FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Exposição "Gravador de Sonhos"



Uma importante coleção de xilogravuras, do gravador carioca Adir Botelho, poderá ser conferida a partir do dia 17 de maio, no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. Com curadoria Lani Goeldi, a mostra faz um passeio pelo instigante universo da xilogravura do artista que foi assistente de Raimundo Cela e Oswaldo Goeldi e também teve projeção como decorador de grandes ambientes, como a ornamentação da Avenida Presidente Vargas para o carnaval.
A exposição reúne três séries do artista: Pedra Bonita, Caldeirão, Catumbi e outras xilogravuras inéditas, num total aproximado de 65 obras. “Adir Botelho descreve seu cotidiano com uma chama de entusiasmo que jamais se apaga. A memória do artista transcende o tempo e o espaço e, literalmente, nos faz vivenciar os locais impressos em suas gravuras” comenta a curadora.
O artista tem forte ligação pela técnica, que utiliza a madeira como matriz, reproduzindo a imagem gravada sobre o papel. “O que faz a sugestividade da xilogravura (de xylon = madeira e graphe = gravar) é a atmosfera de liberdade que ela cria. Gravar em madeira é uma necessidade da criatividade humana, uma forma de questionar a natureza. Não se pode reinventar a xilogravura: ela será irresistível enquanto se mantiver fechada sobre o núcleo central de sua própria força. Gravar em madeira é uma aprendizagem constante, construção contínua de um saber profissional e humano. Tudo nela é expresso de maneira simples, objetiva. Índice de cultura, a xilogravura possui sua própria vida, sua própria história. Seu ofício não é em si mais do que um meio. O ato xilográfico que damos a ele é o que realmente importa”, observa o artista.
Serviço:
Exposição: “Adir Botelho – Gravando Sonhos”
Abertura: 16 de maio, ás 19h (para convidados)
Visitação: 17 de maio a 24 de junho de 2012 – ter a dom, das 12 às 19h
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro)
Informações: 2253-1580
Patrocínio: Correios
Realização: Centro Cultural Correios
Acesse: www.correios.com.br