FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Exposição "Amazônia, Ciclos da Modernidade"


  • detalhe

Foto: Vicente do Rego Monteiro. Maternidade Indígena, 1924. Óleo sobre tela



Conheça a Amazônia além da floresta


Um panorama da cultura amazônica que abrange sua arte, arqueologia e urbanismo, é traçado na mostra "Amazônia, ciclos da modernidade", que apresenta um retrato realista da região desde o século XVIII até os dias atuais. A exposição reúne cerca de 300 obras pertencentes aos acervos de instituições brasileiras, tais como Museu de Arte de Belém, Fundação Elias Mansour do Governo do Acre, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu do Índio, Instituto Moreira Sales e também de coleções particulares. A exposição segue em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro do Rio, até 22 de julho.


Dividida nos períodos do Iluminismo, Ciclo da Borracha, Modernisno e da Contemporaneidade, a mostra utiliza a tecnologia para envolver o público na cultura visual da floresta. Fotografias, pinturas, aquarelas, esculturas, desenhos, vídeos e documentos raros compõem esta grande mostra sobre a Amazônia. Uma instalação composta por uma grande árvore que abriga dezenas de animais presentes na floresta, inclusive alguns em extinção, recepciona os espectadores. A condição indígena no Brasil é narrada pelo índio Ymá Nhandehetama em vídeo exibido também na entrada da exposição, onde o visitante se sente entrando realmente em uma floresta. Boa parte das obras expostas foram produzidas por artistas populares regionais.

A exposição é apresentada de forma ritmada, revelando as influências sociais na produção cultural e mesmo na economia de cada período abordado. Após um longo percurso onde as características biológicas, botânicas, culturais e históricas da Amazônia são apresentadas, o visitante é convidado a refletir sobre o futuro desta região, tão importante para todo o planeta. Através de pinturas e vídeos, artistas e intelectuais amazonenses apresentam suas preocupações e expectativas sobre a floresta, considerando trabalhos de preservação já realizados e contemplando novas formas de resguardar a biodiversidade desta que é a maior floresta tropical do mundo.

Serviço


Amazônia, ciclos da modernidade
CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Tel. 3808-2020 
facebook.com/ccbb.rj
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h.