FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 12 de maio de 2012

Artigos: Sobre o Arcadismo 2

arcadismo literatura Arcadismo/Neoclassicismo: Poetas, Contexto Histórico e Características


O Ano de 1768 é considerado a data inicial do arcadismo no Brasil, com dois fatos marcantes: a fundação da arcádia Ultramarina, em Vila Rica; a publicação de obras, de Cláudio Manoel da Costa.
A Escola Setecentista desenvolve-se até 1808 com a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, que com suas medidas político - administrativas, permite a introdução do pensamento pré - romântico no Brasil.
No inicio do século XVIII da-se a decadência do pensamento barroco, para o exagero da expressão barroca havia cansado o publico e a chamada arte cortesã que se desenvolvem desde a Renascença, atinge em meados do século um estágio estacionário e mesmo decadente, perdendo terreno para o subjetivismo burguês; o problema da ascensão que procura a pureza e a simplicidade das formas clássicas; no combate ao poder monárquico, os burgueses cultuam o “bom selvagem” em oposição ao homem corrompido pela sociedade do. Ancien Régime. 


Na Inglaterra e na França surge, em meado do século XVIII, uma burguesia que passa a dominar economicamente o estado, através de um vasto comercio  ultramarino e da multiplicação de estabelecimentos bancário, assenhorados-se mesmo de uma parte da agricultura.
A velha Nobreza arruina-se; os religiosos, com suas polêmicas, levam os problemas teológicos ao descredito. Em toda a Europa tais circunstancias são semelhante e as influencia do pensamento burguês se alastram.


A ARCÁDIA Lusitana tinha por lema a frase latina Inutilia Truncat (‘acaba-se com as inutilidades’),o que vai caracterizar todo o arcadismo. Visavam com isto truncar os exageros, o rebuscamento a extravagância cometidos pelo Barroco, retornando a uma literatura simples.

Inspirados na frase de Horácio Fugere urbem (‘fugir da cidade’) e levados pela teoria de Rousseau acerca do “bom selvagem”, os árcades voltam se para a natureza em busca de uma vida simples, bucólicas, pastoril. É a procura do locus amoenus,de refúgio ameno em oposição aos centros urbanos monárquicos; a luta do burguês culto contra a aristocracia se manifesta pela busca da natureza.
Cumpre salientar que este objeto configurava apenas um estado de espírito, uma posição política e ideológica, uma vez que todos os árcades viviam nos centros urbanos e, burgueses que eram, lá estavam seus interesses econômicos.Isto justifica falar-se em fingimento poético no arcadismo fato que transparece no uso dos pseudônimos pastoris.

 Características do Arcadismo:
  • Pastoralismo: o eu-lírico era sempre um homem do campo. Um pastor ou um camponês honesto que levava uma vida simples no meio da natureza e sua amada era sua pastora.
  • Convencialismo amoroso: o homem via a mulher sempre como uma figura distante, não havia grande destaque aos sentimentos e todas as histórias de amor eram bastante parecidas.
  • Bucolismo: o ambiente ideal dos poetas árcades eram campos, florestas, lugares naturais e muito tranquilos. O homem rural era sempre sobreposto ao homem da cidade já que conhecia a verdadeira felicidade.
  • Simplicidade: O vocabulário dos poemas era sempre muito simples, com bastante objetividade e pouco uso de figuras de linguagem. Vale lembrar que os sonetos eram muito usados justamente por remeterem ao Classiscismo.
arcadismo europa Arcadismo/Neoclassicismo: Poetas, Contexto Histórico e Características
"The Servant Justified" - Nicolas Lancret
.
…………….Haviam algumas expressões latinas que apareciam sempre nos poemas árcades. Elas sintetizavam os ideiais da época ao mesmo tempo que lembravam a forma clássica. Conheça algumas delas:
  1. ­Carpem Diem: em tradução literal, cantar o dia. Era o desejo de gozar dos pequenos momentos felizes e usufrutir dos prazeres da vida;
  2. Ocus Amoenus: pode ser traduzido como lugar ameo, ambiente de natureza exuberante e agradável, o lugar perfeito para um pastor.
  3. ­Aurea Mediocritas: era o homem ideal do Arcadismo. Um heróis humilde, sem muitos bens mas de caráter incorruptível, alma pura e honrada.
.
dirceu Arcadismo/Neoclassicismo: Poetas, Contexto Histórico e Características
Tomás Antônio Gonzaga
.
…………….Confira os principais autores do Arcadismo no Brasil e em Portugal. São eles:
…………….Manoel Maria Barbosa du BOCAGE (Portugal); Tomás Antônio Gonzaga ou DIRCEU (Brasil); Correia Garção (Portugal); Cláudio Manuel da Costa (Brasil) e Freire Santa Rita Durão (Brasil).
.