FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Encontro com a Arte Contemporânera. Lena Bergstein e Fernando Cocchiarale



A artista plástica Lena Bergstein e o crítico de arte Fernando Cocchiarale encontram-se no Midrash Centro Cultural, no dia 15 de maio, terça-feira, a partir das 20h30, para um debate sobre a arte contemporânea. No evento gratuito, aberto ao público, a renomada artista que prepara uma exposição para o MAM em 2013 e o doutor em História da Arte, crítico e curador da exposição sobre Hélio Oiticica no Paço Imperial comandam o bate-papo sobre seu processo artístico.
Ao comparecer ao evento, o público poderá visitar “Livros”, a exposição de Lena Bergstein no centro cultural, aberta no dia 4 de abril. O público poderá ter acesso também à intervenção que a artista
fez numa das paredes do centro cultural, onde retratou sua versão do Livro de Ester (livro histórico da Bíblia). A confecção da obra foi toda registrada em vídeo e está sendo transformada em documentário. Na exposição, Lena Bergstein apresenta nos três andares do Midrash Centro Cultural livros abertos em folhas duplas ou únicas, que estão expostos nas paredes. Há também livros encadernados que podem ser manuseados pelo público. As obras da artista podem ser visitadas, de segunda a quinta-feira, das 16 às 21h, até 31 de maio.
Lena é uma das mais conceituadas artistas do Brasil. Sua obra se destaca por uma elevada carga poética fundada nas questões da pintura e da escrita, do texto e da imagem. A artista aprofunda temas através do diálogo entre pintura e poesia, pintura e filosofia, e agora também na relação com o espaço do Midrash Centro Cultural, na intervenção O Livro de Ester, criada a partir de uma conferência de Nilton Bonder, especialmente para essa exposição.
A artista publicou um livro com Jacques Derrida, Enlouquecer o Subjétil, textos dele e pinturas dela, que ganhou o Prêmio Jabuti em 1999. Lena também foi uma das artistas convidadas para a exposição Gravure Extreme, Europalia, Bélgica, outubro de 2011.



ENCONTRO COM A ARTE CONTEMPORÂNEA
LENA BERGSTEIN E FERNANDO COCCHIARALE
15 MAIO | 20h30
Local: Midrash Centro Cultural
Rua General Venâncio Flores, 184 – Leblon – Rio de Janeiro
Tel.:
21 2239-1800 / 2239-2222