FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Exposição Primeira Vista 2012




A galeria Amarelonegro Arte Contemporânea apresenta mais uma edição da exposição Primeira Vista. Criada para apresentar novos nomes na galeria, nessa edição especial PRIMEIRA VISTA 2012 são convidados artistas já com grande importância no cenário contemporâneo. Adriana Barreto, José Lourenço, José Rufino, Vicente de Mello e Zalinda Cartaxo passarão a integrar o elenco da amarelonegro mostrando em plena maturidade o frescor de suas produções. A amarelonegro apresenta também a jovem artista Mariana Moysés com um site específc.

Adriana Barreto estará representada por uma escultura, que transita na esfera da pintura. Na sua tridimensionalidade está latente, ainda, o plano da bidimesionalidade. Também a cor é um elemento relevante. A sutil corporeidade da sua obra exige um equilíbrio que revela, simultaneamente, a sua fragilidade: parte de sua estrutura tombou ao chão. Tempo e devir são recorrentes no trabalho da artista.

José Lourenço finca o pé no Rio de Janeiro com pinturas sobre papel inéditas, vindas de Portugal especialmente para essa exposição. São elas detalhes arquitetônicos, que também podem ser detalhes de suas próprias pinturas e que nos revelam uma fatura europeia pouco comum no Brasil.

José Rufino mostra pequenas esculturas, diferentes da instalação DIVORTIUM AQUARIUM atualmente em cartaz no CCBB Rio de Janeiro que ocupa a sala inteira. Não menos importantes, as obras estão carregadas de memórias da mesma forma que vemos nas suas grandes instalações. São raízes, foices, caixas antigas, miniaturas..., são assamblagens onde o artista na verdade cola memórias locais, sócio culturais e políticas comuns a todos nós.

Vicente de Mello apresenta fotografias da série STROBO. A partir de uma referencia real que são os fenômenos espaciais conhecidos e divulgados e das imagens de guerras modernas, a série é realizada da simples observação da queima de fogos de artifício, é a transformação de um momento prazeroso em uma extraordinária viagem de criação ou destruição, onde cometas e suas caudas de fogo, explosões de big bangs, universo em expansão, choque de meteoros e planetas, bombas, mísseis, rastros de torpedos, são reinterpretados por um pensamento sensível, sobre a celebração e a tragédia que se inscrevem em uma trajetória de luz no céu e no infinito.

Zalinda Cartaxo apresenta fotografias de uma série na qual a artista reconstrói o espaço arquitetônico ao inverter sua estrutura original. Somam-se a isto as relações fenomenais da luz com a arquitetura, numa espécie de memória da estrutura tradicional da pintura ocidental. O confronto entre realidade construída e natural é visível.

Mariana Moysés numa espécie de brincadeira e despojamento artístico entrega ao público um site específc, composto por pequenos desenhos em post-it, onde por um real pode-se levar um pedaço da obra até que ela se esvaia totalmente. Mariana não deixa de tirar partido do entorno, comercio local formado por pequenas lojas varejistas, como armarinhos e papelarias, locais de destino mais provável para o mesmo um real.




PRIMEIRA VISTA 2012
Artistas: Adriana Barreto, José Lourenço, José Rufino, Mariana Moysés, Vicente de Mello e Zalinda Cartaxo
Local: Galeria Amarelonegro Arte Contemporânea
Endereço: Av. Visconde de Pirajá, 111, loja 01 e 02, Ipanema
Abertura: 17 de abril às 19h
Exposição: 18 a 30 de abril de 2012.
Tel: 55 21 2549 3950 / 55 21 9945 4362
E-mail: amarelonegro@amarelonegro.com
Funcionamento: Segunda a Sexta, de 14 às 19h, Sábado, de 11 às 16h