FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 17 de maio de 2012

GREEN NATION FEST RIO 2012



Sustentabilidade para ver, ouvir e sentir
Festival com entrada gratuita acontece de 31 de maio a 7 de junho no Rio
Evento usará cinema, educação, esporte, moda e muita interatividade para falar de meio ambiente e sustentabilidade
Entre os dias 31 de maio e7 de junho, acontece, na Quinta da Boa Vista, a primeira edição do Green Nation Fest, um festival interativo e sensorial que estimula o público visitante a agir por um mundo mais sustentável. O evento tratará de questões ambientais de maneira descontraída, usando cinema, educação, esporte e moda para abordar o assunto.O Green Nation Fest é realizado pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA), ONG que há mais de 20 anos desenvolve ações em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais.
Todos podem participar da Competição de Cinema e Novas Mídias, uma disputa de obras sobre sustentabilidade. É só inscrever o trabalho (que pode ser blog, foto e perfil no Twitter) até o dia 10 de maio no site www.GreenNationFest.com.br. Além da competição, o evento terá três grandes atrações: a Feira Interativa e Sensorial, Mostra Internacional de Cinema com 12 longas-metragens e Seminários Internacionais sobre “Economia verde e criativa”, abertos para debates. A expectativa de público gira em torno de quatro mil visitantes por dia.
O desafio dos realizadores do evento é fazer com que as pessoas saiam da experiência com um mínimo de compromisso para realizar práticas sustentáveis, como explica Marcos Didonet, diretor do CIMA: “Falaremos sobre meio ambiente de uma forma que chame a atenção de todos. Por isso, o evento tratará do assunto de maneira agradável, interativa e com entretenimento”
Os seminários apresentam convidados nacionais e internacionais que irão discutir alternativas verdes aplicadas a arquitetura e urbanismo, tecnologias, gastronomia, artes, moda e outras áreas. Entre os confirmados estão o cineasta Josh Fox, que falará sobre sua experiência na direção e produção do documentário "Gasland", candidato ao Oscar 2011 e vencedor do Sundance Festival; Emmanuel Belliveau, arquiteto e apresentador do reality show "Casas ecológicas"; Franz Krajcberg, que falará sobre sua luta em prol da natureza; Carmen Correia, que apresentará tendências gastronômicas e receitas verdes; e Brian Korgel, que está desenvolvendo uma tinta solar capaz de gerar energia.
Outras atrações do festival são: Pegada de CarbonoEspaço Quiz, Gol de Bicicleta, passeio para observação de pássarosExposição de Cartunsapadrinhamento de uma árvore, oficinas aulão de Yoga.
O Green Nation Fest conta com uma poderosa defensora das questões ambientais ao seu lado na comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente: a top Gisele Bündchen participará do festival em seu papel de Embaixadora da Boa Vontade da ONU. Além de plantar a primeira das mil árvores usadas para recuperação de região degradada do município do Rio, Gisele fará um tour pelas instalações do evento, juntamente com a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, o prefeito Eduardo Paes e o Diretor-Executivo do PNUMA, Achim Steiner. A iniciativa de plantio das mil árvores faz parte do Desafio do WED, promovido pelos Embaixadores da Boa Vontade do PNUMA em 2011. O PNUMA, principal autoridade global em meio ambiente, é a agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável.
O eventoconta com os patrocínios do Ministério da CulturaPrefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Riotur,ClaroGoverno do Estado do Rio de Janeiro, da TV Globo e os co-patrocínios do Banco do Brasil e WD40. O Green Nation Fest tem apoio da OsramINB – Indústrias Nucleares do BrasilEpsonCinemarkMichelin e parceria da PNUMA e daUniversidade Estácio de Sá. O Meio & Mensagem oferece parceria na área de promoção e Agência 3Cinevídeo e Playtwona área de mídia. Professor HermógenesDa GavetaAssociação Comercial China BrasilLEPAC e IAB RJ oferecem apoio institucional. As instituições parceiras são: AfnaturaAnima MundiCoach SportComkidsDoe Seu Lixo, FIFEImagine FilmsITDP e Radio Canadá.

COMPETIÇÃO E MOSTRA DE CINEMA E NOVAS MÍDIAS
A competição é dividida em sete categorias: filmes (depoimento, documentário, animação, ficção, roteiro de ficção) blogs, microblogs (Twitter), álbuns de fotos, fotos, cartuns e arquitetura. A intenção é incentivar a produção de obras, criar ambientes de difusão e contribuir para o engajamento da sociedade em questões fundamentais para a manutenção e melhoria das condições de vida na Terra.
Os interessados podem inscrever suas obras (exceto projetos arquitetônicos) pelo site www.GreenNationFest.com.braté o dia 10 de maio. As obras inscritas serão então submetidas a júri oficial composto por personalidades e profissionais do meio ambiente e do audiovisual. Qualquer pessoa poderá acessar o site do Green Nation Fest para ver e votar nas obras, participando assim do júri popular. Os vencedores serão conhecidos no dia 7 de junho, durante a premiação "Tapete Verde".

MOSTRA DE LONGAS
O Green Nation Fest também terá Mostra Internacional de Longas, com a exibição de “Salmon Fishing in the Yemen”, de Lasse Hallström e estrelado por Ewan McGregor e “Carbon Rush” dirigido por Amy Miller, narrado por Daryl Hannah e Karine Vanasse,  em sua première mundial.
A exibição dos longas-metragens acontecerá no Cinemark Downtown, entre os dias 1 e 7 de junho, às 19h e 21h com entrada gratuita.

MOSTRA DE CURTAS
Na Quinta da Boa Vista será montada a Mostra Internacional de Curtas. Vários festivais de cinema como Animamundi, ComKids e o francês FIFE selecionaram os filmes que serão exibidos. Dentre as mostras destaca-se a Vídeo Ambiental, composta por filmes produzidos por alunos da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro.

FEIRA INTERATIVA E SENSORIAL 
A atração promoverá imersão em ambientes climáticos do planeta com atividades lúdicas e educativas e o uso de tecnologias de vanguarda e diferentes formas de sensibilização. A experiência de desastres será vivenciada por meio de simulações de situações extremas como degelo, queimada e inundação.

SEMINÁRIOS
Nos seminários sobre “Economia verde e criativa”, personalidades nacionais e internacionais do mundo acadêmico, cultural e corporativo discutirão iniciativas e soluções já propostas ou ainda em estudo, de sustentabilidade. Arquitetura, Design, Moda, Alimentação e Novas Tecnologias serão alguns dos temas abordados, sempre focando em práticas sustentáveis. Os debates acontecem de 5 a 7 de junho, das 10h às 18h, no Auditório do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista e terão uma linguagem acessível ao público em geral. Haverá tradução simultânea para as apresentações dos convidados estrangeiros.
Mais informações estarão disponíveis no site do Green Nation Fest.

PEGADA DE CARBONO
O primeiro passo na direção da sustentabilidade começa quando entendemos o que a existência de cada um representa para o planeta. Assim se inicia a jornada de conscientização do Green Nation Fest. Por meio de um sistema informatizado, cada participante poderá calcular a quantidade de gás carbônico que foi lançado na atmosfera para que ele pudesse chegar ao evento. O cálculo é em função do meio de transporte utilizado e da distância percorrida.

ESPAÇO QUIZ
Na competição, estudantes testarão seus conhecimentos sobre sustentabilidade. Dois grupos responderão às perguntas elaboradas pela Universidade Estácio de Sá, com sugestões do Programa Claro Recicla e da Secretaria Municipal de Educação/RJ. A Estácio oferecerá como prêmio bolsas de estudo para o ensino superior e cursos livres.

GOL DE BICICLETA
Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco também competirão durante o Green Nation Fest. Os participantes pedalam e geram energia para seu time. Além de conhecer e se aproximar de métodos alternativos de produção de energia, o visitante percebe que a união é fundamental para o sucesso da sustentabilidade no planeta.

EXPOSIÇÃO DE CARTUNS
Permeada de sarcasmo, críticas e soluções para um futuro mais sustentável, a mostra de cartuns encara com bom humor e comprometimento a situação atual do nosso planeta. Além da exposição, quatro dias serão retratados por artistas e o processo será projetado em tempo real.

OFICINAS LÚDICAS E EDUCATIVAS
Nas oficinas oferecidas pela Secretaria Municipal de Cultura, crianças de todas as idades conhecerão novas práticas de sustentabilidade.

AULÃO DE YOGA
Haverá uma aula de yoga ministrada pela Academia do Professor Hermógenes para mil pessoas ocorrerá numa área entre árvores na Quinta da Boa Vista. As inscrições podem ser feitas pelo site do Green Nation Fest.

OBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS
Conduzidos por representantes da AFNATURA, visitantes realizarão um passeio para observar pássaros pela região.

APADRINHAMENTO DE ÁRVORES
Green Nation Fest e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente presenteiam todosos participantes com uma muda de árvore plantada em seu nome no Parque Natural Municipal de Grumari, área de reflorestamento, no município do Rio de Janeiro. São mais de 40 espécies distribuídas aleatoriamente para todos os presentes. Além do certificado da muda, será entregue uma senha para que o visitante acesse o portal Nossas Árvores e conheça mais sobre a espécie recebida, o local de plantio e as outras espécies que fazem parte desse ecossistema.

SERVIÇO
Green Nation Fest
Data: 31 de maio a 7 de junho
Local: Quinta da Boa Vista (São Cristóvão - Rio de Janeiro)
Ingresso: Entrada gratuita
Horário: 9h às 18h
* A Mostra Internacional de Longas ocorrerá no Cinemark Downtown - Av. das Américas 500 - Barra da Tijuca