FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 9 de março de 2012

Exposição Reis, Rainhas e Plebeus



O Espaço Cultural Eletrobras Furnas recebe a exposição Reis, Rainhas e Plebeus, de Derlon Almeida. A ocasião contará com uma intervenção feita pelo artista numa das paredes da galeria.

A mostra ocupará os dois andares da galeria. Telas, esculturas e pinturas têm como tema a relação metafórica entre duas classes sociais distintas: a “Plebe”, representada pelas pessoas comuns, com costumes comuns e regidas por leis; e os “Reis e Rainhas”, simbolizando as classes dominantes, que criam as leis e passam, por vezes, à margem delas.

Seguindo este raciocínio, da discussão sobre a divisão de classes, o primeiro andar será ocupado pela temática “Plebe”, onde rostos comumente encontrados na multidão serão expostos lado a lado, nos mais variados contextos sociais.

No segundo andar, dedicado aos “Reis e Rainhas”, o artista irá expor figuras de ambos, em uma temática inspirada em cartas de baralho.

A obra do artista pode ser conferida no teatro (onde criou parte do cenário da peça ‘O bem amado’), na música (o projeto gráfico do recém-lançado CD do Mundo Livre), na arquitetura (Marcelo Rozembaum convocou suas criações para o restaurante de Alex Atala, em São Paulo) e, daqui a pouco, entra no universo da moda e do cinema. Fora do Brasil, já foram duas exposições na França e, este ano ainda, estará em duas coletivas na Holanda.

Fundir a xilogravura e a street art é a principal marca na obra de Derlon Almeida, nascido em Recife há 27 anos. Ávido desenhista na infância, começou cedo a espalhar seus grafites pela cidade. Começou a pesquisar xilogravura pelo espanto. Espanto de notar como os cartazes espalhados em postes e paredes no caos urbano chamavam atenção pela síntese. “Queria que meu trabalho tivesse aquela facilidade de comunicação. Dei um conceito mais pop para a gravura através do grafite”, conta Derlon, que deixou a faculdade de Ciências Sociais para se dedicar integralmente à arte em meados desta década.

Entrada Franca
- Para acesso ao espaço é necessário portar documento de identidade com foto.


09/03 a 06/05/2012 Hora: ter a sex das 14h às 18h, sáb, dom e feriados das 14h às 19h
Local: Espaço Cultural Eletrobras Furnas - R. Real Grandeza, 219, Botafogo - Rio de Janeiro - RJ