FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 24 de junho de 2012

CINE CCBH JUNHO 2012



Cinema, Aspirinas e Urubus
De 25 a 29 de junho, segunda a sexta, o Centro de Cultura Belo Horizonte (CCBH) apresenta o CINE CCBH, que este mês presta homenagem ao ator baiano João Miguel, que vem construindo seu trabalho no cinema nacional e integrou o elenco de filmes significativos, premiados no Brasil e no exterior. As sessões são gratuitas e sempre às 19h.
João Miguel é ganhador de vários prêmios, com destaque para o de Melhor Ator do Festival do Rio e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2005, no filme “Cinema, Aspirinas e Urubus”, do diretor Marcelo Gomes.
Programação: 
Dia 25 – segunda-feira – EU ME LEMBRO, de Edgard Navarro
BA, 2005, Fic, Cor, 111 min.
Uma investida poética de inspiração autobiográfica em que o realizador mistura realidade e ficção para traçar um painel de memória coletiva e, na tentativa de compreender a gênese de seus próprios conflitos, termina fornecendo pistas sobre algumas das buscas essenciais de sua geração.
Dia 26 – terça-feira – CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS, de Marcelo Gomes
BRA, 2005, Fic, Cor, 100 min.
O ano é 1942, o mundo vive a Segunda Guerra Mundial. Um alemão de nome Johann sai do Rio de Janeiro e dirige, rumo ao Nordeste do Brasil, um caminhão carregado de frascos de Aspirina e filmes com propagandas do produto. Nessa viagem, Johann conhece um país, ao mesmo tempo em que escapa das notícias da guerra. Ranulpho, morador de uma pequena vila, faz o percurso inverso, ou seja, está indo buscar uma vida melhor no promissor e industrializado sudeste do país e, para isso, deixa sua pequena cidade natal rumo ao Rio de Janeiro. Em uma estrada árida e desabitada, acontece o encontro ocasional desses dois personagens. Interesses em comum e a promessa de cada um chegar ao seu destino fazem com que Johann e Ranulpho partam nessa aventura juntos. Uma aventura que vai mudar suas vidas para sempre. Um road-movie emocionante vivido por personagens inesquecíveis.
Dia 27 – quarta-feira – O CÉU DE SUELY, de Karim Aïnouz
BRA, 2006, Fic, Cor, 90 min.
Dois anos atrás, Hermila partiu para São Paulo. A experiência foi boa, mas a cidade era cara demais. Agora ela está de volta a Iguatu, no sertão cearense, com o filho e à espera do marido. A casa da avó, Zezita, e da tia, Maria, é acolhedora e confortável. Mas não demora muito e Hermila se dá conta de que precisa ir embora dali outra vez. Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, ela adota o nome de Suely e resolve rifar o próprio corpo com o objetivo de levantar dinheiro e ir embora o mais rápido possível. Enfrentando perdas doloridas, ela vê a possibilidade de um novo começo.
Dia 28 – quinta-feira – ESTÔMAGO, de Marcos Jorge
BRA, 2007, Fic, Cor, 110 min.
Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão – o que ele fez para acabar ali? – que Nonato vive sua intrigante história. E também aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte – e eles sabem, mais do que ninguém, qual é a parte melhor.
Dia 29 – sexta-feira – MUTUM, de Sandra Kogut
BRA, 2007, Fic, Cor, 95 min.
Mutum quer dizer mudo. Mutum é um pássaro preto que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e não é um menino como os outros
25 a 29 de junho de 2012
Segunda a sexta às 19h
Local: Centro de Cultura Belo Horizonte
Rua da Bahia, 1.149, Centro
Entrada free
Informações: (31) 3277-4384