FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 12 de abril de 2012

VII Seminário Beagalê: Leituras e escritas Incomodas



De 17 a 19 de abril, acontece o 7º Seminário Beagalê com o tema “Leituras e Escritas Incômodas”, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail beagale@pbh.gov.br.
 As mesas de debate abordarão a literatura, sua escrita, leitura e publicação frente ao discurso considerado “politicamente correto”, que tenta pasteurizar as artes, entre elas a literária, tirando de circulação temas delicados como morte, violência, sexualidade, racismo e tantos outros. O Seminário fará também um diálogo sobre as produções literária e editorial destinadas ao público infantil e juvenil em tempos de crescente patrulha pelo politicamente correto, questionando se a literatura tem alguma finalidade para além de proporcionar prazer e permitir amplas e contraditórias visões sobre a vida e o mundo.
 Para debater estes temas, o 7º Beagalê recebe pesquisadores e grandes nomes da literatura nacional. Estarão presentes os escritores Ricardo Azevedo, Marçal Aquino, Francisco de Morais Mendes, Leo Cunha, José Rezende Jr. e Elvira Vigna; a especialista em literatura infantil e juvenil Dolores Prades; os professores Sérgio Alcides e Maria da Conceição Carvalho.


 Programa


Dia 17, às 16h – Abertura oficial do 7º Seminário Beagalê
 Dia 17, às 16h30 – Literatura: modos de usar?
 Conferência de abertura com o escritor e ilustrador Ricardo Azevedo. Doutor em Teoria Literária, o autor discutirá a função social da literatura. Ela poderia servir à educação? A uma ideologia, a uma causa, a uma injustiça cometida, a um crime? E se não tem utilidade, literatura para quê? Se eu não uso, não estarei sendo usado?
 Mediadora: Daniela Figueiredo / FMC
 Dia 18, às 9h – Mesa 1: Escrever e publicar para crianças e jovens
Dolores Prades, especialista em literatura infantil e juvenil, gestora e consultora na área editorial, e Leo Cunha, escritor e jornalista, ganhador dos prêmios Jabuti, FNLIJ e João-de-Barro, debatem com os participantes a postura do mercado e dos escritores diante dos temas incômodos em livros para crianças e jovens. Haverá resignação diante do politicamente correto que acabou por criar uma “censura tácita” a partir do direcionamento das compras governamentais – que mantêm as editoras e os autores? As crianças e os jovens devem ser protegidos de temas que fazem parte da existência: perdas, tristeza, abandono, violência, racismo, sexualidade?
 Mediadora: Fabíola Farias / FMC

Dia 18, às 14h – Mesa 2: Literatura: modos de ler
 Sérgio Alcides, escritor e professor da Faculdade de Letras da UFMG, e Maria da Conceição Carvalho, professora e pesquisadora da Escola de Ciência da Informação da UFMG, debatem os problemas para a fruição da leitura e como evitar que a arte literária se transforme em um bem de consumo.
 Mediador: Rodrigo Teixeira / FMC

Dia 19, às 9h – Mesa 3: Leituras incômodas
 Marçal Aquino, escritor e roteirista de cinema premiado, e José Rezende Jr., escritor e jornalista (vencedor do Prêmio Jabuti em 2010), entram no cerne da discussão sobre leituras incômodas. Se há temas que pouco transitam pela literatura, onde eles estão? E quem são os seus leitores? E os leitores “compulsórios”, como alunos, professores e pais? Como e quando eles leem esses temas que incomodam a literatura?
 Mediadora: Simone Teodoro / FMC

Dia 19, às 14h – Mesa 4: Escritas incômodas
 Elvira Vigna, Escritora, ilustradora e jornalista, e Francisco de Morais Mendes, escritor e jornalista, debatem se é verdade que alguns temas poderão um dia sumir das prateleiras de livros. O que pensam os escritores sobre isso? Haverá uma postura de “resistência”, de reafirmação junto a eles? Ou a literatura poderá sobreviver sendo apenas confortável?
 Mediador: Diego D´Ávila / FMC

17 a 19 de abril de 2012
 Terça a quinta-feira
 Horário: vide programação
 Local: Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte
 Rua Carangola, 288, Santo Antônio
 Inscrições gratuitas
 Inscrições:
beagale@pbh.gov.br
 Informações para o público: (31) 3277-1959 / 3277-8658