FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 9 de março de 2012

Exposição Luiz Cruls, Um Cientista a Serviço do Brasil



Exposição itinerante: Luiz Cruls, um cientista a serviço do Brasil

A exposição itinerante do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) “Luiz Cruls: um cientista a serviço do Brasil” inaugura no dia 02 de março de 2012, às 18:30h. A exposição mostra um pouco da história do cientista belga que ajudou nos trabalhos de demarcação do Distrito Federal. O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e a Prefeitura Municipal de Itajubá apoiam a realização da esposição no Espaço Talento & Arte Maria Lyra Pereira à Praça Dr. José Braz s/nº (antiga estação ferroviária de Itajubá).
Em 1892, o astrônomo Luiz Cruls, então diretor do Observatório Imperial (atual Observatório Nacional) no Rio de Janeiro, foi designado pelo presidente Floriano Peixoto a chefiar a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil a qual, após meses de pesquisa científica, escolheu e delimitou o sítio para mudança da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília, erguida em 1960.
“Ao todo foram 26 meses de trabalho de cientistas e pesquisadores transportando instrumentos científicos e mantimentos por regiões inóspitas e de difícil acesso, e investigando uma área de 14.400 quilômetros quadrados. Isto possibilitou que, mais de 60 anos depois, fosse construída a cidade de Brasília, um extraordinário monumento da capacidade criativa e da energia dos brasileiros. A ciência e a tecnologia participaram deste desafio desde o primeiro momento”, ressaltou Sérgio Machado Rezende, ex-ministro de Ciência e Tecnologia, em texto de apresentação catálogo da exposição.
Além dos registros que marcaram o trabalho de Luiz Cruls no Planalto Central, compõe a exposição uma série trabalhos de mapeamento do cientista, equipamentos dos séculos 19 e 20 usados por Cruls, além de documentos particulares e fotos de diversas missões. São destaques a missão que levou brasileiros à Patagônia chilena, em 1882, para calcular a distância entre a Terra e o Sol a partir da observação da passagem de Vênus diante do disco solar; o mapeamento que definiu a demarcação da fronteira Brasil-Bolívia a partir da nascente do Rio Javari; e um breve painel da agitada história política e social do Brasil na virada do século 19. A mostra traz ainda um estudo pioneiro sobre o espectro do brilhante cometa de 1882, que acabou levando o nome do cientista e lhe garantiu um prêmio concedido pela Academia de Ciências de Paris, e o trabalho de Cruls como professor de astronomia na Escola Militar do Rio de Janeiro.
Nascido na Bélgica em 1848, Luiz Cruls veio para o Brasil aos 24 anos e naturalizou-se depois de casar-se com Maria Oliveira, com quem teve nove filhos. Em 1881, assumiu o cargo do Observatório Imperial, que ocupou até o ano de sua morte, 1908.
“O principal objetivo da exposição é resgatar a memória desse importante personagem da história do Brasil através de uma pequena amostra do rico acervo constituído por seus documentos, fotografias e objetos pessoais, doados ao MAST por Tadeu de Araújo Penna e Ana Maria de Araújo Penna, seus bisnetos”, explica a curadora Christina Helena Barboza, pesquisadora da Coordenação de História da Ciência do MAST.
Serviço
Museu de Astronomia e Ciências Afins- MAST
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ
Telefones: (21) 3514-5200
Site:
www.mast.br