FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Exposição "Breves Terrenos"



Rafael Zavagli: Breves terrenos
22 de maio de 2012› 23 de junho de 2012
Galeria
Rafael Zavagli


“Breves Terrenos para uma Pintura” apresenta uma série de trabalhos resultantes da reflexão sobre as relações entre o espaço, o lugar*, a paisagem e suas constantes transformações funcionais e estéticas, questionando os papéis pré-estabelecidos por seus habitantes para os mesmos.
Em tais relações, pretende-se que os ambientes, no momento em que são abordados, sejam entendidos como “espaços transitórios”, adquirindo ou se destituindo de um caráter de “lugar funcional e familiar” e, nos limites do espaço pictórico, passem a obter instantaneamente outras leituras e significados. Em “It’s a dog house”, por exemplo, o espaço genérico verde (grama) depois de gradeado (casa do cachorro), se torna um “lugar”, um ambiente reorganizado estética e funcionalmente.
Ocupação, transformação e delimitação de espaços dessa ordem incorporam outros significados quando transportados para a tela. As imagens em grandes dimensões, presentes enquanto pintura, se tornam mais do que registros visuais - aqueles que detêm a memória de um tempo específico - para se tornar também um meio de refletir, em suas muitas especificidades e com uma abordagem contemporânea, sobre o gênero “pintura de paisagem”.
*A escritora e curadora Katia Canton cita no texto “O lugar da arte” os conceitos de espaço e lugar segundo o pensamento do sociólogo britânico Anthony Giddens: a palavra espaço é utilizada genericamente enquanto o lugar se refere a uma noção específica e familiar de espaço.

Rua Teixeira de Melo, 31c - Ipanema - Rio de Janeiro - Brasil - 22410-010 | t/f + 55 21 2513 2074
© 2011 Galeria Laura Marsiaj