FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 9 de março de 2012

Exposição GRAMÁTICAURBANA





A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no dia 10 de março para convidados e entre os dias 11 de março e 20 de abril para o público, a exposição “GRAMÁTICAURBANA”. A mostra focaliza o conjunto de onze artistas contemporâneos que apresentam associações, afinidades e oposições entre as mais diversas formas, técnicas e linguagens. Cada um desses artistas formulou o seu próprio vocabulário pictórico em relação à esfera urbana, mas mantendo certa alquimia de contrastes. São artistas que se formaram nos últimos dez anos e entraram em evidência nesse período, abrangendo uma gama variada de linguagens e aspectos da visualidade contemporânea, com trabalhos em papel, objetos, pinturas, grafite, fotografia, colagem e vídeos.
Esses artistas, que possuem coerente e sólida trajetória e também pela verdade que a sua poética vem contribuindo à memória pública da cidade, são os protagonistas do início das atividades culturais do Centro de Arte Hélio Oiticica no ano de 2012.
A exposição “GRAMÁTICAURBANA” ocupará a área do 3º andar do Centro Cultural Hélio Oiticica, com curadoria de Vanda Mangia Klabin, e contará com a produção de um catálogo com reproduções das obras e de textos da curadora, além de uma biografia dos artistas. Este catálogo constituirá importante ferramenta de consulta para artistas, professores, teóricos e o público em geral. Estão previstas, ainda, a edição de folder, cartaz, convite, banner e o registro em DVD dos trabalhos que serão produzidos diretamente nas paredes da instituição.
A mostra focaliza o conjunto de onze artistas contemporâneos que apresentam associações, afinidades e oposições entre as mais diversas formas, técnicas e linguagens.



CENTRO MUNICIPAL DE ARTE HÉLIO OITICICA
Rua Luís de Camões, 68 - Centro
Tels: (21) 2232-4213 / 2232-2213
E-mail: caho@rio.rj.gov.br
Aberto de terça a sexta-feira, das 11h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.
O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica está instalado em um prédio neoclássico do século XIX, numa área de 1.950 m², com galerias para exposições que recebem mostras de artistas nacionais e estrangeiros e uma sala de conferência.

O equipamento abriga, preserva e divulga a obra do artista plástico Hélio Oiticica e segue os padrões dos grandes centros mundiais, com sofisticados sistemas de segurança, climatização e iluminação.