FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 24 de março de 2012

Exposição Poças Quânticas

A mostra reúne cerca de 30 obras em diferentes técnicas e formatos. “Meus experimentos nasceram da observação do gotejamento de tinta acrílica nos pincéis sobre bandejas de pintura. A idéia de aproveitar as estruturas que emergiam dali e direcioná-las na execução de algo”, diz o artista, que utiliza uma superfície lisa e polida, onde é injetada tinta acrílica diluída em emulsão por meio de uma seringa especial. Através das propriedades de densidade, pressão, viscosidade e fluidez da tinta, ocorrem uma “divisão espacial”. Assim, o pigmento que tem maior densidade tende a ocupar o lugar do menos denso, resultando em trabalhos dirigidos, com a sensação de serem aleatórios.
Essa técnica permite a formação de imagens alusivas à macro e micro partículas e novas dimensões vão sendo descobertas à medida que o trabalho avança. “A síntese chega junto com a simplicidade de execução de formas cada vez mais complexas. A pintura nasce de um ponto que se propaga como uma onda num lago sereno, dando a sensação e expansão permanente até o infinito”, explica Renato Santana.
Para o crítico de arte, Fernando Cocchiarale, os trabalhos de Renato Santana, exploram a potência de pigmentos de diferentes densidades, que se atraem e se repetem, quando derramados sobre superfícies horizontais lisas, deixando-os em movimentos de expansão e retração, até a secagem da tinta. O processo resulta em pinturas circulares, mandalas de forte presença visual, que enfrentam alguns impasses históricos colocados pelo modernismo.
Após algumas semanas depois de pintadas, já completamente secas, as mandalas formam uma camada de pigmentos separável da base sobre a qual foi produzida. Graças a essa qualidade, essas pinturas podem migrar de suporte, quaisquer outras superfícies, verticais ou horizontais, desde que tão lisas, quanto à base original.

Serviço:
Exposição: “Poças Quânticas” – Renato Santana
Visitação: de 29 de março a seis de maio de 2012 - de terça a domingo, de 12h as 19h - GRÁTIS
Local: Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro do Rio de Janeiro-RJ
Telefones: (21) 2253-1580
Visite:
www.correios.com.br
Apoio Cultural: Correios
Realização: Centro Cultural Correios