FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 6 de maio de 2012

Artigos: O Vilão Colesterol


Colesterol é um tipo de gordura produzido pelo fígado. Ele também está contido em certos alimentos que comemos, tais como ovos, carnes e derivados de leite. Quando você come estes alimentos freqüentemente, a taxa de colesterol em seu sangue aumenta, porque seu fígado transforma as gorduras saturadas em colesterol. A lipoproteína de baixa densidade (LDL) é o principal transportador de colesterol no sangue.

Existem, vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Colesterol é uma espécie de "gordura do sangue", e como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Daí, o colesterol precisar de "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções. A associação dá origem às chamadas lipoproteínas, essas sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sangüínea. As lipoproteínas, ou como se costuma popularmente chamar, o colesterol assume algumas formas: “Bom colesterol e de “Mau Colesterol”“.
O colesterol a mais pode ser depositado nas suas artérias , e pode fazer com que estes mesmos vasos se tornem estreitos. A quantidade de colesterol nas paredes de uma artéria pode ser tão grande, que a artéria fica entupida e o sangue não consegue passar. Se uma artéria que leva sangue para o coração ficar entupida, a pessoa pode ter um ataque Cardíaco . Se uma artéria que leva sangue para o cérebro ficar entupida, a pessoa pode ter um derrame.


O Bom colesterol (HDL), retira o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo. Por isso é chamado de "bom" colesterol. Já o Mau colesterol (LDL), faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, favorecendo que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Por isso ser também chamado de "mau" colesterol.

Onde encontramos

* Leite integral, creme de leite e derivados.
* Manteiga, queijos amarelos, maionese, molhos prontos para salada.
* Bacon banha de porco.
* Fígado, coração, língua, miolo, pé, moela, pele dos animais, gordura aparente das carnes.
* Picanha, cupim, contra-filé, carne de porco.
* Lingüiça, salsicha, hambúrguer.
* Presunto, mortadela, salame, copa, salsichão, patês enlatados.
* Frutos do mar
* Salgadinhos de pacote.
* Pastel, folhados, pães recheados, biscoitos amanteigados.
* Gordura de coco, azeite de dendê, gordura vegetal hidrogenada.
* Gema de ovo.
* Frituras.
* Sobremesas

Bibliografias:


http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab99/hipercol/indice.htm