FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 30 de abril de 2011

Festa Secovi de Confraternização Estadual dos Síndicos 2011

Para o síndico, que passa o ano inteiro se preocupando com o cotidiano do condomínio e o bem-estar dos moradores, nada mais justo que um dia de descanso.
Pensando nisso, o Secovi Rio preparou uma confraternização especial, com muita música e um delicioso coquetel, em homenagem ao Dia do Síndico, no Clube Militar, no Centro do Rio de Janeiro, dia 29 de Abril de 2011.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Terceiro Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária

O 3° Congresso Brasileiro de Pericia Médica Previdenciária, que ocorreu no Centro de Convenções Sul América, no bairro Cidade Nova, Rio de Janeiro, entre 26-29 de Abril de 2011, não só abriu discussões fundamentais para o desenvolvimento da carreira e da sociedade, como também houve espaço para debater a o novo modelo de Previdência Social, proposto pelo Presidente do INSS, Mauro Hauschild.
Durante os quatro dias de enriquecimento profissional e troca de experiências, o evento que contará com a participação ilustre do Presidente do INSS, sediará o 1° Fórum Internacional de Perícia Previdenciária com a participação do Dr. Thomas Golden, da Universidade de Cornell, USA, de dois representantes da OISS (Organização Ibero-americana de Seguridade Social) e de um representante da EUMASS (União Européia de Médicos do Seguro Social).
Outra novidade que o 3° Congresso trouxe é o 1° Fórum Nacional de Assistência Técnica à Procuradoria Federal Especializada, o fórum com participação do poder judiciário e peritos médicos previdenciários, debaterá sobre a relevância do acordo em processos de benefícios por incapacidade e mudança de paradigmas no reconhecimento de direitos da sociedade.

A cerimônia de abertura do 3º Congresso foi marcada pelo reconhecimento da importância do perito médico previdenciário para o governo e para a sociedade. A perícia médica previdenciária não pode abrir mão do seu Movimento pela Excelência e Autonomia do Ato Médico Pericial. A afirmação é do presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina), Dr. Roberto d’Ávila, que falou durante a abertura do evento.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Happy Hour Empresarial com o Secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro

DO RIO DE JANEIRO
Happy Hour Empresarial da ADVB RJ destacou o trabalho de Pedro Paulo

Deputado Federal e Secretário Chefe Municipal da Casa Civil do Rio de Janeiro.

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB RJ reconhece o trabalho do secretário municipal da Casa Civil do Rio Janeiro e Deputado Federal Pedro Paulo. O encontro aconteceu dia 28 de abril, no restaurante Symbol na Avenida Almirante Barroso - 139 Centros - Rio de Janeiro, às 18h e 30min.

O secretário municipal da casa civil Pedro Paulo assumiu pela primeira vez, em janeiro de 2009, o cargo de secretário chefe municipal da casa civil Estado do Rio de Janeiro. O também deputado federal Pedro Paulo Carvalho Teixeira Fez pós-graduação em análise da conjuntura econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre em política aplicada pela Fundación Iberoamericana de Políticas Públicas Gobierno FIIAP - Ministério das Relações Exteriores da Espanha, Madri, em 2006, também concluiu mestrado em economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com ênfase em economia regional e economia fluminense. 2006, Foi eleito deputado estadual com 31.355 votos, Como deputado estadual Pedro Paulo deve destaque em promover varias leis que hoje beneficiam a população carioca. Foi autor da leia 5.061 - Lei do Sigilo de Dados Pessoais. Foi autor também da LEI 5.097 - Lei de valorização da Ouvidoria, E em inúmeras. 2002 foi escolhido subsecretário municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, e no ano seguinte, tornou-se secretário do órgão. A atuação de Pedro Paulo em defesa do meio ambiente já vem de muito tempo, Além da sua atuação como Secretário Municipal do Meio Ambiente, quando entre outras coisas investiu mais de R$ 80 milhões no plantio de 3 milhões de mudas, urbanizou mais de 200 parques, bosques e praças. Pedro Paulo sempre teve uma grande preocupação com a questão do despejo do lixo da cidade.

O Happy Hour Empresarial é um tradicional encontro de empresários que além de promover uma consistente rede de relacionamento destaca os méritos das principais lideranças do estado e do país.

Rio Boat Show 2011

Na edição de 2011 do Rio Boat Show , na Marina da Glória-RJ, em Abril, podemos assistir a alguns lançamentos mundiais por parte de importantes construtores.
O Real 350, nova lancha cabinada de comando aberto do estaleiro fluminense Real Power Boats, será um deles.
A embarcação promete bom desempenho, característica comum dos barcos da Real Power Boats. E o preço parece ser bem convidativo. A Real Top 350 poderá ser equipada com dois motores a gasolina ou a diesel.
O prestigiado estaleiro italiano Aicon Yachts, da Sicília, fará sua estréia no Brasil no Rio Boat Show 2011, onde mostrará três grandes lanchas. Duas com flybridge, de 56 e 64 pés, e uma hard top, de 62 pés, que, inclusive, será o principal lançamento mundial da marca este ano.
Inspirada na 72 Open, primeira lancha desportiva da marca, a Aicon 62 Open tem uma divisão do espaço interior bem interessante, lembrando o ambiente de um loft. A lancha conta com três cabines e três banheiros, algo raro para uma embarcação deste porte.
Um sucesso esta edição, refletida nas diversas festas e coquetéis realizados para celebrar o evento.

Sexto Seminário Nacional Médico-Mídia

A Federação Nacional dos Médicos realizou, nos dias 28 e 29 de abril, a sexta edição do Seminário Nacional Médico/Mídia, evento que teve como objetivo reunir médicos, jornalistas, estudantes de comunicação e de medicina, bem como gestores das duas áreas, estimulando o debate sobre comunicação e saúde.
Este ano, o seminário foi realizado no Hotel Windsor Plaza Copacabana, Rio de Janeiro e contou com a participação de renomados profissionais da área médica e da grande imprensa, bem como especialistas na área de tecnologia da informação.

Em sua sexta edição, o Seminário Nacional Médico/Mídia teve como objetivo colaborar com os profissionais de saúde no seu relacionamento com a mídia e também simplificar o trabalho da imprensa, ajudando os jornalistas a entenderem melhor o setor.

Direcionado a profissionais e estudantes das áreas de jornalismo, medicina e tecnologia da informação, gestores do setor de saúde e público em geral, o programa do evento previu a interação permanente entre os participantes, com trocas de idéias livremente expostas.

Sétimo Fórum Brasileiro sobre as Agências Reguladoras

O Rio de Janeiro sediou nos dias 28 e 29 de abril o 7° Fórum Brasileiro sobre as Agências Reguladoras.

O evento, que esse ano foi no Rio Othon Palace,Copacabana-RJ ,  homenageou o professor Marcos Jurema Villela Souto que contribuiu intensamente com o estudo da regulamentação econômica.
O fórum pretendeu aprofundar o debate sobre o marco legal das agências reguladoras, sua independência e funcionamento que permanecem no centro do debate nacional. Foram debatidos temas como, a reforma do marco legal das agências reguladoras no Brasil; direito administrativo empresarial; agências reguladoras, processo administrativo e participação popular; exercício de polícia administrativa por concessionárias de serviço público e regulação, parcerias público privadas e infra-estruturas para a Copa do Mundo de 2014.

CRU'S Latin American Iron and Stell Trends Conference 2011

Realizada no Rio de Janeiro, no Hotel Sofitel em Copacabana, entre 27-29 de Abril de 2011, a Conferência sobre Tendências de Aço e Ferro na América Latina (CRU’S LATIN AMERICA IRON & STEEL TRENDS CONFERENCE) foi um marco na divisão de perspectivas nos investimentos no Estado do Rio de Janeiro.

Após uma análise dos tópicos apresentados, vislumbro-se a prova concreta do desenvolvimento e atração de novos investimentos assim como o foco na estratégia de investimentos da Vale na cadeia produtiva e jurante.

Os principais temas discutidos na conferência foram: Investimentos no Rio de Janeiro; Comércio de Ferrosos e Gestão de Riscos; Investimento nas Matérias-primas; Investimento em Infra-estruturas; As Perspectivas Econômicas e sua relação com a Indústria Siderúrgica; O Minério de Ferro Brasileiro.

O patrocino  do evento no Brasil foi pela Vale, CME Groups e Air Liquide;  encarregados também da parte social na organização da recepção e almoços.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Abertura de Exposição Novos Meios, Em Diversas Plataformas e com Novo Visual, Viva essa Experiência

Lançamento do Livro "O Fantasma na Cidade"

O Instituto dos Advogados do Brasil, junto a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro, promoveu, no Clube dos Advogados em seu Salão Nobre, no dia 24 de Abril de 2011, o lançamento do livro de memórias "Os Fantasmas da Cidade", de Hermann Assis Baeta, ex-presidente do IAB.
A obra descreve traços da geografia de Coruripe, da década de 1940, bem como costumes e modos de viver daquela época distante. O autor escolheu como personagens pessoas diversas, mas representativas do referido período, para dar uma ideia de como se vivia ali. Foi utilizada a metodologia da escola latino-americana do realismo fantástico, que consiste na narrativa de fatos reais compatibilizados com fatos fictícios.
O livro foi prefaciado pela professora Katia Pinheiro, historiadora e autora do livro "José Saramago, História e Ficção no Memorial do Convento", e ilustrado por Ênio Lins.

Mostra de Cinema Brasileiro Anos 2000, 10 Questões

Chegou  ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) a mostra Cinema Brasileiro: Anos 2000, 10 questões. Com curadoria de Eduardo Valente, Cleber Eduardo e João Luiz Vieira, a mostra, que acontece tanto na unidade de São Paulo (com entrada franca), entre 13 de abril e 1 de maio, quanto na do Rio de Janeiro, entre 26 de abril e 8 de maio, tem na programação dez debates com diretores, além da exibição de filmes.

A programação com 60 títulos, aproximadamente, traz longas em formato digital e película. A popularização das câmeras digitais foi abordada nas conversas; alguns dos outros assuntos foi um paralelo entre as várias gerações do cinema nacional e o crescimento do documentário, entre outras.

Os debates seguiram o formato de seminário e  a proposta de que fossem discutidas dez questões elaboradas pela curadoria a respeito da produção de cinema brasileiro nos últimos dez anos. Por causa desse conceito de análise da última década, fazem parte da programação filmes de diretores que estrearam longas nesse período - José Eduardo Belmonte (A Concepção), Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus), Beto Brant (O Invasor) e Cláudio Assis (Amarelo Manga) - e de veteranos da sétima arte nacional, como Rogério Sganzerla (O Bandido da Luz Vermelha), Andrea Tonacci (Discuros Canelas), Julio Bressane (A Erva do Rato) e Carlos Reichenbach (Alma Corsária). As discussões também contarão com a presença de críticos e teóricos da área de cinema.

Alguns dos títulos que integram o calendário de exibição são 2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira, que conta a história de dois dos cantores mais populares do Brasil, Zezé di Camargo e Luciano; Apenas o Fim, de Matheus Souza, sobre uma garota que decide abandonar o namorado e fugir, mas não sem antes fazer uma divertida reflexão sobre sua vida; Carandiru, de Hector Babenco, que levou às telonas o aclamado livro de Drauzio Varella; o premiado Cidade de Deus, de Fernando Meirelles; a trama que retrata a época da ditadura O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, entre muitos outros.

Décimo Primeiro Rio Wireless 2011 International Conference

Com o patrocínio das principais operadoras de telefonia fixa e móvel, a Décima Primeira Rio Wireless  International  Conference foi realizada no Hotel Pestana Copacabana-RJ, entre os dias 28-29 de Abril de 2011.                                                                                                                                 

No programa do evento, os principais temas foram: A Banda-larga sem fio no PNBL; O papel da Banda-larga móvel no PNBL ; Nossos espectros e tecnologias para expansão da banda-larga móvel no Brasil e desafios de PNBL.Ampliações corporativas de Banda-larga móvel: TVEverywhere-TV We,Mobile: A Convergência na terceira tela e Tendências de mercado.



No mesmo evento foi realizado o Rio Cidade Digital, continuando o evento anterior com temas pertinentes como: Tecnologia de suporte para missões críticas em grandes eventos; Mobilidade: Aplicações para o cidadão e Copa e jogos Olímpicos: Planejamento. Objetivos e Legado.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

LAAD. Aero Defense & Security 2011

O Riocentro, em Abril de 20111, mantendo sua vocação para a recepção de grandes feiras e eventos, recebeu a LAAD. Aero Defense & Security, com um imenso público em seus ambientes, além de um Workshop sobre segurança.

A LAAD – Defence & Security – a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as três Forças Armadas, polícias, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais.

A LAAD chega à sua 8º edição confirmando sua vocação de ser um importante fórum de debates e de apresentação do estado da arte em tecnologia de defesa e segurança.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Seminário Internacional de Acesso Livre ao Conhecimento 2011

No auditório da Escola Nacional de Saúde Pública, em Manguinhos-RJ, em Abril de 2011, foi realizado o Seminário Internacional de Acesso Livre ao Conhecimento,com o tema central: "Impactos na Produção Acadêmica, divulgação científica e inovação no ensino".

A ENSP faz do Seminário Internacional do Livre ao Conhecimento o marco inicial de sua adesão ao Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento. Em consonância com o movimento mundial, declara a importância da promoção do acesso universal à informação e ao conhecimento como condição essencial ao desenvolvimento sustentável das nações, a promoção da qualidade de vida das pessoas e à inovação.



XVIII Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Região Sudeste da Febrasco

No Centro de Convenções Sulamérica, Cidade nova-RJ, entre os dias 06 e 09 de Abril de 2011, foi realizado o encontro de Obstetrícia e Ginecologia da Região Sudeste.

Reunindo um grupo homogênio de médicos, cientistas, docentes e pesquisdores, o encontro teve ainda uma Feira ligada ao setor médico, que interagia com os participantes, promovendo workshops e eventos paralelos.

Primeiro Colóquio Carioca de Avaliação Psicológica

Na UERJ, Campus Maracanã-RJ, em 07 e 08 de Abril de 2011, foi realizado o Primeiro Colóquio de Avaliação Psicológica, com um tema ansiosamente aguaradado para se estabelecer novas diretrizes para velhas e novasoportunidades.

Com uma grande audiência de cocentes e discentes as palestras e mesas-redondas transcorreram sem muitas agitações , mas com um grande volume e pergutas para se estabelelecer ao final novas formas de aplicação do conhecimento.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

XXV Encontro de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e VII Congresso Latino Americano de Cirurgia Vascular

Em Abril de 2011, no Hotel Windsor Barra-RJ, foi realizado o XXV Encontro de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro.


Esta edição marcou as Bodas de Prata deste tradicional encontro, foi ainda mais especial!
Foi um evento que além de manter as inovações introduzidas em sua vigésima quarta edição, comemorou a maturidade do Encontro: além de atividades sociais inerentes à comemoração,  pela primeira vez um Joint-Meeting com o CELA. 2011 foi estabelecido. 

WFC'S Décima Primeira Bienal e Congresso FMQ 2011

O 11º Congresso Mundial de Quiropraxia Bienal da Federação Mundial, tendo como entidade anfitriã a Associação Brasileira de Quiropraxia, Universidade FEEVALE, e Universidade Anhembi Morumbi.O tema do Congresso será “Redefinindo a Quiropraxia no Mundo”, e um excelente programa acadêmico os espera.

Realizado no Hotel Intercontinental , São Conrado-RJ, em Abril de 2011, com um programa variado paraatender a estudantes eprofissionais.

Conferência Internacional Brasil e o Mundo: Oportunidades, Ambições e Escolhas

Com concepção da CHATHAM HOUSE e CEBRI, foi realizado no Copacabana Palace Hotel, Copacabana-RJ, em 7 de Abril de 2011,  o Seminário-Conferência Internacional Brasil e o Mundo: Oportunidades, Ambições e Escolhas.

A emergência de novos desafios globais tem posto em cheque a eficácia das estruturas globais existentes e dos poderes tradicionais. Dessa forma, novas estruturas, abordagens e atores parecem ser necessários.
Esta conferência visou estimular um amplo intercâmbio de opiniões e experiências entre formadores de opinião no Brasil e no Mundo, sobre a trajetória do Brasil no cenário internacional, sob a perspectiva do governo, organizações internacionais, academia, setor privado e sociedade civil.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Reunião do Conselho de Segurança (AISP13) e Café Comunitário no Rio Scenarium

O Rio Scenarium, Restaurante tradicional e bohemio localizado na rua do Lavradio,Centro-RJ, no dia 5 de Abril de 2011, recebeu mais uma Reunião do Conselho de Segurança e o seu Café Comnunitário.
Os Conselhos Comunitários de Segurança são canais de comunicação entre a sociedade civil e as Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, atuando como colaboradores voluntários, não remunerados e compromissados com a redução da violência, da criminalidade e com a paz social.
A visão que a sociedade tem de segurança pública vem ultrapassando os limites de atuação das instituições policiais, sendo comum, em reuniões de CCS, demandas por melhoria de saneamento básico, da ocupação ordenada do espaço público, do cumprimento das posturas municipais, da prestação de serviços públicos de boa qualidade na saúde, na educação, na cultura, no esporte e no lazer da população, dentre outros temas.
Os CCS atuam numa determinada Área Integrada de Segurança Pública (AISP), têm as atribuições elencadas na Resolução SSP 781/2005, alterada pela Resolução SESEG 78/2007, e estão próximos dos Comandantes de Batalhões e dos Delegados Titulares, tanto nos Cafés Comunitários como nas reuniões mensais.
Nesse contexto, os Conselhos Comunitários de Segurança identificam e analisam os problemas locais, propõem soluções e avaliam as respostas e/ou as soluções dos problemas demandados. A participação nas questões da segurança pública tem caráter consultivo e por isso, as observações, críticas, sugestões e propostas são consideradas pelos representantes das polícias não como obrigação de fazer, mas como uma contribuição relevante sobre os anseios da sociedade com relação a determinados assuntos, que podem ajudá-los, por exemplo, na tomada de uma decisão estratégica.
O trabalho desenvolvido pelos Conselhos Comunitários de Segurança pode ser percebido e reconhecido através da adesão crescente, de novos membros efetivos: representações de associações de bairro, de clubes de serviço, de sindicatos, do comércio, da indústria, de bancos, de estabelecimentos de ensino, dentre outras entidades públicas e privadas, além dos cidadãos que residem, trabalham ou estudam na localidade.
Ressalte-se, por fim que compete ao Instituto de Segurança Pública, além de outras atribuições, a implementação e o acompanhamento das atividades dos Conselhos Comunitários de Segurança, a promoção de capacitação aos novos integrantes de CCS, o fomento de maior integração entre os CCS e as Polícias Civil e Militar.



segunda-feira, 4 de abril de 2011

International Miningand Oil & Gas: Law, Development and Investment

 A comunidade global dos principais advogados e outros profissionais que atuam na área de recursos naturais participaram do 11º Instituto Especial de Direito Internacional Minerário e de Petró­leo e Gás, Desenvolvimento e Investimento no Brasil (“International Mining and Oil & Gas Law, Development and Investment Special Institute in Brazil”), co-patrocinado pela Rocky Mountain Mineral Law Foundation e pela International Bar Association - seção de Energia, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Infra-estrutura e Legislação (SEERIL) e pelo Fórum Regional da América Latina (“Latin American Regional Forum – LARF”), no Hotel Windsor Barra-RJ, em Abril de 2011 (4-5-6).
Devido à recente e global preocupação econômica e ao aumento das atividades das indústrias extrativistas, importanes desenvol­vimentos continuam a afetar o setor financeiro, os mercados de commodities e as relações entre empresas, governos e comunidades. Este evento representou um encontro importante e oportuno, abordando um vasto leque de questões jurídicas e de investimentos relevantes para advogados, empresas, governos e outras pessoas envolvidas no desenvolvimento dos setores internacionais de mineração e petróleo e gás.

Sexto Seminário Nacional de Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor

Com o tema, "Projetos Sociais: Uma ação de Responsabilidade Social", a PMI RIO, realizou no auditório do Banco Central, Centro-RJ, no dia 4 de Abril de 2011, o Sexto Seminário Nacional de Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor.

As principais palestras foram: " Metodologia e gerencamento de novos projetos para recuperação de catástrofes"; " Sentido e sustentabilidade das ONGS" e " Como o gerenciamento de riscos pode contribuir para o sucesso de um projeto".