FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Madame Butterfly no Jardim Japonês de Belo Horizonte


Madame Butterfly - ilustrativo
De 25 a 27 de maio, o Jardim Japonês da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte recebe uma montagem inédita da ópera Madame Butterfly, de Giacomo Puccini. Sob direção musical e regência do maestro residente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Gabriel Rhein-Schirato, as récitas da adaptação para apresentação ao ar livre da ópera acontecem às 20h na sexta-feira, 25, e no sábado, 26, e às 19h no sábado, 27. A direção cênica é assinada por Henrique Passini e a iluminação é de Pedro Pederneiras. Os figurinos são do acervo do Centro Técnico de Produção da Fundação Clóvis Salgado e do produtor e diretor de óperas, Francisco Mayrink.
A entrada é free e os ingressos serão distribuídos em três locais a partir do dia 22 de maio: na bilheteria do Palácio das Artes, na portaria 1 da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e no Centro Cultural Pampulha. Os ingressos são limitados, em função da especificidade do local das apresentações, uma vez que se trata de um espaço de preservação, em que o público terá proximidade com os animais e as plantas em um horário que não é o habitual.
No palco do Jardim Japonês estarão 16 cantores do Coral Lírico de Minas Gerais, músicos convidados e um grande elenco de solistas do Brasil e exterior, formado por Eiko Senda (soprano), no papel de Cio-Cio-San, Marcello Vannucci (tenor), no papel de B.F. Pinkerton, Licio Bruno (barítono), no papel de Sharpless, Luciana Monteiro (mezzo-soprano), no papel de Suzuki; Ana Taglianetti (soprano), no papel de Kate Pinkerton; Wagner Soares (tenor), no papel de Goro; e Cristiano Rocha (baixo), no papel de Bonzo.
Com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, Madame Butterfly é uma ópera em três atos e conta a história de um tenente da marinha que se apaixona por uma gueixa. Baseada em fatos reais, a montagem se passa no Japão, em um momento em que o país estava quase totalmente isolado do mundo, até que, por volta de 1870, um presidente americano enviou uma expedição de reconhecimento a Sua Majestade Imperial, cujo intuito era forjar laços de amizade com o Império do Sol Nascente. Nas décadas que se seguiram, vários oficiais da marinha americana visitaram o Japão e contraíram matrimônios temporários com jovens japonesas. A história de Cio-Cio-San/Butterfly (personagem do soprano Eiko Senda) descreve as trágicas consequências de um desses matrimônios.
25, 26 e 27 de maio de 2012
Sexta e sábado às 20h, domingo às 19h
Local: Jardim Japonês do Zoológico de Belo Horizonte
(Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha)
Duração: 1h40, com um intervalo de 10 minutos do 1° para o 2° ato)
Classificação etária: 10 anos
Informações: (31) 3236-7400
Entrada free, com retirada de ingressos nos seguintes espaços a partir do dia 22 de maio:
*Bilheteria do Palácio das Artes (terça-feira a sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 14h às 20h)
Endereço: Av.Afonso Pena, 1537.
*Portaria 1 da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (de terça a sexta-feira, das 9h às 16h)
Endereço: Av. Otácilio Negrão de Lima, 8000 – Pampulha.
*Centro Cultural Pampulha (de terça a sexta-feira, das 9h às 16h)
Endereço: Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185 – Bairro Urca.