FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 15 de abril de 2012

Lançamento do Livro"Três Anjos Mulatos do Brasil"



A genialidade de três dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos – Aleijadinho, Mestre Valentim e Padre José Maurício – foi o mote de inspiração para o artista contemporâneo Rui de Oliveira, que reuniu biografias de cada um destes mestres absolutos em Três Anjos Mulatos do Brasil, que acaba de ser lançado pela Editora FTD.
Após um minucioso trabalho de pesquisa e apuração, Rui retrata, através de palavras e riquíssimas ilustrações, a trajetória de dois artistas plásticos e um músico que possuíam algo em comum – o fato de serem mulatos. Os três “anjos” brilharam em uma época em que o País ainda era uma colônia inexpressiva no ponto de vista cultural e buscava afirmação como nação.
Para as ilustrações – que são um espetáculo à parte – o autor pensou em cada detalhe. Realizou diversos estudos como o de mãos, para ilustrar Valentim, e de reza, para retratar a nora de Aleijadinho empunhando um terço. Rui ainda pesquisou pinturas com músicos como Wolfgang Amadeus Mozart para reconstruir cenários; mobílias características do barroco e desenhos de negros do período colonial. Ao final da obra, o autor comenta algumas técnicas usadas em determinadas páginas.
Os três anjos
Padre José Maurício foi o mais importante músico do período colonial. Garoto prodígio, na infância, tocava cravo sem jamais ter estudado o instrumento. Compôs mais de quatrocentas músicas, algumas consideradas obras-primas, entre peças sinfônicas, aberturas, óperas, hinos e outros gêneros musicais.
Mestre Valentim foi também um dos maiores artistas do século XVIII. Com sua obra marcada pela escultura, entalhe, cinzelagem, ourivesaria, paisagismo, arquitetura, urbanismo e desenho, Valentim fez uso de temas exuberantes da fauna e flora brasileiras.
O maior escultor do Barroco brasileiro, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, compõe o grupo dos três mulatos de Rui. Também arquiteto e entalhador, apesar da doença que comprometeu principalmente suas extremidades, deixou uma obra de extraordinária riqueza.
Através destes três personagens, Rui apresenta em Três Anjos Mulatos do Brasil mais do que um livro de biografias, uma verdadeira obra de arte.



Serviço:
Três Anjos Mulatos do Brasil
Autor e ilustrador: Rui de Oliveira
Páginas: 56

Bloocks Livraria
Botafogo-RJ
Em 19/04/21012, às 18hs www.ftd.com.br