FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 15 de abril de 2012

Semana Muniz Sodré na UFRJ. Comemorando seus 70 anos



O evento, promovido pelo LECC, tem a coordenação geral da professora Raquel Paiva, coordenadora do LECC – ECO/UFRJ e que também mediará a mesa de abertura. Diversas gerações de discípulos de Sodré participarão das discussões temáticas em torno de sua obra. Entre os palestrantes convidados pesquisadores renomados como o historiador e escritor, Joel Rufino dos Santos (UFRJ), Maria Immacolata Vassalo de Lopes (USP), e o professor Juremir Machado (PUC-RS), jornalista, historiador. A conferência de abertura será feita pelo pesquisador francês Henri-Pierre Jeudy.

Em diálogo com os demais saberes da prática jornalística, literatura e da cultura popular, serão realizados debates sobre a vida pública de Sodré. Entre os participantes estão o jornalista Alberto Dines (Observatório da Imprensa) e Cícero Sandroni (ABL). A riqueza das relações do intelectual com a cultura popular e o campo das artes também é expressiva em sua obra e será representada pela participação do Mestre Camiseta (capoeira).

Por fim, com o objetivo de estimular novas gerações de pesquisadores do Campo, influenciadas pelo homenageado, serão ministrados minicursos, pelos atuais orientandos de Sodré do curso de Doutorado em Comunicação do PPGCOM-ECO/UFRJ e pelos discípulos do autor, doutorandos do Programa, todos pesquisadores do LECC.

O objetivo geral do evento é propiciar a pesquisadores, professores e profissionais interessados instrumentos teóricos, intelectuais e práticos necessários ao desenvolvimento e à multiplicação do conhecimento, bem como o pensamento crítico e a perspectiva interdisciplinar. A programação completa do evento e todas as informações referentes às inscrições serão divulgadas em breve.


Sobre o Homenageado

Muniz Sodré de Araújo Cabral, nascido em 12 de janeiro de 1942, no município de São Gonçalo dos Campos (BA), é o que se pode chamar de um genuíno pensador brasileiro. Autor de mais de 30 livros, Sodré reúne em sua carreira extensa produção acadêmica nos campos da cultura e da Comunicação, o que o consagra como professor e pesquisador. Além disso, Sodré possui uma biografia política como jornalista-militante e o trabalho público-administrativo, como presidente da Biblioteca Nacional. Sua obra contempla o campo da Comunicação, Literatura, Filosofia, Educação, e reflete as mais diversas temáticas em um conhecimento múltiplo, fruto de sua experiência acadêmica, somado ao aprendizado adquirido na vivência com mestres da sabedoria e da cultura popular.


Semana Muniz Sodré: De 16 a 20/04/2012, das 10h às 18h, no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – aberto a interessados, mediante inscrição.