FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Café com Conhecimento. "Que Língua Falam os Neurônios"




Inaugurando a programação de cafés do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, no mês de junho, o professor do núcleo de Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG Márcio Flávio Dutra Moraes fala sobre o tema “Que língua falam os neurônios?”. Sábado, 02 de junho, às 11 horas, entrada franca.
No Café com Conhecimento, Márcio Moraes trata de conhecimentos científicos básicos sobre o funcionamento do cérebro e a forma como operam as informações sensoriais que captamos do mundo. Contextualizando historicamente a questão, traça retrospecto da evolução dos estudos desenvolvidos desde o Egito Antigo à atualidade.
Discute, ainda, a contribuição da pesquisa básica para o conhecimento sobre doenças neurológicas, como a epilepsia e o mal de Alzheimer. Ressaltando, contudo, que é importante não perder de vista a dimensão ética e moral implicada na transição da ciência básica para o impacto clínico de tais pesquisas.
Márcio Moraes
Graduou-se em Engenharia Eletrônica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Operou simuladores em interface no treinamento em Ciências da Vida Espacial da NASA, quando uma questão o instigou e deu-se conta de que precisava conhecer o sistema neurológico para otimizar seu trabalho. Entrou em contato com a Biologia e se apaixonou. Conquistou o prêmio “Grandes Mineiros”, da Vale do Rio Doce (2006). Criou o núcleo de Neurociências da UFMG.
Dia 02 de junho de 2012
Sábado, às 11 horas
Local:
 Espaço TIM UFMG do Conhecimento – Praça da Liberdade, s/n. Alameda da Educação
Entrada: Franca
Classificação etária: Livre
Inf.: (31) 3409 8366 / imprensa@espacodoconhecimento.org.br