FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 29 de abril de 2012

Exposição "Sublimações"



O artista plástico carioca Rogério Tunes abre, no dia 03 de maio, a exposição individual “Sublimações”, no Espaço Ernani Arte e Cultura, em Botafogo. Serão 22 trabalhos inéditos, que vão de uma pequena escultura (múltiplo 20 X 20 cm) até uma grande escultura com três metros de altura, passando por telas de 60 X 80 cm a 150 X 200 cm e assemblages de 150 X 200 cm. Como Tunes define, as obras expostas confirmam uma caligrafia própria, construída em seus 12 anos de carreira.
O trabalho abstrato de Tunes se caracteriza pelo contraste de cores, formas e volumes. Classificada como uma pintura abstrata informal, de cunho expressionista, é feita com pinceladas vigorosas e arremessos cromáticos. Seu processo criativo começa com o preparo das tintas acrílicas e é extremamente livre, guiado apenas pelas emoções do artista.
Sua formação acadêmica em artes gráficas, e a temporada em que viveu em Nova York, no inicio da década de 80, foram alguns dos fatores que influenciaram Rogério Tunes como artista, assim como o trabalho de Pollock e De Kooning.
Essa é a segunda individual de Tunes no Espaço Ernani Arte e Cultura. Ao final da exposição, o artista segue para uma temporada de seis meses na Europa, entre Nice, na França, Montecarlo, em Mônaco e Ventimiglia, na Itália, onde expõe seus trabalhos.
Sublimação
Para a teoria psicanalítica, a sublimação é o mecanismo de defesa pelo qual a energia inerente a impulsos primitivos ou inaceitáveis é transformada e dirigida a objetivos socialmente úteis, visando preservar o Ego.

Espaço Ernani Arte e Cultura – Rua São Clemente, 385, Botafogo – De segunda a sábado, das 10h às 19h. Tel.: (21) 2539-2637. De 03 a 25 de maio. www.ernaniarteecultura.com.