FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Workshop Oficina da Memória 2012



Falhas de memória – uma das queixas mais freqüentes de adultos idosos! Para proporcionar à nossa clientela uma intervenção segura e eficaz, melhorar seu desempenho mnésico, levando-a a conquistar maior qualidade de vida, foi criada a OFICINA DA MEMÓRIA.
Após um ano de estudos, motivamo-nos a organizar em nosso consultório um grupo piloto com adultos acima de 55 anos que desenvolveu o trabalho da Oficina durante dois semestres. Os resultados obtidos, muito ricos e semelhantes àqueles descritos na literatura pesquisada por nós, deram-nos a certeza de que estávamos no caminho certo: constituiu-se, assim, oficialmente a Oficina da Memória – Grupo de Otimização das Funções Cognitivas de Adultos Idosos.
A partir de março de 1991, em nossa sede, na Tijuca, a Oficina da Memória oferece cursos para turmas de 10 a 15 pessoas a cada quatro meses. Trabalhamos os mecanismos de aprendizagem, estimulando as diversas funções cognitivas por meio de jogos, problemas de raciocínio lógico e abstrato, teatralização, desenho e mnemotécnicas.
Logo, adultos mais jovens e também adolescentes – parentes e amigos de nossos alunos – procuraram-nos para participar dos cursos da Oficina, visando alcançar melhor desempenho nas atividades pessoais, escolares e profissionais. A expansão do nosso público-alvo ampliou nosso universo de interesses e estudos. Ao investigar e observar a influência dos diversos fatores na performance de nossos clientes, ultrapassamos os limites da cognição e constatamos que o afeto, a motivação e a criatividade são primordiais na expressão das potencialidades humanas.
Nesta época, profissionais de Recursos Humanos e Treinamento, na busca de novos instrumentos de intervenção, começaram a freqüentar nossos cursos; imediatamente, solicitaram-nos “pacotes de treinamento” para serem realizados nas empresas.
Desde agosto de 1993, a Oficina da Memória faz parte do projeto Universidade da Terceira Idade (UnATI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – uma proposta inovadora e ousada, dirigida pelo Dr. Renato Veras -, destacando-se na área de Educação para Saúde pelo interesse despertado e pelos bons resultados atingidos.
O mergulho na área de pesquisa foi uma conseqüência natural do ingresso na universidade, onde encontramos apoio, incentivo e orientação para o desenvolvimento de nossos projetos.
Atualmente, a Oficina da Memória é um grupo de estudos e de pesquisa das potencialidades humanas, que se dedica particularmente à otimização de recursos cognitivos de adultos idosos. Na UnATI/UERJ desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino, de Extensão e de Pesquisa para pessoas com mais de 60 anos; no setor privado, oferece cursos e atendimento individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Nesse evento serão apresentados tópicos importantes para a conquista de um estilo de vida pró-vitalidade cognitiva e discutidas estratégias para otimizar a memória no cotidiano. Tudo isso a partir de uma abordagem teórica e vivencial em um contexto onde ciência, arte e o lúdico se unem para dinamizar a aprendizagem.

Data: 25 de abril de 2012 às 14h30
Local: UERJ – Teatro Odylo Costa Filho
End: R. São Francisco Xavier, 524 – Maracanã/RJ
Direcionado a pessoas de todas as idades interessadas pelo assunto.
Inscrições gratuitas no dia e local.