FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 25 de março de 2012

Seminário "Mediação e Arte no Contexto Socioeducativo"

Seminário Mediação e Arte

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-lo a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Art. 227 da Constituição Federal Brasileira)

A Escola Guignard da UEMG, a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e a Associação dos Amigos da Escola Guignard, através do Projeto Artexpressão, promovem entre 28 e 30 de Março o seminário “MEDIAÇÃO E ARTE NO CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO”.

O projeto “Artexpressão” da Escola Guignard/UEMG, em parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Social, é desenvolvido com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade em unidades de internação e internação provisória. São atendidas as seguintes unidades: Centro de Internação Provisório Dom Bosco; Centro de Internação Provisório São Benedito; Centro Socioeducativo Santa Terezinha; Centro Socioeducativo Santa Helena; Centro Socioeducativo Santa Clara; Centro de Reeducação São Jerônimo; Centro Socioeducativo Justinópolis; Centro de Atendimento ao Adolescente, Unidade Socioeducativo Horto.

O projeto oferece oficinas em artes plásticas, dança e teatro, para nove unidades de internação e provisório em Belo Horizonte. Dentro das oficinas cria-se uma oportunidade de diálogos com esses jovens que é único e singular. São vários os adolescentes que aproveitam o momento das aulas para expressar opiniões, anseios, medos, desejos e esperanças. A abertura desse espaço/troca permite ao educador ouvir a opinião dos internos sobre sua condição de acautelado e suas perspectivas do futuro. Essa intimidade com o universo dos adolescentes traz à tona várias questões que sempre pontuam as reuniões da equipe do Projeto Artexpressão:
De que forma a arte contribui para a reinserção desse jovem? Qual sua contribuição no futuro desses jovens? Qual o limite de atuação da arte-educação? Qual é o limite e de que forma deve ser a ação do arte-educador em projetos como este?

O Seminário “Mediação e arte no contexto socioeducativo” faz um convite aos profissionais que atuam neste contexto, estudantes e professores interessados em discutir os desafios da atuação da arte-educação no sistema socioeducativo. Espera-se cultivar possíveis parcerias entre projetos sociais e redes de trabalho que valorizem a diversidade cultural, a pluralidade e apontem linguagens no atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Programação

DIA 28 MARÇO
-19h30 às 22h
• Mesa Institucional:
Reitor da UEMG - Prof. Dijon Moraes Jr
Pró-reitora de Extensão/UEMG - Vânia Costa
Diretor da Escola Guignard/UEMG – Benedikt Wiertz

• Palestra Beto Pacheco- Afroreggae/RJ
“A arte como estratégia de ação no atendimento a adolescentes em conflito com a lei”

DIA 29 DE MARÇO
19h30 às 22h
• Mesa Redonda:
“Arte-educador: o papel da mediação no contexto socioeducativo”
- Célia PECCI CENPEC-SP
- Renata Bittencourt-SP
- Educadores do Projeto Artexpressão

DIA 30 DE MARÇO
14h às 17h
• PIC-NIC – atividade com adolescentes dos centros de internação e educadores e convidados.

19h30 às 22h
Palestras: “Para além da medida socioeducativa”
Palestra- Peter Pal Pélbart –SP
Palestra- Cristiane Barreto- MG

LOCAL:
ESCOLA GUIGNARD/UEMG
Auditório da escola
Rua Ascânio Burlamaque 540
Bairro Mangabeiras

Inscrições gratuitas pelo e-mail:
seminariomediarte@gmail.com
Outras informações:(31) 3194-9302