FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 31 de março de 2012

Seminário Nacional de Microorganismos em Agroenergia


“Simpósio Nacional de Microrganismos em Agroenergia: da prospecção aos bioprocessos” é o título do evento que a Embrapa Agroenergia promove, nos dias 11 e 12 de abril, em Brasília. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Fundação Eliseu Alves, das Sociedades Brasileiras de Microbiologia (SBM), Genética (SBG) e Micologia (SBMy).
O desenvolvimento de bioprocessos baseados em microrganismos tem ganhado destaque pela necessidade de estabelecer processos industriais mais favoráveis ao meio ambiente que sejam economicamente viáveis. No campo da Agroenergia, eles já têm sido empregados largamente em processos fermentativos para a produção de biocombustíveis de primeira e segunda geração. Além disso, têm o potencial de ser empregados na produção de químicos com alto valor agreagado a partir da biomassa lignocelulósica.
Segundo João Ricardo Moreira de Almeida, pesquisador da Embrapa Agroenergia e coordenador do Simpósio, o objetivo do evento é “acompanhar e discutir o estado da arte e as principais oportunidades e desafios técnico-científicos para o desenvolvimento de bioprocessos por rota microbiana”.Alguns dos temas a serem abordados são o uso da biodiversidade brasileira e as estratégias de melhoramento genético de microrganismos para a fabricação de biocombustíveis e produtos químicos.
Já estão confirmados os seguintes palestrantes: Bernhard Seiboth (Vienna University of Technology - Áustria), Bruce Dien (ARS/USDA –EUA), Elba P. S. Bon (UFRJ), Frank Nadimi (Reverdia), Gonçalo Amarante Guimarães Pereira (Unicamp), Henrique Vianna de Amorim (Fermentec), Jean-Guy Berrin (INRA – France), Lidia Maria Melo Santa Anna (CENPES- Petrobras), Michael Rinelli (LS9 Brasil), Richard John Ward (USP/Verdartis) e Rogério Biaggioni Lopes (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia).


A programação preliminar já está divulgada no seguinte endereço: http://www.cnpae.embrapa.br/eventos/simposio-nacional-microrganismos/. As inscrições custam R$ 200,00, com desconto de 50% para estudantes, e devem ser feitas por meio de formulário que estará disponível em breve no mesmo endereço eletrônico. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail micro-agroenergia.cnpae@embrapa.br.
Embrapa Agroenergia
Agroenergia: focando em soluções - da biomassa à energia