FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 24 de março de 2012

Exposição Arrebentação de Antonio Sobral


Transbordo - 2012 (fragmento de papel de parede)


O dconcept escritório de arte inaugurou dia 10 de março, sábado, às 15 horas, a segunda exposição individual de Antonio Sobral, artista brasileiro que divide seu tempo entre São Paulo e Berlim, Alemanha. Intitulada Arrebentação, a mostra se articula em três salas através das três principais mídias, que são livros, bordados e papel de parede.

“O título desta exposição remete ao limite entre o mar aberto e o mar calmo que dá na praia. É uma metáfora da tênue linha entre o que se pode e o que não se pode dominar, entre a viagem e a terra firme”, sintetiza o artista.

Na série Livros de Artista Sobral apresenta três livros e três cadernos de anotações e esboços de diferentes formatos que foram editados e remontados artesanalmente, evoluindo para o formato de livro de artista. O processo de acumulação de referências e sua justaposição – fotografias antigas e da web, glitter e até insetos colados - encontra nessas colagens e nas encadernações originais um espaço de articulação simbólica.

“O aspecto intimista do livro organiza-se politicamente, criando configurações de identidade em contraponto ao que é socialmente herdado, imposto e aceito." São exibidos os livros “Freie Handlung”, Livro das Hipóteses”, “Landscape Death”, “Poesie e sedute di Terapia”, “Christmas Kulturschock” e “Livro de Ferramenta”.

Transbordo, por sua vez, é uma instalação site specific que convida o visitante a adentrar uma sala coberta por uma colagem digital onde o artista expande as questões presentes nos livros para o espaço expositivo. Através de um imaginário cósmico e até místico, Sobral propõe um ambiente que remete “à presença indecifrável do universo, mas que também pode ser vista como um espaço interior”, afirma.

O estranhamento e também a fascinação pelo kitsch são o combustível para a sarcástica série Bordados, que são quatro páginas recolhidas de revistas femininas de Hong Kong dos anos 1960 às quais Sobral costura frases, criando um improvável discurso às figuras femininas. Para o artista, aqui o aspecto artesanal e poético do bordado é confrontado com a linguagemmassificada da propaganda.


Antonio Sobral (São Paulo, 1985)
Passou sua adolescencia no Rio de Janeiro, onde morou 8 anos com o artista Rubens Gerchman e frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Estudou cinema no departamento de Arte da Sorbonne em Paris, onde foi assistente do pintor americano James Brown, e frequentou diversos workshops com artistas como Marc Bijl. Foi assistente da pintora Adriana Varejão, no Rio de Janeiro e no CACI em Minas Gerais. Seu trabalho pessoal transita e dialoga em diferentes mídias como video, desenho e instalação, com foco em colagem e na produção de livros deartista. Teve seu trabalho exposto em galerias e espaços entre a Suíça (Laplacette, Lausanne), São Paulo (exposições do Coletivo Lápis e o dconcept), Paris (La générale en manufacture, Cinéma LaClef) e Berlim (Exhibeo Gallery, Agora…). Realizou residencias artisticas na Colômbia, na Islândia e em Berlim, onde vive atualmente. Teve seu trabalho publicado no fanzine paulista "O Amarello" e no periodico islandês "Timinn" entre outros. Atualmente articula, com outros pesquisadores e artistas, um projeto experimental de residencia artística no interior do Rio de Janeiro.



Arrebentação - Antonio Sobral
Período expositivo: de 12 março a 04 de abril de 2012

Local: dconcept escritório de arte
Alameda Lorena, 1.257, G1 (Vila Flávio de Carvalho) - Jardim Paulista, São Paulo - SP
Horários: de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas
Contato: (11) 3085-5006
Entrada gratuita e livre