FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 19 de maio de 2012

Artigos: Relações da Poupança Pública com a Economia Brasileira





O presente artigo tem como objetivo analisar  as relações entre poupança pública e crescimento econômico, motivada pela importância do estudo para o entendimento dos fatores incentivadores do desenvolvimento e pela quase absoluta originalidade do tema. Depois de uma revisão analítica de modelos de crescimento econômico investigativos dos impactos do setor público sobre as taxas de desenvolvimento, análise teórico-descritiva das relações entre poupança pública e crescimento mostrou que a poupança é um indicador de sustentabilidade fiscal mais completo do que o superávit primário e tende a apresentar efeitos mais positivos sobre o comportamento do produto do que o superávit operacional. 


A subseqüente análise econométrica dos efeitos da poupança pública sobre o crescimento econômico baseou-se em hipóteses retiradas do exame descritivo da evolução de algumas variáveis públicas e da taxa de crescimento per capita para uma série de países, estimando modelos de regressão múltipla para um painel de 38 nações, entre desenvolvidas e em desenvolvimento. As equações estimadas e os testes de robustez dos resultados comprovaram, a elevados níveis de confiança, a hipótese de relação positiva entre as taxas de poupança pública e de crescimento econômico per capita, além de fornecerem resultados interessantes e consistentes sobre a forma de associação do desenvolvimento a outras variáveis. A conclusão central foi que um aumento de uma unidade na taxa de poupança pública deve levar, em média, a uma elevação de 0,17 unidades na taxa de crescimento econômico per capita, reforçando o argumento de que um importante indicador fiscal a ser monitorado pelos governos com o objetivo de atingir taxas mais elevadas de crescimento sem descuidar de suas finanças é a poupança pública.


Depois de se apontar as possíveis causas da desigualdade e os principais modelos que estudam os efeitos que a diferença de rendimentos pode ter sobre o crescimento, aplicam-se, especialmente, modelos não-lineares para dados em painel com o intuito de descobrir a real relação entre essas variáveis no Brasil. Após realizar esses testes para o caso brasileiro mostrou-se que a relação negativa entre a desigualdade e o crescimento aparece com grande regularidade empírica, e, além disso, observou-se que variações na desigualdade, em qualquer direção, estão associadas com uma menor taxa de crescimento no período seguinte.


A Poupança é o investimento mais tradicional e seguro do mercado. Além de proporcionar ao investidor renda líquida de T.R. (Taxa Referencial) + 0,5% a.m., a cada 30 dias, a Poupança oferece ainda outras vantagens, confira a seguir.

  • Contratação simples, com possibilidade de depósito em qualquer dia do mês;
  • Garantia do FGC (Fundo Garantido de Crédito) até o limite de R$60 min por CPF;
  • Isenção de Imposto de Renda para Pessoa Física;
  • Reembolso para CPMF para os recursos que permanecem aplicados por mais de 90 dias, contratados a partir da data de aplicação (para pessoa física);
  • Pode ser aberto para menores de idade;
  • Não é preciso ser correntista.
Para quem se destina? Para Pessoas Físicas e Jurídicas que buscam segurança para a realização de seus projetos, sem exposição aos riscos do mercado.
Apesar de ser classificada como o investimento mais tradicional e seguro do mercado, a Poupança não é o tipo de investimento mais adequado na maioria das vezes. Pelo fato de existirem outros tipos de investimento seguros com rentabilidade maior que a da Poupança no médio e longo prazo, a Poupança é mais adequada para as pessoas que precisam ter a possibilidade do resgate de seu investimento a qualquer hora, independente do tempo em que seu recurso está aplicado.
Related Posts with Thumbnails