FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 9 de maio de 2012

II Seminário Vertentes da Viola no Brasil- Tradição e Inovação"




Ponto de encontro de violeiros e fãs da viola, o “II Seminário Vertentes da Viola no Brasil – Tradição e Inovação” será realizado nos dias 11, 12 e 13 de maio, sexta, sábado e domingo, no SESC Venda Nova.
Na programação, seminário, debates, exibição de vídeos, debates, palco aberto com Chico Lobo e homenagem aos 48 artistas selecionados do Festival Voa Viola para representarem a música realizada com os vários tipos de viola no Brasil. Também faz parte da agenda, a exposição “O Rei da Viola”, de Vilson Palaro Junior, e de violas artesanais feitas pelo artesão Benedito Locatelli. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site www.voaviola.com.br. Informações pelo e-mail seminario@voaviola.com.br ou pelo telefone (61) 3036-6686.
O seminário contará com as participações de artistas e profissionais da área, entre eles, os violeiros Chico Lobo, Paulo Freire, Miriam Cris, Pereira da Viola e Mestre Celino, a curadora e diretora musical Myriam Taubkin, os jornalistas Ângela Lopes e Carlos Eduardo Miranda, o antropólogo Carlos Brandão, o fotógrafo Vilson Palaro Junior e a coordenadora do Voa Viola Juliana Saenger.
Durante o evento, os músicos terão a oportunidade de trocar experiências e informações sobre as diferentes origens e estilos da viola, valorizando as referências históricas. O encontro busca apontar caminhos de produção para as carreiras de violeiros e trazer reflexões sobre a continuidade da música tradicional, as transformações e a inserção da viola em novas linguagens musicais.


Programação:
Dia 11 de maio
14 horas: Recepção e credenciamento
19 horas: Exibição de vídeos
20 às 22 horas: Palco Aberto com o anfitrião Chico Lobo
Dia 12 de maio
9 horas: Abertura do seminário
9h30 às 12h30: Tema 1: “Tocando a carreira – caminhos de produção e divulgação para violeiros e violeiras”. Participantes: Myriam Taubkin, Ângela Lopes e Carlos Eduardo Miranda (Miranda) Mediador: Roberto Corrêa
14h30 às 17h10: Tema 2 “A viola e o imaginário – ponteando para além das cordas”
Participantes: Carlos Brandão, José Oswaldo Guimarães e Vilson Palaro Junior. Mediador: Paulo Freire
17h10 às 18 horas: “Diálogo com a tradição: A viola machete no recôncavo baiano – mestres e ações de continuidade”. Participantes: Cassio Nobre e Mestre Celino.
19 horas: Exibição de Vídeos
20 horas: Homenagem aos artistas do Panorama Voa Viola
20h30 às 22h30: Palco Aberto com o anfitrião Chico Lobo
Dia 13 de maio
9 às 12 horas: Tema 3: “Novas Tecnologias – fonograma, divulgação e o negócio da música na era digital”. Participantes: Maurício Bussab, Fabricio Nobre e Sérgio Saad. Mediadora: Juliana Saenger
14 às 17 horas: Tema 4: “Da madeira ao som – transformação e preservação” – Participantes: Rubens Gomes, Alcides dos Santos, Aorelio Domingues e Miriam Cris. Mediador: Pereira da Viola.
17 às 18 horas: Diálogo com a tradição: “O mestre violeiro Badia Medeiros – o guia das tradições e a sua carreira de artista”. Participantes Chico Lobo e Badia Medeiros.
19 horas: Exibição de vídeos
20 às 22 horas: Palco Aberto com o anfitrião Chico Lobo
De 11 a 13 de maio de 2012
De sexta a domingo. Horário: vide programação
Local: SESC Venda Nova – Rua Maria Borboleta, s/nº – Letícia
Entrada free
Inscrições:
www.voaviola.com.br
Informações: seminario@voaviola.com.br e (61) 3036-6686