FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Artigos: Recursos Tecnológicos na Educação



A utilização de recursos tecnológicos na sala de aula tem sido muito utilizada na área educacional. Entre os recursos tecnológicos pode-se destacar:
Chat é uma ferramenta de comunicação síncrona que permite a interação de duas ou mais pessoas em tempo real. Proporciona a realização de encontros virtuais para discussão e troca de informações de modo mais informal e atrativo.
Esse tipo de interação pode ser orientado por propostas como discussão de um tema, tira dúvidas, questionamento progressivo, “brainstorming” ou tempestade de idéias e entrevista coletiva.
Fórum de Discussão é uma ferramenta assíncrona que permite a interação entre duas ou mais pessoas independente do tempo. Proporciona a discussão de temas mais específicos relacionados aos conteúdos mediados pelo professor, proporcionando a possibilidade de aprofundamento dos mesmos e a troca de informações, para alam do espaço de sala de aula. Este tipo de recurso permite criar um espaço de discussão de temas e o professor pode utilizá-lo para organizar atividades como: trabalhar um tema polêmico, defesa de duas perspectivas ou pontos de vista, formulação de argumentos, questionamentos e soluções.
Wiki ou Texto Colaborativo oferece suporte para o desenvolvimento de trabalhos em grupo de construção coletiva de texto. Utilizando o texto colaborativo é possível fazer uma produção textual em conjunto, fazer síntese coletivo ou criar um artigo.
Questionário: É uma atividade criada no A V A (ambiente virtual de aprendizagem) composta por questões elaboradas pelo professor, que pode ter um prazo definido para sua realização e ser avaliada automaticamente pelo sistema. No recurso questionário, pode-se encontrar os seguintes tipos de questões: múltipla escolha, verdadeira e falso, resposta breve, resposta numérica, associação, descrição.
O questionário pode ser verificado para verificar a aprendizagem e, determinado conteúdo, estimular a reflexão sobre determinado tópico, possibilita a revisão do conteúdo, organizar o estudo de textos ou ainda constituir-se em uma prova virtual.
Tarefa: é um recurso que permite que se tenham orientações obre o desenvolvimento de um trabalho ou atividade complementar solicitada pelo professor.
Através dela, é possível também enviar arquivos de trabalhos desenvolvidos individualmente ou em grupo e, ainda, editar e alterar um texto disponível na rede. Desta forma, este recurso permite ao professor avaliar a produção e o desempenho do aluno em atividades de produção relacionadas ao conteúdo da disciplina. Pode ser de três tipos: atividade fora da rede, envio de um único arquivo.

Recursos síncronos contemplam a interação professor-aluno, aluno-aluno ou aluno-turma em tempo real. Somente ocorre mediante agendamento de dia e horário para que todos os envolvidos estejam concectados simultaneamente. Já os recursos assíncronos contemplam a interação aluno-professor, aluno-aluno ou aluno-turma independentemente de conexões simultâneas. Cada participante realiza a sua contribuição em seu tempo, obtendo respostas posteriormente.

  • Recursos síncronos: telefone, chat, vídeo-conferência, webconferência.
  • Recursos Assíncronos: e-mail, fórum de discussão, wiki ou texto colaborativo, questionário e tarefa.
A diferença básica entre os dois tipos de recursos reside na maneira de interagir e na temporalidade.
Além dos ambientes virtuais de aprendizagem é possível encontrar outros tipos de suporte como as tele-aulas e webconferências.
Segundo Moran (2007), as nas tele-aulas as aulas são transmitidas ao vivo para tele-salas, localizadas em diferentes lugares do país, e os alunos assistem sob supervisão de um tutor ou professor presencial.
Este modelo de tele-aulas é uma transição entre o presencial e o da modalidade a distância, pois há um professor especialista do outro lado da linha, abordando e explicando de forma mediada os principais conceitos a serem aprendidos por meio dos recursos tecnológicos. Existem também atividades realizadas pelos alunos, conferindo- lhes maior autonomia e flexibilidade no seu processo de aprendizagem.
Outro recurso disponível são as aulas pela internet, utilizando um sistema conhecido como webconferência. Esse recurso possibilita a comunicação por áudio, vídeo e chat e apresentação de slides ou outros documentos, transferência de arquivos. Com essa comunicação professores e alunos podem se comunicar em tempo real.
Assim, em termos de mídia a webconferência integra áudios, vídeos, textos e ilustrações.
Nosso atual contexto tecnológico é rico em informações e nos suscita desafios que desenvolvem características e habilidades.
Com o pioneirismo da educação a distância, o processo educacional, que já se encontrava em fase de mudança para atender aos requisitos dos avanços tecnológicos experimentados pela sociedade moderna, sofre uma brusca ruptura. Os princípios do ensino tradicional requerem adaptação a essa nova ordem, que exige mudanças nas formas de organizar e de ministrar o ensino.
Busca-se, portanto, permitir a plena utilização dos recursos tecnológicos, como reclamado pelos novos e emergentes ambientes de ensino, bem como possibilitar aos professores e aos alunos a melhoria da qualidade do ensino através do uso da linguagem e de recursos multimídia.