FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Rio World Nutrition 2012



O tema geral do congresso é Conhecimento, Política e Ação, o que significa a tradução da melhor evidência para políticas e programas efetivos que protejam, preservem e melhorem a saúde das populações em todo o mundo.
O World Nutrition Rio2012 abordará os enormes e complexos desafios contemporâneos postos para aqueles com que atuam na área de alimentação e nutrição em saúde coletiva. Todas as sessões do congresso foram concebidas de forma a garantir o diálogo e o debate, sendo, também, um espaço para que os participantes compartilhem suas experiências, boas e más, para que possamos atuar de forma melhor no futuro.
Reunindo acadêmicos, gestores, profissionais e ativistas, a ambição do World Nutrition Rio2012 é representar um novo começo para a área de alimentação e nutrição em saúde coletiva, com vistas a torná-la apta a enfrentar os desafios deste século.

O tema do congresso Rio2012 é Nutrição Mundial: Conhecimento, Política e Ação. Com isso, afirma-se que diferentes conhecimentos, incluindo evidências advindas de pesquisas científicas convencionais e também de tradições ou de outras fontes, são necessárias para garantir políticas racionais e ações efetivas. Além disso, o conhecimento por si não é suficiente para enfrentar os desafios que atualmente confrontam a nutrição em saúde pública. Estratégias políticas precisam ser implementadas, avaliadas, e, dessa forma, continuamente fortalecidas. Esse processo cíclico é a base do design em espiral que simboliza o congresso.
Para desenvolver esse tema geral, o congresso será focado em 6 áreas:
1. Sistemas alimentares justos e com diversidade alimentar
2. Políticas de alimentação e nutrição
3. Meio ambiente e segurança alimentar e nutricional para todos
4. Determinantes e ameaças à saúde
5. Estratégias e intervenções de sucesso
6. Natureza e fortalecimento da nutrição em saúde pública

Propósito
O congresso irá discutir e debater os inúmeros desafios e crises da nutrição em saúde pública que confrontam aqueles no poder e em situação de tomada de decisão política nas esferas multinacionais, organizações da sociedade civil e de interesse público, governos nacionais e a indústria, assim como relevantes associações profissionais, a comunidade acadêmica, trabalhadores que atuam no campo e grupos da comunidade. O evento pretende ir além e se propõe a discutir, firmar e pactuar acordos a serem levados à frente após o congresso.
Rio2012 irá abordar os determinantes básicos e fundamentais dos sistemas alimentares e dos padrões alimentares, e, assim, de doença, saúde e bem-estar, bem como suas causas imediatas. Também serão levados em conta os determinantes sociais, econômicos, políticos, ambientais, além dos determinantes biológicos da nutrição e da saúde.

Princípios
• Abrangência. Nutrição em saúde pública é uma parte integral da saúde pública, além de ser uma disciplina bioquímica. Como está afirmado na Declaração de Giessen, ela precisa se basear em princípios éticos, assim como evolucionários, ecológicos e de justiça social, e levar em conta a história e a tradição. Suas dimensões são social (incluindo política e cultural), econômica e ambiental, além de biológica e comportamental.
• Colaboração. Todos os atores relevantes precisam trabalhar em conjunto e concordar com políticas racionais de interesse público, concebidas como a base para ações efetivas. Rio2012 será uma oportunidade para o debate e a discussão, e também para a construção de acordos a serem levados à frente, ao invés de uma reunião na qual especialistas falam a um público. Isso se reflete em toda a estrutura e natureza do programa do congresso.
• Interação. Haverá um espaço no congresso para pódios e palanques. Mas todas as apresentações formais irão incluir tempo substancial reservado para contribuições interativas e discussões, e muitas sessões serão interativas integralmente. O congresso terá traduções simultâneas em português e inglês, além da facilidade de acesso remoto interativo para as sessões plenárias.
• Independência. O congresso está sendo financiado pelas taxas de inscrição, pelo governo e outros órgãos públicos e empresas privadas que não possuem interesse comercial ou outro interesse em alimentação e nutrição. Ele é apoiado pelo governo federal brasileiro e outras agências governamentais, pela cidade do Rio de Janeiro e suas agências, e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a anfitriã do congresso.
• Empoderamento. O congresso tem o compromisso de empoderar os futuros líderes na profissão de nutrição em saúde pública e também de reconhecer e dar destaque à comunidade e a outros trabalhadores da base. Ele irá assegurar que estudantes e jovens profissionais e, também, os trabalhadores da comunidade estarão plenamente envolvidos no seu programa, como eles já estão envolvidos em seu planejamento. Esse processo também está sendo projetado para ser amplificado após o término do congresso.

Ambição
Rio2012 está sendo projetado para ser um novo começo para a nutrição em saúde pública, para torná-la apta a enfrentar os desafios deste século. Dentre estes podem ser identificados: a crise interligada de economia, ambiente, energia e alimentos; a globalização econômica; o aumento da população mundial; as mudanças climáticas; e a piora na situatao de desigualdade. O clímax do congresso será o conjunto de acordos firmados, bem como a Declaração do Rio sobre Nutrição em Saúde Pública, planejada para ser a base de políticas racionais e programas eficazes. Estes documentos deverão orientar o trabalho a ser progredido após o congresso até que o sucesso seja alcançado.



UERJ
Campus Francisco Negrão de Lima
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Rio de Janeiro, RJ. CEP 20550-900

http://www.uerj.br/institucional/
http://www.uerj.br/fotos.php