Dia 15 de Março, aconteceu o primeiro encontro de 2011 da série gratuita Café Empresarial com o tema "As 17 leis do êxito para o século XXI, no Centro Empresarial, Botafogo-RJ.
A palestra, ministrada por Alexandre Janner, Teólogo, diretor regional da Escola de Executivos e Negócios Master Mind, apresentou as ferramentas que os grandes líderes mundiais empregaram na construção de suas empresas e no fortalecimento de suas lideranças.


segunda-feira, 14 de março de 2011

Simpósio INSERM/FIOCRUZ: 20 anos de Cooperação Científica

Realizado no Auditório do Museu da Vida em Manguinhos-RJ, entre 14 e 15 de Março, o Simpósio Inserm/Fiocruz: 20 anos de Cooperação Científica, trouxe cientistas e pesquisadores franceses para assinarem o convênio laboratorial internacional, associado de terapia celular e imunoterapia entreFiocruz-Inserm-Upmc.

Entre os diversos temas discutidos e expostos durante o Simpósio, estavam o da Pesquisa em saúde no Brasil; Neurociências e Análise do determinismo genético.
Presentes no simpósio pesquisadores da Fiocruz, acadêmicos, estudantes e cientistas franceses especialmente convidados para o evento.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Simpósio Internacional de Doenças Inflamatórias

A Academia Nacional de Medicina, em sua sede na Praça XV, recebeu  no dia 3 de Março, um grande público interessado e especializado, para o Simpósio de Doenças Inflamatórias, realizado no seu Salão Nobre e auditório.
Várias personalidades do meio acadêmico de medicina estiveram presentes, assim como um grande contingente de alunos de várias universidades.
A realização é uma obra conjunta da Academia e algumas Universidades, na abertura do ano acadêmico, sendo este o primeiro Evento do ano realizado na entidade.

Rio Music Conference 2011

Aberto para o público em 02 de Março, na Marina da Glória, o Rio Music Conference, contou com uma lotação de amantes de música eletrônica e técnicos. Vários workshops programados tiveram sua audiência esgotada, antes mesmo do horário previsto.
Os painéis foram os que mais chamaram atenção, destacando o que teve a participação do ex-piloto Raul Boesel ,agora DJ, Andre Marques(Ator e DJ) e Rodrigo Penna (Ator e DJ do Bailinho). O painel teve como tema "Larguei tudo e agora sou DJ.
A feira de oportunidades e negócios também foi um sucesso de vendas e estratégia.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Rio Music Conference: Cerimônia de Abertura

Dando largada ao evento mais conhecido e disputado na América do Sul de música eletrônica, no dia 1 de Março, no 00 no Shopping Fashion Mall, foi realizado uma Festa e Coquetel de boas-vindas aos Embaixadores, Convidados e DJ's participantes do RMC.
A noite foi embalada por diversas canjas dos DJ's, enquanto os convidados provavam e aprovavam os maravilhosos e inovadores drinques do 00.
O evento que ocorre na Marina da Glória promete ferver o cenário de música eletrônica do Rio de Janeiro.

Exposição: Estandartes do Museu Histórico da Cidade-Representações de Nossa História

O Museu da República, no Catete-RJ, no dia 01 de março, inaugurou a Exposição "Estandartes do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro-Representantes de Nossa História".
A Exposição só foi possível graças a curadora  e museóloga Heloisa Helena, que reuniu bandeiras e estandartes históricos garimpados de acervos abandonados.
Presentes convidados e autoridades, lembrando o aniversário do Rio de Janeiro.

Exposição: A Ferro e Fogo: Arte na Paraíba

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, realizou o coquetel de lançamento da Exposição "A Ferro e Fogo: Arte na Paraíba" , dia 01 de Março, no Museu do Folclore no Catete-RJ.
Uma belíssima exposição de folclore local complementou as diversas obras de arte populares expostas, sendo que a maioria do acervo estavam a venda para os frequentadores e interessados em adquirí-las.