FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 15 de abril de 2012

Ciclo Pensar Hoje II: Pensar a Educação com Marco Lucchesi



O Acadêmico e Professor Eduardo Portella fala na Academia Brasileira de Letras sobre o tema “Pensar a Educação”. A palestra será a terceira do ciclo “Pensar hoje II”, sob coordenação do Acadêmico Marco Lucchesi. As conferências têm por objetivo debater as diversas formas de se pensar o mundo, a arte e a ciência. O evento está programado para o dia 17 de abril, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
De acordo com o Acadêmico Marco Lucchesi, o ciclo, assim como o anterior, o “Pensar hoje I”, “responde a uma demanda de verticalizar diversas questões, de aprofundá-las a partir de uma proposta dialógica, frente ao desafio das diversas formas de pensar hoje o mundo, a arte e a ciência, em seus diversos desdobramentos, sem perder de seu horizonte uma visão ética do próprio pensamento”. O ciclo atual terá mais uma conferência (na terça-feira seguinte, dia 24 de abril, no mesmo local e horário), sobre o tema “Pensar a Transcendência”, com o Acadêmico e Professor Tarcísio Padilha.
Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
Sexto ocupante da Cadeira nº 27 da ABL, o Acadêmico Eduardo Portella bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Concomitante ao curso de Direito, estudou em Madri, Paris e Roma. Estreou em livro, em 1953, com Aspectos de la Poesía Brasileña Contemporánea. Simultaneamente ao exercício acadêmico, ocupou inúmeros e diferentes cargos públicos no país. Desde 1956, quando foi nomeado Técnico de Educação, do Ministério da Educação e Cultura, até 1979, quando exerceu a maior função desse mesmo ministério, a de Ministro de Estado da Educação, Cultura e Desportos, sob Presidência de João Figueiredo. Publicou mais de 26 livros e mais de dois mil artigos e ensaios em jornais e revistas especializados, no Brasil e no exterior.