FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 22 de maio de 2012

Homenagem a Abdias Nascimento





Nesta quarta-feira, 23, a partir das 16 horas, o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) presta uma homenagem a Abdias Nascimento, para marcar um ano de sua morte.
A programação inclui cerimônia inter-religiosa, no sítio arqueológico do Cais do Valongo, seguida de um ato cultural no Centro de Cultura e Cidadania, com leitura de poesias, roda de choro do regional Saci Chorão e apresentação do G.R.E.S. Acadêmicos de Vigário Geral, que teve como tema de enredo de 2012 a vida e obra de Abdias Nascimento.
Segundo Elisa Larkin Nascimento, diretora do Ipeafro e viúva do homenageado, o Cais do Valongo foi a melhor escolha para o evento. “A cerimônia será realmente emocionante, uma vez que será realizada em um local de enorme significado para a população afro-brasileira, onde pelo menos 1 milhão de nossos antepassados entrou escravizado no Brasil”, afirma.
Grande ativista na luta contra o preconceito racial, Abdias foi artista plástico, escritor, poeta e dramaturgo. Criou em 1944, no Rio de Janeiro, o Teatro Experimental do Negro, a primeira companhia a promover a inclusão do artista afrodescendente no panorama teatral brasileiro.
Ingressou na carreira política e dedicou seus mandatos como deputado federal e senador ao combate ao racismo, apresentando o primeiro projeto de lei de políticas públicas afirmativas da história do Brasil. Em 2010, recebeu uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz pela defesa dos direitos humanos dos afrodescendentes, além de muitas outras homenagens nacionais e internacionais, como da Unesco, da Universidade Internacional da Flórida, da Presidência da República e do governo da África do Sul.

SERVIÇO:
Homenagem a Abdias Nascimento
Dia 23 de maio de 2012 (quarta-feira)
16h - Cerimônia inter-religiosa em memória de Abdias Nascimento | Sítio arqueológico do Cais do Valongo
18h às 21h  - Apresentações culturais  |  Centro de Cultura e Cidadania - Av. Barão de Tefé, 75, Saúde - Zona Portuária