FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 16 de março de 2012

Comemoração dos 150 Anos de Ernesto Nazareth



Guardião do acervo de Ernesto Nazareth, um dos compositores mais importantes do Brasil, o Instituto Moreira Salles sai na frente das comemorações dos 150 anos do compositor e apresenta, na data de seu aniversário de 149 anos – 20 de março de 2012 – um recital no IMS-RJ, além de lançar o site www.ernestonazareth150anos.com.br. O recital reunirá alguns dos melhores instrumentistas do país: Alexandre Dias (piano), Marcilio Lopes (bandolim), Marcelo Bernardes (flautista), Luciana Rabello (cavaquinho), Mauricio Carrilho (violão) e Paulo Aragão (violão), que interpretam uma seleção especial de polcas, valsas e tangos que fizeram de Nazareth um dos pilares da música brasileira. Os ingressos estarão à venda a partir de terça-feira, dia 13 de março, na recepção do IMS-RJ.

O site tem coordenação do pianista e pesquisador Alexandre Dias, especialista na obra de Nazareth, do violonista e arranjador Paulo Aragão, idealizador do portal, e de Bia Paes Leme, coordenadora do acervo de música do IMS. No site, o público poderá ter acesso às partituras das 211 composições de Nazareth na versão original para piano, além de 60 composições na inédita versão melodia e cifra, todas com a possibilidade de download em PDF – a obra completa, na versão melodia e cifra, estará disponível para consulta e download até o final de maio. Também poderão ser encontrados textos exclusivos sobre cada obra de Nazareth; acesso à discografia completa – são mais de duas mil gravações feitas até hoje que poderão ser ouvidas mais adiante em streaming; linha do tempo com a vida e obra do compositor elaborada pelo biógrafo de Nazareth, Luiz Antonio de Almeida; e um blog. Até o final do mês de maio, constarão ainda no site manuscritos de Nazareth; arranjos para formações instrumentais variadas; farto acervo de imagens e uma hemeroteca. Todas as atualizações serão notificadas pelo blog.

Algumas raridades constam neste site, entre elas, uma carta documentando um encontro até hoje desconhecido entre Ernesto Nazareth e o escritor Machado de Assis. Também serão publicados trechos de filmes que usaram a música de Nazareth (filmes de Fred Astaire, Walt Disney, Woody Allen, entre outros).

O IMS tem como parceiro e colaborador o portal Música Brasilis (http://www.musicabrasilis.org.br/), iniciativa da cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, primeiro site a disponibilizar toda a obra de Nazareth na internet.



Sobre Ernesto Nazareth:

Ernesto Nazareth (1863-1934) é um dos compositores mais importantes do Brasil. Definido por Villa-Lobos como “a verdadeira encarnação da alma musical brasileira”, influenciou gerações e gerações de músicos, contribuindo decisivamente para a formação de nossa identidade musical. A despeito de seu protagonismo na história da música popular, Nazareth ainda é um universo a ser explorado. Apesar de ter composto algumas das peças brasileiras mais gravadas em todos os tempos – Brejeiro, Odeon e Apanhei-te cavaquinho – boa parte de suas mais de 200 obras permanece pouco conhecida. Nazareth foi contemporâneo do nascimento da música popular urbana no Rio de Janeiro imperial, da explosão da polca e da formação dos primeiros conjuntos de choro. Seus 150 anos, celebrados em 20 de março de 2013, se confundem simbolicamente com os 150 anos da música popular brasileira.


Nazareth 150 anos — contagem regressiva
Apresentação do site www.ernestonazareth150anos.com.br
Recital com Alexandre Dias (piano), Marcelo Bernardes (flauta), Marcilio Lopes (bandolim), Luciana Rabello (cavaquinho), Mauricio Carrilho (violão), Paulo Aragão (violão)
Terça-feira, 20 de março de 2012, às 20h
Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) – 2 ingressos por pessoa
Venda apenas no IMS-RJ
Telão gratuito na área externa

Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500