FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 24 de março de 2012

I Encontro Internacional sobre o Uso de Tecnologias da Informação por Crianças e Adolescentes/Jovens e Adultos





Atualmente, as crianças e os adolescentes vivem em dois mundos: aquele que todos nós conhecemos o mundo real, e o mundo digital. Na busca pela autonomia e de sua própria identidade, vão enfrentando oportunidades interessantes e surpreendentes que aparecem, mas também perigos e riscos à saúde, à segurança, além de questões éticas, legais e educacionais.

No mundo digital todos vivem conectados, seja pelo computador ou pelo telefone celular, com linguagem própria e constantes mudanças de comportamento. A internet atravessou fronteiras, dissolveu barreiras culturais, penetrou bloqueios políticos, vaporizou diferenças sociais e cresceu mais rápido e em todas as direções, superando expectativas e certezas tecnológicas num mundo globalizado e cada vez mais conectado.

Qualquer conhecimento ou informação está disponível com o apertar de um botão. Usada com respeito e cuidado, as tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem oferecer aos jovens uma perspectiva mais abrangente do mundo à volta. Mas existem riscos à saúde, quando se extrapolam os limites entre o real e o virtual, entre o público e o privado, entre a intimidade e o isolamento com a distorção dos fatos, de dados ou das imagens “reais”. A repercussão do uso excessivo ou inadequado destas tecnologias tem provocado efeitos no desenvolvimento de crianças e adolescentes tanto na saúde corporal como mental e comportamental, inclusive influenciando nos estilos de vida e nos relacionamentos sociais e sexuais.

Computadores nas escolas e universidades sem treinamento prévio dos professores podem significar avanço ou perigo à vista, assim como nas lan-houses ou mesmo na sala de qualquer família que nem sabe do que acontece no dia-dia de seus filhos.

Refletindo sobre essas questões, a coordenação de Telemedicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM-UERJ) tem realizado, desde 2008, sessões de videoconferências em parceria com o SIG Grupo de Interesse Especial em Crianças e Adolescentes, Saúde & Medicina, da Rede Universitária de Telemedicina, RUTE com a participação de várias instituições universitárias nacionais e internacionais. A partir deste trabalho, foi proposta a iniciativa de organizar, em parceria com o Centro de Estudos Integrados Infância, Adolescência e Saúde – CEIIAS e o Instituto Integral do Jovem – INJO, o I Encontro Internacional sobre o Uso de Tecnologias da Informação por Crianças e Adolescentes/Jovens Adultos: E.S.S.E. MUNDO DIGITAL, direcionado aos profissionais das áreas de saúde, tecnologia da informação, comunicação, educação, sistema de garantias de direitos, pais e demais interessados que lidem com crianças/adolescentes usuários das TIC.

Objetivo


O objetivo do Encontro é apresentar temas relevantes e promover debates com a participação de especialistas brasileiros e internacionais sobre como transformar o uso da internet numa fonte mais segura, ética, educativa e saudável de conhecimentos, além de uma ponte de diálogo entre as gerações. Dentre os temas que serão abordados, podemos citar:
  • Tecnoestresse e transtornos de comportamentos/dependência à internet
  • Cyberbullying, sexting, grooming, abusos on line, pornografia, pedofilia e exploração sexual
  • O papel da escola e da educação digital: queda ou melhora no rendimento escolar
  • Síndrome do olho seco e perdas de audição
  • Sedentarismo/obesidade/dietas e “receitas” digitais
  • Problemas de postura/lesão do esforço repetitivo (LER)
  • Auto-diagnóstico e auto-medicação
  • Violência online / Cybercrimes e Questões legais associadas ao uso da Internet
  • Inclusão e exclusão digital
  • Redes sociais
  • Rede Universitária de Telemedicina e Telessaúde
  • Direitos humanos e segurança na internet
  • Ética e valores na era digital
  • Benefícios e usos terapêuticos e preventivos das TICs

Dias 19 e 20 de abril de 2012
De 9:00 às 18:00 horas
Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Rua Visconde de Silva, 52 - Botafogo
Rio de Janeiro - RJ
www.cbc.org.br