FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cinema no Palácio: "Filmes Ambientais"



Filme ambiental e debate gratuitos, dia 2 de julho, no CCPJ-Rio

O documentário que será exibido é o francês "A Terra desnorteada"

Filmes seguidos de debates. Essa é proposta do Cinema no Palácio, programa desenvolvido pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Em julho o projeto exibe o quarto filme da mostra, que esse ano traz os destaques do FilmAmbiente, realizado no Rio de Janeiro em novembro de 2011.

O documentário selecionado para o dia 2/7 (segunda-feira) é o francês "A Terra desnorteada", de Stéphane Nicolopoulos e Yanick Rose. O filme aborda as consequências de uma possível inversão dos polos magnéticos da Terra.

Após a exibição, haverá debate com o físico Hortencio Borges, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e com mestrado e doutorado pelo Polytechnic Institute of New York.

O projeto Cinema no Palácio teve início em abril e as exibições acontecem uma vez por mês. A mostra tem entrada gratuita. A curadoria é da produtora de cinema e diretora do FilmAmbiente Suzana Amado.

O ciclo do Festival Internacional do Audiovisual Ambiental escolhido para ser exibido na Sala Multiuso do CCPJ-Rio traça um panorama do pensamento mundial sobre questões ambientais e de sustentabilidade. Com visões diferenciadas e experiências de diversas partes do planeta, as produções inspiram e estimulam as pessoas a mudarem seus estilos de vida, contribuindo para o bem comum da sociedade.


Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)

Braço cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o CCPJ-Rio iniciou suas atividades em novembro de 2010, na ocasião da reabertura do Antigo Palácio da Justiça, construído em 1926 para instalar a Corte de Apelação do então Distrito Federal. Desde então, o CCPJ-Rio tem oferecido à população programação gratuita, rica e diversificada, com o compromisso de criar e estimular programas especiais que, aos poucos, formem a identidade de um Centro Cultural promovido pela e na Casa da Justiça. Consolidando, assim, a sua missão: privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais ao pleno exercício da cidadania.


CINEMA NO PALÁCIO

Serviço:
Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro - Antigo Palácio da Justiça - Sala Multiuso
Site: http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro - Rio de Janeiro - RJ
Distribuição de senhas no local: 17h30
Capacidade: 60 lugares
Telefones para informações: (21) 3133-3366 / 3133-3368
E-mail: ccpjrio@tjrj.jus.br
Entrada Gratuita

Data: 2/7 (segunda-feira)
Horário: 18h às 21h
A Terra desnorteada - Objectif Pôle Nord
De: Stéphane Nicolopoulos e Yanick Rose
França, 2010 - Documentário - 52 min - Livre
Debatedor: Hortencio Borges

O polo norte magnético, na direção do qual apontam todas as bússolas do mundo, se desloca permanentemente. Em 2005, durante uma expedição, dois cientistas encarregados de medir a exata posição do polo constataram que, em apenas um ano, o mesmo deslocou-se 120 km, ao invés dos 40 km anuais esperados. Esta aceleração no deslocamento, associada à baixa densidade do magnetismo terrestre - menos de 10% em 100 anos - pode ser um sinal de que haverá em breve uma inversão dos polos, fenômeno que aconteceu pela última vez há cerca de setecentos e oitenta mil anos. Qual será a consequência desta inversão para a Terra e seus habitantes?

* Filme gentilmente cedido pelo Instituto Francês, Cinemateca do Consulado da França do Rio de Janeiro/Embaixada da França.


Assessoria de Imprensa:
RPM Comunicação - www.rpmcom.com.br
Érica Avelar - erica@rpmcom.com.br - (21) 3478-7437 / 8272-2337
Marina Avellar - marina@rpmcom.com.br - (21) 3478-7414 / 8272-2335