FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 10 de junho de 2012

Artigos: Hare Krishna



O movimento Hare Krishna está inserido na mais antiga tradição religiosa de que se tem conhecimento. Ele é a própria religião vaishnava (monoteísta; tem milhões de seguidores na Índia e no Ocidente; cultiva a devoção a Vishnu ou Krishna), que é o tronco principal do complexo filosófico denominado hinduísmo.
Baseados nas conclusões de grandes autoridades, os vaishnavas consideram Sri Caitanya Mahaprabhu uma encarnação do Senhor Krishna. Pouco antes de o Brasil ser descoberto, acontecia, na Índia, um importante movimento, com bases populares, de renascimento do sentimento de Bhakti, devoção a Deus. O responsável por essa revolução espiritual foi grande santo e filósofo Sri Caitanya Mahaprabhu, que reviveu a prática de meditação sonora no mantra Hare Krishna _ Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
Caitanya Mahaprabhu também ensinou que qualquer nome referente a Deus (por exemplo, Jeová, Alá, Krishna, Rama, etc.) é completamente puro e qualquer pessoa, seja qual for sua religião, filosofia, cultura ou tradição, pode praticar este processo de cantar os santos nomes de Deus e assim obter todos os benefícios decorrentes desta prática de meditação, a saber o fim das ansiedades mentais, controle da mente e dos sentidos, desenvolvimento da consciência e a suprema proposta de todas as religiões autênticas: desenvolver amor puro por Deus. Esta prática é baseada no milenar conhecimento védico originário da Índia.
Este conhecimento está chegando até nós através de uma linha de sucessão discipular, isto é, uma corrente de mestres espirituais e discípulos, autêntica e ininterrupta, que vem desde os primórdios da criação. Nesta seqüência de mestres espirituais, situa-se sua divina graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que fundou em 1966, na cidade Nova Iorque, a Sociedade Internacional da Consciência Krishna a ISKCON, mais conhecida com movimento Hare Krishna. Srila Prabhupada veio a falecer em 1977, deixando seus discípulos mais adiantados com a função de dirigir espiritualmente o Movimento e iniciar discípulos.
O movimento Hare Krishna está disseminado em praticamente todos os países e nas principais cidades do mundo. A presença dos devotos de Krishna com seus trajes tradicionais e suas alegres músicas e danças já faz parte do dia a dia de nossa cidade ocidental moderna.
Os devotos de Krishna são muito conscientes de seu papel dentro da sociedade. Este movimento visa, fundamentalmente, a reespiritualização da sociedade moderna, tão carente de conhecimento espiritual perfeito. Embora ostente conquistas de sofisticação tecnológica, referida sociedade sofre por causa da existência de um grande abismo que separa da compreensão da realidade espiritual.
Atualmente, cerca de centenas de devotos vivem nos templos e comunidades no Brasil e dezenas de milhares de pessoas participam do movimento indiretamente. Qualquer pessoa pode participar direta ou indiretamente desse movimento. Não se trata de uma "sociedade fechada".
Diversas são as atividades que o movimento desenvolve para prorrogar o conhecimento espiritual:
- Uma atividade muito importante é a educação das crianças. O Movimento emprega o sistema de educação védica chamada Gurukula. As crianças aprendem as matéria acadêmicas e também a filosofia da consciência de Krishna.
O regime é o de internato e professores especializados acompanham o dia a dia das crianças.
Um programa que caracteriza os devotos no mundo todo é o "Alimentos Para Vida": distribuição gratuita de prasada, alimento espiritualizado por ter sido oferecido ao senhor supremo No campo, o Movimento desenvolve importante atividade comunitária. Uma das comunidades rurais do Movimento no Brasil chama-se Nova Gokula e está localizada no sopé da Serra da Mantiqueira, a 20 Km da cidade de Pindamonhagaba (SP). A meta em Nova Gokula é a auto-suficiência. Emprega-se a agricultura ecológica sem uso de adubação química e agrotóxicos. Faz-se, também, um programa de reflorestamento. Outra característica de Nova Gokula é a proteção às vacas. Lá se cria o gado leiteiro e usa-se tração animal para o cultivo da terra e aplicam-se tecnologias alternativas, como o biodigestor. Nova Gokula é um núcleo comunitário, uma pequena vila, onde os devotos casados constróem suas casas e, junto com a família, ocupam-se nas diversas atividades da fazenda. De acordo com a filosofia da consciência de Krishna, o templo é o centro da comunidade, assim como Krishna é o centro da vida dos devotos. Ali pratica-se a Bhakti-yoga e coloca-se em prática a filosofia de "Vida simples com pensamento elevado".
A História da ISKCON
Embora a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON) tenha se estabelecido no ocidente apenas em meados dos anos sessenta, suas raízes se estendem há milhares de anos no passado da Índia. O estilo de vida e crenças filosóficas praticadas por seus membros baseiam-se nas escrituras em sânscrito da Índia milenar, tais como os Vedas, os Upanisads, os Puranas e o Bhagavad-gita, o principal livro do movimento Hare Krishna.
O Bhagavad-gita originalmente foi falado pelo senhor Krishna cinco mil anos atrás a seu intimo amigo e discípulo Arjuna, momentos antes da batalha de Kuruksetra.
Entretanto, no decorrer do tempo, este conhecimento foi quase perdido até o começo do século dezesseis, quando ocorreu na Índia um grande renascimento espiritual motivado por Sri Caitanya Mahaprabhu, que ainda hoje é reverenciado por muitos estudiosos e teólogos como uma encarnação direta do próprio Deus.
Sri Caitanya demonstrou e propagou a devoção ao senhor Krishna, abrindo caminho para uma maciça renascença da consciência de Krishna, o qual varreu o subcontinente indiano, ganhando milhões de seguidores em toda a parte.
Sri Caitanya ensinou que o meio mais fácil de alcançarmos a auto-realização é através do cantar dos santos nomes de Deus: Hare Krishna ,Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Sem distinção, Ele acolheu a participação de pessoas de classe baixa e não hindus, quebrando as barreiras sociais estabelecidas na Índia. Sob a direção de Sri Caitanya Mahaprabhu, Seus discípulos mais íntimos compilaram centenas de volumes sobre a filosofia da consciência de Krishna. Nos séculos que se seguiram a força do movimento diminuiu de forma considerável, até as últimas décadas do século dezenove. Nessa ocasião, Bhaktivinoda Thakura, o magistrado da cidade de Puri e um representante da linha de sucessão discipular proveniente de Sri Caitanya Mahaprabhu estabeleceu uma sociedade religiosa conhecida como Sri Sri Vishva-Vaishnava Rajasabha. Através de seus escritos devocionais, Bhaktivinoda Thakura inspirou um renascimento de interesse nos ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu. Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami continuou a missão de seu pai estabelecendo o Instituto da Missão Gaudiya, com sessenta e quatro centros em toda Índia.
Foi um dos discípulos de Bhaktisiddhanta, sua divina graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, quem depois trouxe para o mundo ocidental os ensinamentos de Sri Caitanya.
Em 1966, Srila Prabhupada fundou a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON) em Nova Iorque. Os ensinamentos da consciência de Krishna logo ganharam adeptos ali e rapidamente se espalharam por outras cidades grandes em toda a América do Norte e Canadá. Na década seguinte, sob o guia pessoal de Srila Prabhupada, a sociedade tornou-se uma confederação mundial de mais de cem templos, escolas, institutos e fazendas comunitárias.
As traduções e comentários de Srila Prabhupada sob os clássicos da Índia têm se tornado textos nominativos e obras de referência em muitas universidades de todo o mundo. E o movimento Hare Krishna tornou-se uma grande instituição religiosa americana e parte integrante do patrimônio do mundo ocidental.
Antes de falecer em 14 de novembro de 1977, ele organizou que o movimento fosse guiado por um Corpo Administrativo, composto de seus discípulos mais antigos. Após a partida de Srila Prabhupada, seus discípulos também começaram a aceitar discípulos , continuando o sistema milenar de sucessão discipular.
O Movimento Hare Krishna
O movimento Hare Krishna é uma religião verdadeira ?
Em 30 de setembro de 1976, na convenção anual da Academia Americana de Religião, duzentos acadêmicos Americanos e Canadenses assinaram uma petição defendendo a autenticidade do movimento Hare Krishna.
"Os Hare Krishna representam a chegada na América da bhakti vaisnavita, na milenar tradição devocional proveniente da Índia." - Harvey Cox, professor de teologia da Universidade de Harvard.
"Na América, há pessoas que rotulam o movimento Hare Krishna como um culto, e tem colocado em questão sua autenticidade. Isto é espantoso e entristecedor testemunho de nosso isolamento cultural. Esta tradição religiosa ocupa um respeitoso lugar na vida religiosa da humanidade." - Dra. Diana Eck, historiadora de religião na Universidade de Harvard.
"Ao examinar vários membros desta religião, não encontrei nenhum que aparentasse ter sido submetido a uma ‘lavagem cerebral’ ou que fosse como um Zumbi. De fato, a saúde mental deles me deixa atônito." - Dr. Allen Gerson, psicólogo clínico.
Nossas Escrituas
Estudamos os Vedas, que são milhares de anos mais antigos que os pergaminhos do mar morto e que são considerados sagrados para mais de seiscentos milhões de pessoas.
"Do período de outubro de 1968 a novembro de 1975, Sua Divina Graça Abhay Charanaravinda Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o fundador do movimento Hare Krishna, espantou as comunidades acadêmicas e literárias do mudo inteiro ao escrever e publicar cinqüenta e dois livro sobre a milenar cultura védica..." - Enciclopédia Britânica, livro ano de 1976.
"Os livros de Srila Prabhupada devem ser valorizados. Ninguém de qualquer fé ou crença filosófica que leia esses livros com mente aberta pode deixar de comover-se ou ficar impressionado." - Garry Gelade, Ph.D. do departamento de filosofia da Universidade de Oxford, Inglaterra.
O porquê de raspar a cabeça
Para manter a limpeza e cultivar a simplicidade, os monges celibatários e alguns homens casados raspam a cabeça. Esta antiga tradição é um sinal de que pessoa está mais interessada em cultivar a beleza da alma do que a do corpo.
Para quê serve o tufo de cabelo atrás da cabeça
Este tufo chama-se sikha. No oriente os niilistas e impersonalistas também rapam a cabeça como os monges, e portanto os devotos do movimento Hare Krishna usam a sikha para serem distinguidos como teístas personalistas.
Essa prática é tida como uma tradição judaica que o Senhor Jesus Cristo seguia. O famoso Sudário de Turim mostra claramente que uma mecha de cabelo mais alongada que o restante estende-se até nas suas costas. Existe também uma escultura (1300dC) na catedral de Notre Dame de um menino com uma sikha junto ao Senhor Jesus Cristo, que mostra que isso era uma tradição cristão aceita por todos na época.
O porquê de vestir roupas indianas
Estas roupas fazem parte da cultura espiritual védica, onde as pessoas se vestem de acordo com suas atividades.
Os celibatários vestem-se com roupas de cor açafrão, ao passo que os casados vestem-se de branco. A camisa chama-se kurta e o roupão de baixo dhoti. As mulheres vestem sáris e a marca vermelha em suas testas indica que são casadas. Essas roupas são simples, atrativas, saudáveis e não são caras. São a eterna moda do mundo espiritual.
Qual o significado da pintura no nariz e na testa
Chama-se tilaka e é feita com argila especial proveniente dos rios sagrados da Índia. Após nos banharmos, marcamos nossos corpos com tilaka para designa-los como templos de Deus, que habita os corações de todas as entidades vivas.
Existem duas pinturas bizantinas de Jesus Cristo, do ano de 1.100, bem como o Sudário de Turim, mostrando uma inconfundível marca em "V" em seu nariz e testa. Até hoje os eruditos e o clero não puderam explicar isto, mas agora esta claro que Jesus também seguia esta tradição milenar.
Nossa opinião sobre o Deus que está na Bíblia
Nossa filosofia básica é que existe um somente um Senhor Supremo e que todos os seres vivos são Seus servos. Ele transmite suas instruções à raça humana pessoalmente através de Seus vários filhos, servos e profetas idôneos, e essas instruções, ou escrituras, são as bases de todas as religiões genuínas.
Por que chamamos Deus de "Krishna" e "Rama"?
Deus nos deu um ilimitado número de nomes com os quais podemos chamá-lo, tais como Krishna, Rama, Jeová, Adonai, Buda e Alá, e em todas as escrituras Ele nos pede que glorifiquemos estes nomes a fim de desenvolver amor por Ele.
O nome "Krishna" significa "a pessoa toda-atrativa", e "Rama" significa "o reservatório de prazer". "Hare" é um nome de energia divina do Senhor, e é usado quando nos dirigimos a Ele. O mantra (hino) Hare Krishna - Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare - é uma súplica a Deus para que O possamos servir, e é fácil de repetir e agradável de ouvir.
Por que não comemos carne?
Por muitas razões, comer carne não é saudável nem física nem espiritualmente. Os médicos descobriram que há uma relação entre o consumo de carne e doenças tais como câncer e ataque cardíaco. Os cientistas afirmam que nossos corpos são muito parecidos com os de herbívoros e totalmente diferentes dos corpos dos carnívoros. Os nutricionistas nos dizem que ao combinarmos de forma adequada alimentos tais como feijão, cereais, nozes e laticínios, obtemos até mais proteínas do que precisamos, e eles são bem mais fáceis de serem digeridos. Muitos dos primeiros cristãos como Santo Agostinho e São Francisco condenavam a matança de animais e o consumo de carne por estes serem atos cruéis e enfatizam que a dieta perfeita para cada homem, tal como é dada no Gênesis(1:29-30), é vegetariana.
Os devotos de Krishna vão bem além do vegetarianismo, pois mesmo por matar vegetais a pessoa incorre em ação pecaminosa. Portanto, como prescreve nossa escritura, o Bhagavad-gita, primeiro oferecemos todo nosso alimento ao senhor com amor e devoção, e ao abençoa-lo, Ele o liberta de todos os pecados. Nós chamamos este alimento de prasadam - "a misericórdia do Senhor"
Nossas outras restrições
Nós nos abstemos de sexo ilícito, jogos de azar e intoxicação, bem como o consumo de carne, porque estes quatros vícios ou são maléficos para os outros ou causam a auto destruição, e além disso distraem a pessoa de lembrar de Krishna, Deus.
Nossas atividades diárias
Levantamo-nos às quatro da manhã e nos reunimos no salão do templo para participarmos do kirtan, o canto e a dança congregacional em glorificação a Deus e a seus devotos. Então durante uma hora e meia meditamos nos santos nomes de Deus e realizamos mais kirtan, assistimos à aula sobre as escrituras e por volta das 8h30min tomamos o desjejum. Em seguida, nos ocupamos em várias atividades. Alguns ensinam na escola, outros cozinham ou trabalham em seus restaurantes, há os que fazem negócios, esculturas ou que pintam, e há ainda outros que distribuem livros. Você escolhe o que fazer - a consciência de Krishna não é estereotipada nem obtusa.
Nosso Líder
Em 1965, aos setenta anos, Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, proveniente da Índia, chegou aos Estados Unidos, com a finalidade de ensinar a rica cultura Vaisnava que trazia consigo. Ele era uma genuína pessoa santa, possuidor de qualidades tais como grandiosa integridade, humildade e compaixão. Dentro de poucos anos, ele não apenas traduziu e comentou mais de oitenta volumes das milenares escrituras da Índia, como também iniciou um movimento mundial baseado em seus ensinamentos.
Depois de seu desaparecimento no dia 14 de novembro de 1977, seus discípulos, com muito êxito, têm levado adiante a missão de Srila Prabhupada.
Comentários sobre as escrituras védicas
por Nayana Hare Krishna
No dia 19 de março de 1407, apareceu de novo neste mundo mortal, a suprema personalidade de Deus Krishna. Krishna apareceu na forma de um devoto, e inaugurou o Sankirtana, o canto congregacional dos santos nomes de Deus hare Krishna. Na verdade, Caitanya Mahäprabhu, arrombou o tesouro do amor a Deus, e saiu distribuindo liremente esse mesmo amor a Deus, para qualquer pessoa que encontrasse na frente, sem levar em consideração se tal pessoa era qualificada ou não.
Krishna, no papel de um devoto de Krishna, pregou pelo exemplo, assim como fazem todos os mestres espirituais.
O nome desta encarnação de Deus é como foi mencionado anteriormente, Caitanya Mahäprabhu.
Quando o senhor Caitanya veio a este mundo, junto com ele veio todo o seu séquito. Os mais íntimos eram Prabhu Nityänanda, Sri Advaita, Gadädhara, Sriva Sadi e muitos outros devotos e semideuses como Brahmä (o filho primogênito).
O Senhor Caitanya, o próprio Krishna, a suprema personalidade de Deus, como estava vivendo o papel de um devoto de Krishna também aceitou um mestre espiritual, só para dar o exemplo. Mais tarde, o Senhor Caitanya também se tornou mestre espiritual e aceitou discípulos.
Acatando as ordens do Senhor Caitanya, seus discípulos escreveram muitos livros sobre a ciência do amor a Deus, e tanto esses livros como a biografia completo do Senhor.
Há cinco mil anos, Krishna apareceu em sua forma original e falou o Bhagavad-Gitã, mas quando Ele voltou a mais ou menos 500 anos, ele, além de dar o exemplo de um devoto perfeito, deixou também como instrução oito versos chamados e conhecidos como Sri Sri Siksastaka. São eles:
Verso Um : glória ao Sri-Krishna-Sankirtana, que limpa o coração de toda poeira acumulada durante anos e extingue o fogo da vida condicionada e dos repetidos nascimentos e mortes. Este movimento de Sankirtana é a benção principal para toda a humanidade porque espalha os raios da lua da benção. É a vida de todo o conhecimento transcedental. Aumenta o oceano de bem-aventurança transcendental, e nos capacita a saborear plenamente o néctar pelo qual sempre ansiamos.
Verso Dois: Ó meu Senhor, apenas teu santo nome pode outorgar todas as bençãos aos seres vivos, por isso tens centenas e milhões de nomes, tais como Krishna e Govinda. Nestes nomes transcendentais, aplicaste todas as Tuas energias transcendentais. Não há sequer regras rígidas pra cantar estes nomes. Ó meu Senhor, por Tua bondade, permites que nos aproximemos facilmente de Ti através de Teus santos nomes, mas desventurado como sou, não sinto atração por eles.
Verso Três: deve-se cantar o santo nome do Senhor com um estado de espírito humilde, julgando-se inferior à palha na rua; deve-se ser mais tolerande que uma árvore; desprovido de todo sentido de falso prestígio; e deve-se estar pronto a oferecer todo o respeito aos outros. Nesse estado de espírito pode-se cantar o santo nome do Senhor constantemente.
Verso Quarto: Ó Senhor todo-poderoso, não tenho nenum desejo de acumular riqueza, nem desejo pelas belas mulheres, nem quero ter seguidores. Só quero prestar-te serviço devocional imotivad, nascimento após nascimento.
Verso Cinco: Ó filho de Mahãraja Nanda [Krishna], sou Teu servo eterno, porém, de alguma forma caí no oceano de nascimentos e mortes. Resgata-me, por favor, deste oceano de mortes e considera-me um átomo a Teus pés de lótus.
Verso Seis: Ó meu Senhor, quando meus olhos se decorarão com lágrimas de amor, fluindo constantemente ao cantar Teu santo nome ? quando minha voz se abafará, e quando os pêlos de meu corpo se arrepiarão ao recitar Teu nome ?
Verso Sete: Ó Govinda ! sentindo saudades de Ti, para mim parece um instante. Dura doze anos ou mais de meus olhos, fluem lágrimas como torrentes de chuva, e sinto que o mundo está vazio na Tua ausência.
Verso oito: Não conhecço ninguém além de Krishna como o meu Senhor, e Ele sempre o será mesmo que me trate de forma um tanto bruta ao me abraçar ou que parta o meu coração por não estar presente diante de mim. Ele é completamente livre para fazer qualquer coisa, pois sempre será o meu Senhor adorável incondicionalmente.
Os 10 Ingredientes de um bem Sucedido Programa de Alimentos para a Vida Hare Krishna:
  • Visão Unida – Unidos nos mantemos – divididos nós caímos. Você precisa construir um time unido e comprometido, criando, uma afirmativa de Visão-de-Equipe. Todos devem estar filosoficamente convencidos. Estabeleça metas internas bem como externas; 
  • Cinco Estratégias Essenciais identifique os "pontos fracos sociais" (encontre a necessidade);
  •  Alimente Crianças e Estudantes (o futuro); 
  • Envolva-se em rede com outras organizações (Yukta Vairagya); 
  • Prasadam para todos mais (a massa); 
  • Alimente os devotos (você precisa do apoio deles); 
  • Excelência: qualidade é mais importante que quantidade. Apesar de que serviço devocional não seja deste mundo, nós estamos vivendo no mundo. Lute por alcançar a excelência no serviço, prasadam, veículos, uniformes, e etiqueta. Seja completamente profissional. Somente o melhor para Krishna !; 
  • Envolva as pessoas: todos podem servir a Krishna. Tenha a mente aberta. Utilize sua congregação. Comece um Clube de Mantenedores do Alimento para a vida. Informe – Envolva; 
  • Propague, propague, propague ! : propagar o serviço devocional é a melhor forma de servir a humanidade. ISKCON é um movimento de propaganda – promova "alimentos para a Vida" em toda a parte – em veículos e cozinhas, uniformes, material promocional, jornais, parafernália de alimentos para a vida, Internet. Desenvolva relações na mídia; 
  • Endossos: "eu quero alcançar a atenção das autoridades", disse Prabhupada. O endosso, especialmente de líderes de opinião, são seus trunfos para o sucesso. Todas as formas de mídia: jornais, rádio, televisão, cartas de celebridades e dignitários, assim como elogios verbais; 
  • Integração Social: remover a imagem de "culto". Nós temos que nos tornar parte da comunidade e ser vistos como relevantes. Feriados e festivais – oportunidades fantásticas " Celebre Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Ano Novo, etc.; compareça a festivais e feiras, distribua prasada em saúde, compareça a encontro de caridades, escreva para o jornal, ofereça soluções para problema sociais. esteja disposto a dividir seus espaços; doe seu tempo, aptidão e prasada, etc; 
  • Confiabilidade: "cada centavo coletado para este propósito (FFL), deve ser usado para este propósito (FFL)," Prabhupada ordenou. O Bhagavatam afirma: "confiabilidade é a última perna da religião". Como você está demonstrado confiabilidade ? Você sabia que confiabilidade atrai dinheiro os devotos devem estar acima de qualquer suspeita e demonstrar a contabilidade com uma política de "livro aberto". Nós devemos praticar o que pregamos e aderir à política de levantamento de fundos completamente estrita; 
  • Paciência e "atrair amigos": atrair fundos significa "atrair amigos". Você deve vender o seu sonho [Visão] aos seus doadores como um "investimento" numa missão. Mas primeiro torne-se qualificado, antes de pedir ajuda. O princípio de 80/20: 80% da sua renda virá de 20% dos seus doadores. Um jornal é essencial. Aprenda técnicas de escrever cartas. Pesquise garantias corporativas e governamentais. Tente mala direta.