FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Artigos: Paulo Freire Declarado Patrimônio da Educação Brasileira



Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, Paulo Freire foi declarado patrono da educação brasileira. A lei foi assinada pela presidenta Dilma Roussefff e publicada ontem no "Diário Oficial da União". Na letra da lei: “O educador Paulo Freire é declarado Patrono da Educação Brasileira”.
Em 1921 nasceu em Recife o educador de grande expressão mundial no que concerne às práticas de ensino. Influenciou principalmente a pedagogia crítica. Sua didática era baseada na crença de que o aluno compreenderia melhor o objeto de estudo criando ele próprio o seu caminho, e não trilhando um já estipulado previamente.
Foi preso em 1964 durante o regime militar e exilou-se no Chile. De lá percorreu diversos países levando seu modelo de alfabetização. Retornou ao Brasil em 1979 após a publicação da Lei da Anistia e faleceu em 1997.
Paulo Reglus Neves Freire recebeu ao longo de sua vida 41 títulos de doutor honoris causa de diversas universidades conceituadas como Harvard, Cambridge e Oxford.