FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Exposição "Daqui se Vê"



Há exatos 10 anos Renan Cepeda inaugurava uma individual na galeria Anita Schwartz, onde expôs pela primeira vez suas paisagens cariocas feitas em filme infravermelho. A mostra foi sucesso de público, crítica e vendas e tornou-se um marco para a fotografia brasileira, pois até então nunca um fotógrafo proveniente do fotojornalismo havia entrado no mercado de arte tradicional. A exposição encorajou outros profissionais a mostrarem seus trabalhos para o mercado consolidando o espaço da fotografia no cenário das artes visuais no Brasil. Cepeda seguiu fotografando, expondo e ganhando prêmios no Brasil e no exterior.
Na exposição “DAQUI SE VÊ”, que inaugura dia 12 de abril (quinta-feira), na Tramas Galeria de Arte, Renan Cepeda apresenta 16 fotografias inéditas, em diversos formatos, resultado de seu trabalho realizado na última década. O artista traz novos pontos de vista da paisagem carioca, em imagens que parecem ter a intenção de deixar velada a época em que foram realizadas, conferindo uma atmosfera de sonho e de atemporalidade, efeitos do filme infravermelho. “Vivemos em uma cidade feia encravada num lugar naturalmente maravilhoso, que nunca vai se deixar dominar”, acredita Renan Cepeda. “É a beleza vencendo o caos, um fenômeno que pretendo provar ser possível”, conclui.

A fotografia em filme infravermelho

Capturar estas imagens é um processo complicado: o fotógrafo carrega e descarrega a câmera em escuridão total, pois a radiação infravermelha (IV) contida na luz visível, por menor que esta seja, pode velar o filme. Nem a bubina pode receber luz. Além disso, como o cumprimento de onda da radiação infravermelha é mais longo que a da luz visível, a imagem tende a se projetar atrás do plano do filme, necessitando um ajuste do anel de foco para posicioná-la corretamente em foco. Pencas de filmes são necessárias a cada passo no aprendizado sobre fotografia IV. Já que não há como medir a quantidade de radiação presente no ar no momento da foto e os fotômetros só medem a intensidade da luz visível, grande número de exposições devem ser feitas a cada cena. A intensidade de IV na atmosfera pode variar pela hora do dia, dia do ano, latidude no hemisfério e, claro, cotação do dólar.
Tantas dificuldades e complexidades desafiam fotógrafos interessados em trabalhar com filme infravermelho. No Brasil, as dificuldades são maiores ainda. Mesmo depois de ter seu uso liberado aos civis, usar o artigo é luxo no país. O produto é importando e não é mais fabricado. Cepeda usa filmes vencidos que guarda no estoque de seu refrigerador.

World Photography Award 2012

Muito conhecido por seu trabalho desenvolvido com a técnica light painting – que investiga há mais de dez anos em cenas noturnas, usando lanternas, canetas laser e papel de bombom – Renan Cepeda foi o único brasileiro nominado finalista do World Photography Award 2012. O prêmio, considerado o “Oscar” da fotografia mundial, terá premiação em noite de gala, em Londres, no dia 26 de abril. O trabalho de Cepeda foi escolhido dentre 8 mil projetos provenientes de 171 países inscritos neste concurso que só aceita fotógrafos profissionais. A série premiada foi Knight Paintings, trabalho recente do fotógrafo realizado com castelos abandonados no interior da Espanha, utilizando a técnica light painting. O fotógrafo é finalista na categoria Still Life.


DAQUI SE VÊ
Abertura: 12 de abril – às 19h
Exposição: 13 de abril a 2 de maio
Segunda a sábado, das 11 às 18 horas
Local: Tramas Galeria de Arte, Shopping Cassino Atlântico (Av. Atlântica, 4.240, loja 219)
Tel: (21) 2287-2036
Classificação: Livre – Entrada franca