FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 24 de março de 2012

X Congresso Internacional da Rede Unida


Realizada na cidade do Rio de Janeiro, de 06 a 09 de maio de 2012, a décima edição do Congresso terá como tema “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”, que será abordado em cinco eixos: Educação, Trabalho, Gestão, Participação e Rede Unida: trazendo para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde. Saiba mais em http://www.redeunida.org.br/congresso2012/


Phelipe Abreu


Na décima edição, o nosso Congresso tem, novamente, abrangência internacional e será realizado articuladamente com o 1º Congresso de Saúde Coletiva do Estado do Rio de Janeiro, cujo tema será “O campo da Saúde Coletiva no Estado do Rio de Janeiro e sua contribuição ao Sistema Único de Saúde: diálogos e compromissos em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)”. O 1º Congresso terá como eixos temáticos: Políticas de Saúde e Intersetorialidade; Saúde Coletiva e o cotidiano da atenção à saúde; e Saúde e Sociedade.

O 2º Fórum Latino-americano de Gestores e Trabalhadores de Atenção Básica/Primária em Saúde; o 2º Fórum Latino-americano de Participação Social em Saúde, Políticas Públicas e Educação Cidadã; e o 3º Fórum Latino-americano de Educação na Saúde acontecem, novamente, articulados com o Congresso da Rede.

O 1º Fórum Latino-americano de Agentes Comunitários de Saúde e o Seminário Internacional Rotas Críticas IV são outros destaques da extensa programação. Com o tema “Políticas e Experiências de Enfrentamento da Violência de Gênero”, a quarta edição do Seminário Internacional tem como objetivo a análise e o compartilhamento de experiências e políticas que incidem no ciclo da violência de gênero.

O 10º Congresso Internacional da Rede Unida

Seu principal objetivo é contribuir propositivamente com os processos de mudança na formação e desenvolvimento de profissionais da área da saúde, bem como na transformação do modelo de atenção à saúde e na busca da consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) em seus princípios e diretrizes.

A “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano” é o temário central da 10ª edição do Congresso, que busca retomar a história da Rede Unida, sua contribuição no cenário da educação na saúde e seu protagonismo nas mudanças na formação das profissões da saúde dos últimos anos, assim como discutir e propor novos cenários para o fortalecimento da atuação dos trabalhadores na implementação do SUS em diferentes territórios.

O conceito central para esta edição do Congresso é o de uma rede de encontros, com diferentes atores dos mais diversos vínculos compartilhando experiências, operando iniciativas de educação permanente, identificando novas perspectivas de atuação, avaliando a implementação de políticas e fortalecendo-se para a atuação em novos cenários de mudança na formação.

Por isso, o Congresso pretende operar como uma ‘mandala’ com a movimentação do quadrilátero formação/gestão/atenção/participação, como aponta a política de educação na saúde do SUS. E, neste sentido, a Rede Unida está empenhada em produzir na Cidade do Rio de Janeiro, com participação de todo o Brasil e de outros, um espaço que reflita sobre a saúde que estamos construindo em nossos cotidianos. A participação internacional amplia o leque de intercâmbios e a potência da produção de iniciativas.

Os congressos da Rede Unida são conhecidos por agregar um conjunto diversificado de atores, reunindo docentes e estudantes das profissões da saúde e relacionadas, trabalhadores dos serviços de saúde, residentes e representantes de organizações comunitárias, controle social e movimentos sociais para o debate em torno da saúde, da educação, do trabalho em saúde e da participação cidadã, na perspectiva do fortalecimento do SUS. Cada vez mais, todos esses segmentos de participação têm contribuído também para a organização do evento e para o sucesso do mesmo.